29 de março de 2024

Quem somos
Apresentação de

Constantino K. Riemma
A idéia de criar um espaço virtual para o Clube do Tarô surgiu em 2005, quando organizei a Jornada com os Arcanos Maiores, com um programa que se estendeu por todas as segundas-feiras, durante o segundo semestre de 2005 até fevereiro de 2006. O propósito era de uma abordagem multidisciplinar das cartas reunindo estudiosos de diferentes áreas de conhecimento e linhas de interpretação. A prática mostrou que havia um grande interesse e animação por essas oportunidades de encontro e partilha de experiências.
Muitos palestrantes dessa Jornada elaboraram textos sobre os temas que apresentaram. Dediquei-me, então, à compilação de dados introdutórios sobre os diferentes assuntos e montei o site, que não parou de crescer com a colaboração de inúmeros autores que foram se juntando ao projeto.
Algumas informações pessoais sobre o iniciador e responsável pelo site Clube do Tarô, encontram-se no blog Constantino.
O propósito e a escolha do nome
Logo do Clube do Tarô
Logotipo inicial
De 2005 a 2010

Sério como foi o propósito da Jornada, o site poderia ser denominado Universidade do Tarô, Centro de Estudos, Tarô Esotérico e assim por diante. Escolhi o nome Clube para fazer eco à utilização diversificada e até mesmo contraditória das cartas.
Além disso, a idéia de clube sugere um espaço de convivência, ponto de encontro de tendências diversas em que a escuta e o acolhimento das diferenças podem representar sua marca especial. O termo "clube" serve ainda para diferenciar esse espaço, de união de esforços e de conhecimentos, dos sites exclusivos de um único autor ou profissional.
No dia-a-dia é muito comum o nome "clube" ser tomado ao pé da letra. Muitos imaginam que se trata de um espaço físico, com locais para atendimento. Outros, quando entram em contato se dirigem a "vocês do clube".

Logo Clube do Tarô
Logo atual
Esclarecemos, no entanto, que se trata de um espaço virtual, coordenado por um voluntário que conta com colaborações igualmente voluntárias.
Serviços oferecidos
O propósito agregador do site Clube do Tarô se realiza por serviços gratuitos:
aos Profissionais, tarólogos, cartomantes e professores de simbologia, com indicação de nomes no Guia de Tarólogos e divulgação de atividades na seção de Cursos e Eventos;
aos Estudantes do tarô e das cartas, que dispõem no acervo do site de uma grande variedade de textos e estudos, cursos completos, complementados por um sistema de fóruns e, atualmente, com espaço para comentários e questões no final das matérias publicadas
e aos Visitantes, que além do livre acesso a todo material informativo, podem recorrer às consultas online gratuitas elaboradas por profissionais de reconhecida seriedade.
Responsabilidades
O site Clube do Tarô simplesmente oferece o meio virtual para divulgação de nomes e trabalhos de tarólogos, estudiosos brasileiros e internacionais. Além disso, como não praticamos intermediação de serviços de consultas, é ressaltada a seguinte informação aos visitantes que consultam o Guia de Tarólogos:
O responsável pelo site apenas oferece espaço para a divulgação de nomes.
Os contatos devem ser feitos pelos interessados diretamente com os profissionais listados.
Com relação ao conteúdo, como aparece na lista de Autores, é importante saber que:
Todos os artigos que aparecem no Clube do Tarô são assinados
e não representam necessariamente o ponto de vista do organizador do site.
O conteúdo, indicação de fontes e de direitos são responsabilidades de cada autor.
Sugestões
Estamos abertos para ampliar o alcance desse trabalho que reune estudiosos das linguagens simbólicas e seus praticantes. Todas as idéias e propostas nesse sentido serão muito bem-vindas.
Igualmente valiosos são os comentários e sugestões dos visitantes. Entre em contato com o responsável, Constantino, e dê o seu recado.
Parcerias
O site Clube do Tarô não dispõe ainda de fontes de auto-sustentação material. Depende de muito trabalho voluntário e só agora começa a ser implantado um sistema de patrocínio em dois setores:
  destaques para profissionais no Guia de Tarólogos
  anúncios e banners na coluna direita da home page e das páginas de conteúdo.
Tais fontes, porém, são ainda insuficientes para subsidiar o desenvolvimento de novos projetos, por exemplo, de ampliação das alternativas para consultas gratuitas, sistema de cálculo para a técnica de Linha da Vida, reabertura do sistema de Fóruns Assistidos para a comunicação direta com os visitantes no esclarecimento de dúvidas relativas aos símbolos e às práticas com as cartas.
Nesse quadro, todas as propostas de parcerias serão estudadas com interesses.
Histórico do site Clube do Tarô
A diversidade de sistemas e pensamentos no Tarô
Bate-papo de Marcelo Del Debbio - www.catarse.me/tdc
com Constantino K. Riemma - Clube do Tarô de São Paulo
Bate-papo de Marcelo Del Debbio com Constantino K. Riemma
Clique a imagem para assitir ao vídeo ou acesse:
Informações sobre o trabalho Mayhem de Marcelo Del Debbio:
Www.catarse.me/tdc
Entrevista de João Caldeira - Casa de Tarot de Lisboa
com Constantino K. Riemma - Clube do Tarô de São Paulo
Publicado em 21 de agosto de 2014 - 40 min de duração
Um resumo da mesma entrevista - 23 min.
Atualizado: outubro.20