A frase acima é de Suzana Lakatos, em URL=http://www.humaniversidade.com.br/boletins/os_segredos_das_catedrais.htm
A Papisa Na Abadia de Fontevraut, em Anjou, França, fica o túmulo de Eleanor (ou Leonor) de Aquitânia, figura imensamente poderosa e interessante do século 12, neta de trovador, que foi rainha consorte da França e da Inglaterra, sucessivamente, e introduziu as regras do fin'amore (o amor cortês) nas duas cortes. Ela era culta e letrada, coisa rara na época, principalmente entre as mulheres. Vejam a semelhança da escultura de seu túmulo com a carta 2.
Adotando a hipótese, que me parece muito plausível, de que o tarô tenha surgido na região do Pays d'Oc (que fica na região do ducado de Aquitânia), sendo uma das manifestações da cultura trovadoresca medieval perseguida pela Igreja Católica e os reis de França a partir do século 13, fica muito interessante imaginar que os gravadores quiseram homenagear sua grande Senhora e protetora com essa carta.
Pesquise sobre a vida de Eleanor de Aquitânia; a Wikipedia tem um excelente texto.
O Imperador
Eis uma representação de Ricardo Coração de Leão, do século 12, que bem pode ter sido o modelo para a carta 4. Ricardo I era filho de Leonor de Aquitânia e foi rei da Inglaterra de 1189 a 1199. Como se sabe, ele foi até incluído como "personagem" nas lendas arturianas, que são de um tempo um pouco mais antigo.
Sobre a vida de Ricardo I, veja, além da Wikipedia, o texto em: http://www.fernandodannemann.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=1420055
A força
Para continuarmos falando do rei Plantageneta Ricardo I, vejamos mais uma representação sua, em que ele domina um leão - que é também a figura de seu brasão de armas - de forma que lembra a carta 11.
O fim do texto sobre ele na Wikipedia diz: "Ricardo morreu como consequência de ferimentos provocados por uma flecha que o atingiu no abdome em Abril de 1199. O próprio fato de ter sido atingido naquela zona do corpo é revelador da sua personalidade. Se tivesse usado uma armadura nesse dia, não teria morrido." De certa maneira, essa coragem e a abertura/vulnerabilidade na região do abdome também se relaciona com a figura da carta 11.
O Diabo
O diabo também frequentava as igrejas medievais! Este capitel se encontra na igreja de St. Austremoine em Issoire, na região de Auvergne, na França. A igreja é do século 12, no estilo romano - e tem baixos-relevos representando todos os signos do zodíaco, também.
Vejam as evocações da carta 15: o Diabo é uma figura escura, um tanto animalesca e alada, no meio, que subjuga dois humanos nus por meio de cordas atadas ao pescoço.
O Mundo
Este baixo relevo se encontra sobre o pórtico lateral da Catedral de Bourges (França). Inúmeras outras igrejas góticas têm o mesmo símbolo sobre suas portas: o Cristo em majestade, dentro da vesica pisces, contornado pelos 4 evangelistas representados pelos animais. A carta 21 só pode ser uma alusão a essa figura, pois a coincidência é grande demais!
|