29 de abril de 2024

Tarot Moon - Aprendendo a ler a vida
Texto e ilustrações de Anna Lotus
O jogo de cartas e o livro Tarot Moon - Aprendendo a ler a vida: curso básico de tarot de Marselha, foi publicado pela NewView Edition, Londres, 2020. A autora do texto e das ilustrações é a brasileira Anna Lotus.
Tarot Moon - Anna Lotus - 2020
Capa do livro Tarot Moon
Anna Lotus (nome artistico Mona Moon) é taróloga, astróloga, jornalista, artista plástica, terapeuta holistica e professora. Brasileira, nascida no Rio de Janeiro, Anna vive na Inglaterra há 22 anos. Mantem sua presença online com um canal de ensinamentos símbolicos no Youtube – Do outro lado da Lua – com 29 mil seguidores. Além desses, mais de 20 mil partilham de seu trabalho artístico – www.instagram.com/monamoonss – e da revista de arte www.artwallzine.com. www.artwallzine.com.
Tarot Moon - Anna Lotus - contracapa do livro
Contracapa do livro Tarot Moon
Relato de Anna Lotus, a autora
Durante muitos anos tive um sonho de unir meu trabalho de arte, com minha pratica esotérica. Desde minha adolescência, quando iniciei a ler a saudosa Revista Planeta (colecionei desde o primeiro número), me interessei pelos mistérios da vida, até que nos meus 26 anos quando através de um namorado fui apresentada ao Tarot de Marseille. Um amor à primeira vista! Iniciei então a estuda-lo e a pratica-lo de forma solitária e independente.
Fascinada pelos desenhos das cartas, guardei aquele amor pelas imagens do tarot que surgiu aos meus 18 anos quando iniciei meus estudos nas artes plásticas com o artista Ivan Serpa. Porem foi somente em 2016 quando senti através da morte de um ente querido, a efemeridade da vida, que decide unir meus dois amores e carreiras: o tarot e as artes plásticas. E comecei a desenhar meu baralho.
O Louco, a Imperatiz e o Papa no Tarot Moon
Primeiramente, somente os Arcanos Maiores (que são os que utilizo em minhas leituras) usando um estilo mais figurativo. Quando estava pronto, fui mostrar à minha amiga de muito anos a inglesa Beryl Stockman, uma incrível taróloga e escritora, infelizmente falecida no ano passado. E lhe perguntei: Você acha que devo desenhar também os arcanos menores? Ela, que adorou o trabalho já feito me retrucou: para quem você quer fazer o Baralho? Para admiradores de sua arte, ou para pessoas que além disso, desejem utilizar as cartas em leituras de tarot? Eu respondi: para todos, amantes de arte, e leitores de tarot. Ela então me disse: Desenhe então os arcanos menores também. Voltei para casa com aquela imensa missão de desenhar /criar mais 56 imagens.
A Temperança, o Sol e o Mundo no Tarot Moon
Seria um longo trabalho… Arregacei as mangas e me pus a desenhar durante 4 meses diariamente. E assim foi criado finalmente o Tarot Moon. Não sei muito bem porque, mas a Lua é sempre o tema recorrente na minha arte. Penso, pelo símbolo da criatividade, da imaginação, do inconsciente, do feminino, do mar, das marés, da constância das fases, dos rituais, e de tanto significado contido nesse satélite, que foi uma das primeiras palavras que falei, um dia no carro com minha mãe olhando para uma lua cheia.
Figuras da Corte no Tarot Moon
Figuras da Corte no Tarot Moon:
Rei de Paus, Rainha de Ouros, Cavaleiros de Espadas e Valete de Copas
Meu nome artístico também é Lua – Mona Moon – como de minha amada cadelinha Luna Blue e do meu Canal Público no YouTube e no Canal por Assinatura – o primeiro no Brasil – de espiritualidade, com o mesmo nome Do Outro Lado da Lua. Assim como o céu estrelado, novamente a Lua Cheia, limpa, num céu aberto, sem o fogo e as nuvens que sempre a esconde aqui no Reino da Rainha...
Tarot Moon - Arcanos Menores
Imagens de Arcanos Menores no Tarot Moon:
Quatro de Ouros, Dois e Dez de Copas
Enfim, trata-se de um Baralho de Autor, com desenhos exclusivos que espero que agradem o público brasileiro. É vendido aqui na Europa e em pequenas edições limitadas aí no Brasil, com a ajuda de uma gráfica no centro de São Paulo. Para quem se interessar em adquirir e só me escrever. Também está disponível no Clube dos Autores o livro Tarot Moon - Aprendendo a Ler a Vida , um guia e livro de cabeceira, resumo de meu Curso de Tarot de Marseille online com 55 vídeos (todos os arcanos, maiores e menores, origem do tarot, e métodos de leitura). Para pratica mais profunda, organizo grupos de estudo online em lives semanais.
*   *   *
Contatos com Anna Lotus e aquisição do livro