Home page

21 de dezembro de 2024

Responsável: Constantino K. Riemma


Harmonização de ambientes
Sueli Cozer Abreu
Quando você pensa em harmonizar sua casa ou local de trabalho você imagina tudo perfeito como um templo? Ou não!? Na sua bagunça você encontra suas coisas!
A harmonização de qualquer ambiente deve ser personalizada. Há quem goste de manter as coisas no lugar - eu recomendo - e quem não se importe com isso. Outro ponto de vista são as necessidades de uma pessoa que viaja muito serem bem diferentes das de um casal que compartilha um espaço com duas crianças e um cachorro. Ambas questões e necessidades são importantes e acolhidas de maneiras distintas, pois o que faço ao harmonizar é avaliar o seu humor em relação com o ambiente.
O primeiro momento da harmonização  define se o local está adequado às suas necessidades e ao seu movimento natural. Para isso, observe se o mobiliário e os objetos decorativos estão de acordo com o seu estilo de vida.
O Feng Shui, arte chinesa que promove a circulação da energia nos espaços, o chamado chamado Ch'i, aliado à Astrologia, Radiestesia e Aromaterapia, são excelentes para equilibrar todo o ambiente e modificar a vibração das áreas contaminadas.
Harmonização de Ambiente - cama
Imagens do acervo da Autora
Mas há uma regra principal para manter seu espaço com uma energia bacana: não reter o que não usa. Acúmulos não favorecem de maneira alguma!
Isso vale tanto para as várias blusas de lã que não são usadas há dois invernos como para os biquínis que estão no fundo do armário há muitos verões. Vale também para aquela jarra de suco que nunca "viu" um suco e para os cabos da impressora inativa e carregadores dos celulares antigos.
No escritório, tem bloquinhos de papel na gaveta sem uso? Livros que permanecem na estante e não são abertos nem para eventuais consultas?
Os sebos estão aí para isso. Doe! Recicle e deixe a gaveta vazia. A jarra vira vaso sobre um aparador se receber flores. As operadoras de telefonia recebem carregadores e celulares antigos. Não doe os biquínis usados, corte-os para não compartilhar a energia do seu chacra raiz  (fazer o mesmo com  roupas íntimas). E se presenteie com blusas novas.
Eliminar os excessos é uma atitude que dá fluxo, faz a energia circular. Há espaços que ficam fechados o tempo todo, com tantos móveis dificultando o acesso e ainda guardam objetos que não são usados há muito tempo. Elimine tudo o que é desnecessário. Crie bazar, troque peças (tem apps e grupos na Internet). Às vezes tudo o que o ambiente precisa é de organização: mude os móveis de lugar, pense na funcionalidade; opte pela reforma de um deles com pátina, por exemplo. Escolha cor nova para as paredes, ponha cor na sua vida!
Harmonização de ambiente - Interior
Interior
Seguindo o Feng Shui, são nove as perguntas que você pode fazer para ajudar na reflexão antes de começar:
  1. Como lhe parece o local?
  2. Qual é a sensação que lhe transmite?
  3. Quais móveis tem?
  4. Como é a decoração?
  5. Todas as áreas são usadas?
  6. O que pode ser mudado?
  7. Se está bom, o que pode ser melhorado?
  8. Do que gosta?
  9. Do que não gosta?
As perguntas são feitas para cada cômodo da casa, incluindo o escritório e as áreas externas. Faça também para a loja física. E com as respostas sinceras, você terá mais confiança para arregaçar as mangas e empreender o projeto "novo ambiente".
Se pretende adquirir um imóvel, é importante questionar sobre os antigos proprietários, qual é sua história no local, se prosperaram ou não; se o imóvel, na estrutura, jardim, terraço e terreno original, invade o espaço vizinho e se a construção atual foi feita de forma lícita. Confira todos os documentos, pois não se deve continuar com irregularidades ou histórias de má sorte no local.
Na sua moradia atual ou imóvel novo, verifique se a entrada e as janelas recebem mais iluminação ou sombra durante o dia, se há ventilação e quais elementos da natureza são predominantes e como lhe afetam.
Harmonização de ambiente - Living room
Living room
Esses elementos criam harmonia ou desarmonia por se manifestarem também na nossa personalidade.
Veja algumas tendências: pessoas que tem o elemento Terra predominante são sensatas, moderadas e preferem interação; enquanto as de Fogo buscam emoção e prazer, são intuitivas. As pessoas de Metal são organizadas e inteligentes, gostam de qualidade; as de Água são reservadas e precisam de proteção, buscam conhecimento e as de Madeira são determinadas e expansivas, buscam praticidade. De maneira geral, para equilibrar, quem tem a predominância do elemento Madeira deve evitar ambientes com muito vento; as de Água, evitar locais muito frios; Metal não tem conforto em locais muito secos; as pessoas do Fogo não suportam muito calor e as de Terra devem evitar a umidade.
Já vimos que reduzir os excessos e equilibrar os elementos favorecem, mas há mais formas de harmonizar os ambientes:
  Utilizar espelhos e luminárias para ativar a luz nos pontos mais sombrios do local;
  Som da água de uma fonte decorativa ou um sino dos ventos numa varanda geram movimento e atraem boa sorte (os sons devem ser suaves);
  Incensos também mudam a energia, o local fica leve;
  Se as paredes do ambiente são brancas use cor nos quadros ou nas molduras, nas cortinas e nos tapetes. Qual é a melhor cor? A que você gosta; aquela que te traz conforto quando olha. A aplicação do baguá no local (octógono que indica as oito direções: norte, noroeste, oeste, sudoeste, sul, sudeste, leste e nordeste) pode indicar, mas sem dúvida a cor que você curte é a que muda a energia de imediato.
Harmonização de ambiente - Baguá
Bagua
  Aparelhos eletrônicos em excesso prejudicam por causa das ondas eletromagnéticas, mas em alguns casos uma TV ou um notebook é tudo o que o local precisa para ter movimento e gerar prosperidade, basta desligá-los da tomada antes de dormir.
  Plantas em áreas estagnadas e cantos vazios modificam a energia; atente para a qualidade da planta e os cuidados que ela precisa como luz, quantidade de água, tipos de adubo, vasos apropriados ao seu crescimento, pois tudo deve estar de acordo.
  Um altar, ideal para os momentos de conexão espiritual e meditação, traz quietude a espaços muito movimentados e atende às necessidades de foco e concentração.
  Corredores e vigas de sustentação podem ser decorados e bem iluminados sem erro. Use gravuras, mandalas ou exponha em prateleiras as fotos e souvenirs das melhores viagens, Um spot novo também faz diferença!
  Nos banheiros, mantenha sempre a porta de entrada e tampa do vaso sanitário fechadas.
  Arquivos:  guardar as contas a pagar separadas das contas a receber. Separe também as contas que já estão pagas. Organize os papéis (se houver) em pastas separadas ou planilhas.
  E nunca, nunquinha mesmo, guarde suas contas na carteira. Nas carteiras, somente dinheiro e cartões. E claro, o amuleto da sorte que é sempre bem-vindo!
Quando colocamos boa energia no ambiente, mantendo-o limpo, organizado de forma pessoal e sem acúmulos, criamos uma atmosfera de bem-estar. Recebemos boas vibrações e devolvemos com mais cuidado e prazer, como um círculo. É em casa que nos regeneramos, seja durante o sono, preparando os alimentos ou no trabalho - home-office (tendência que se ampliou por causa da pandemia e veio para ficar).
Harmonização de ambiente - Home Office
home office
O ambiente é um corpo que respira e recebe nossas ações; há uma troca de energias o tempo todo e gera saúde e prosperidade. As plantas e os animais fazem parte disso; atente também para a saúde desses seres protetores.
Cuidar do seu ambiente é cuidar de você!
Sueli Cozer Abreu
Taróloga, Astróloga e Terapeuta Vibracional
Whatsapp (21) 99291-6068
https://sueli-cozer-abreu.negocio.site
www.facebook.com/SueliCozerAbreu
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
Edição: CKR 29/07/2020
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2020 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil