Home page

23 de novembro de 2024

Responsável: Constantino K. Riemma

FÓRUM / CRÔNICAS DA TORRE DE BABEL / O trabalho espiritual < voltar  
O trabalho espiritual
Rui Sá Silva Barros

Desde o início destas crônicas, tenho recomendado a prática de trabalho espiritual. Há muitas razões para isto, eis algumas delas:
– Numa Manifestação Divina, o mundo espiritual é o primeiro a aparecer e o último a ser absorvido. Não é um lugar, é um estado atemporal, universal e contém todas as possibilidades do ciclo. Na constituição de um ser humano entram três elementos oriundos deste mundo: Atma, a fagulha divina; Prakriti, a substância universal diferenciada em três gunas (rajas, tamas e sattwa); e Budhi, a sabedoria divina. No início do ciclo o centro de gravidade está aí, na segunda etapa desce ao Ahamkara (senso de individualidade), na terceira desce ao intelecto e na última etapa o centro se desloca para as emoções e sensações. O trio espiritual continua presente apesar de obscurecido.

Em qualquer atividade humana quanto maiores forem os obstáculos e adversidades, mais são necessários atenção e discernimento. A vida humana, neste final de ciclo (kali yuga),  – é estimulada freneticamente por choques diários, atividade sem finalidade, pesquisas supérfluas. Tudo está organizado para a dispersão ou concentração obsessiva, o mundo sensorial reclama todas as atenções. Sem um trabalho espiritual é fácil ser arrastado pelo caos reinante e cair no desespero das apreensões, dúvidas e indignações. Qualquer trabalho realizado nestas condições tem grande mérito.

– O trabalho iniciado no mundo sensorial pode ser continuado e concluído no mundo intermediário (psíquico), o que é uma ótima notícia. Os gregos tinham ainda certa noção disto, a palavra metempsicose descreve perfeitamente o fenômeno. No século XIX, a ignorância e o esquecimento eram tais que eles imaginaram que o termo tivesse qualquer coisa relacionada à reencarnação, o que é um equívoco total. Metempsicose refere-se à liquidação dos sete elementos anímicos (ahamkara, manas e os cinco tanmatras) que entram em nossa composição.

Na Manifestação não existe nada tão verdadeiro, belo e bom quanto o mundo espiritual, o que é suficiente para buscá-lo com todas as forças.

<--  A dança de Shiva

Praticar artes mânticas, ter talentos parapsicológicos ou o dom de cura, exercitar magia cerimonial, conversar com mortos ou Ets, podem ser coisas úteis, nem por isso são  espirituais. Um vidente hábil pode ser uma pessoa tagarela, muquirana e ciumenta. O trabalho espiritual transforma as bases do ser, durante o transcorrer do trabalho podem surgir fenômenos e talentos, mas não são o alvo, e podem até se transformar num novo obstáculo.

Um grupo é essencial, todos se ajudam e compartilham conquistas, um grupo derivado das religiões tradicionais é melhor, mais estável e seguro. Atualmente, no Brasil, é possível encontrar hindus, tibetanos, chineses, japoneses, judeus, sufis islâmicos, e praticar com gente qualificada; além dos tradicionais grupos cristãos e afros. Se você está num grupo há algum tempo e sente que o trabalho não anda, a astrologia pode ajudar. Ela nada tem a dizer sobre a essência espiritual de uma pessoa, mas pode indicar o melhor caminho de acordo com as características e possibilidades de um mapa de nascimento. A astrologia judaica tem um sistema de horas propícias para certas meditações.

Se você está sozinho, procure um grupo e enquanto procura pode praticar duas sugestões sem qualquer perigo:

OBSERVAÇÃO – Não tente reprimir medo, raiva, ciúme, inveja e seus derivados, isto só aumentará a força destas emoções, mas procure controlar a manifestação. Compreenda que elas são reações a uma avaliação de impotência: “não consigo lidar com isto!”. Observe como a emergência de uma emoção se transforma num centro magnético: ela passa a convocar todos os argumentos e ofensas passadas para reforçar sua existência no presente. É preciso cortar estas associações e esperar a maré emocional passar. Com o tempo você descobrirá, surpreso, que não é tão impotente quanto pensava.

CONCENTRAÇÃO – Escolha um objeto sagrado não familiar e dedique a ele 2 minutos de atençãoexclusiva. Não se desespere, em menos de um minuto você vai lembrar que não pagou uma conta ou que se esqueceu de fazer alguma coisa. Não controlamos o fluxo mental, pensamentos, se carregados de emoção e desejos, podem ser extraordinariamente teimosos; nós os expulsamos, mas eles voltam rapidamente. Resolva o problema e volte à concentração. Um objeto muito familiar pode transformar a prática num hábito mecânico. Se você é ativo e precisa de movimento, dance, mas dance mesmo com a exclusão de tudo mais. Reflexão é coisa útil e necessária, mas é atividade intelectual que pesa e avalia, a concentração é outra coisa. É difícil, mas não desanime, pois é essencial. Quando você estabilizar a prática notará que está mais lúcido e atento que antes e seu discernimento mais afiado.

Vitral da catedral de Chartres (França)  -->

TENHA PACIÊNCIA! – No início você se esquecerá de observar e se concentrar, parece que tudo conjura contra o objetivo: acidentes e imprevistos acontecem a toda hora. Não comece a se culpar ou a reforçar ideias de fracasso, este é o caminho para o sono mais completo.

E existe a GRAÇA, um fluxo contínuo de bênçãos que descem do mundo espiritual e de vez em quando operam aquilo que chamamos de milagre. Há, entre os seres humanos, uma minoria de pessoas, com uma bondade inata e profunda, que harmoniza tudo ao redor, é um grande privilégio viver ao lado delas. São presentes do céu, demonstração das grandes possibilidades que os seres humanos carregam. Para elas todos os argumentos acima são desnecessários, pois elas têm um conhecimento inato do mundo espiritual. Os argumentos são desnecessários também para os que já tiveram uma experiência de quase-morte ou consciência extracorpórea.

Pessoas com preocupações espirituais são tidas como ingênuas para as questões da vida humana. Nada mais falso, elas estão na vida e podem e devem ser argutas, distinguindo com clareza os modernos cantos de sereias e recusando a hipnose reinante: as ciências experimentais têm um papel a desempenhar na história humana, mas são completamente impotentes na pesquisa dos mundos suprassensíveis. Os aparelhos criados pela tecnologia são úteis, mas não nos ajudarão a controlar emoções e obter concentração, muito ao contrário. Um contato com o mundo espiritual é ir além do âmbito humano e perceber que o ser humano é maior do que se imagina, e também bem menor, uma das inumeráveis formas existentes na Criação.

O tema é vastíssimo, mas como introdução para iniciantes já é suficiente. O leitor que quiser ir adiante pode consultar com proveito a valiosa obra de Guénon, “O Homem e seu devir segundo o Vedanta”, (IRGET) onde encontrará uma detalhada exposição da constituição humana e dos caminhos póstumos. Depois disso pode procurar os textos do Vishnu Purana e do Brahma Sutra, em inglês confiável , na internet. O tema dos dois caminhos póstumos pode ser verificado no Livro do sair à luz, o livro egípcio dos mortos, a maioria segue para os jardins dos sicômoros e uma minoria segue para a barca de Rá, deus solar.

O MUNDO CONTINUA A GIRAR
– Os rumores sobre dificuldades dos bancos europeus eram verdadeiros. Os americanos andam tão preocupados com isto que despacharam Geithner para uma reunião na Polônia, Bancos Centrais ofereceram linhas de crédito em dólares, o mercado interbancário está travado e o mercado secundário de títulos anda esquisito. Tudo isso porque os alemães relutam em aceitar os eurobônus ou um aumento no Fundo de Estabilidade, parece que ainda não se deram conta de que a ruína do euro atingiria a economia alemã em cheio. Estão dançando na beira do abismo, basta um problema com um grande banco e ocorrerá uma grande confusão, com mais sofrimento à vista para todo mundo. Vamos ver se a entrada do Sol e Vênus em Libra pode trazer mais sensatez nestas negociações. Todos têm responsabilidade no nível do endividamento, inclusive os credores que emprestaram irresponsavelmente nos anos loucos (2002/07). Agora é sentar e renegociar tudo, com distribuição de perdas pra todos. Saturno em Libra leva a esta direção, mas Plutão e Urano promovem uma queda-de-braço que só pode terminar mal.

Um templo moderno: bolsa em Londres.

Ainda há uma chance para a negociação, o assunto estará na pauta da reunião anual do Banco Mundial e FMI agora, no final de setembro. Cogitam uma ajuda dos BRICs e outros países com grandes reservas para os europeus encalacrados. Isto é útil, mas ainda não é suficiente: eles precisam de um impulso produtivo, se especializar na produção de algo necessário na economia mundial. O mesmo vale para os países árabes não produtores de óleo e gás.

O LEAP
é um grupo francês que fornece análises econômicas e geopolíticas. Ele previu corretamente o estouro das subprimes e a data do estouro da crise bancária em 2008. A partir de então erraram feio prevendo uma catástrofe nos EUA e o euro batendo na casa de 1,70 dólar (anda por volta de 1,40). Agora vaticinam um quarto trimestre de colapso. O que deu errado? O grupo tem uma plataforma política: aprofundamento da união europeia e aliança com os russos. Este projeto obscureceu a análise, os problemas da eurozona foram claramente subestimados. Ainda assim vale a pena ler seu boletim, há um sumário disponível na internet. O grupo tem razão, a economia americana tem graves problemas estruturais, mas ele não levou em conta a força político-militar que ainda assegura credores externos importantes. Num caso destes vê-se a grande utilidade da astrologia, o saber do ritmo temporal: a crise tem andamentos variados, ora agudiza, ora distende. Em agosto esteve prestíssimo, em setembro estava andante.

MUNDO ÁRABE
– O Conselho de Transição na Líbia tomou Trípoli, os franceses correram para desbancar Berlusconi e a ENI; Gaddafi está como a Conceição (ninguém sabe, ninguém viu) e os fundos bloqueados serão devolvidos a conta-gotas desde que os líbios se comportem. Depois de dois mil mortos em seis meses, os sírios continuam a atazanar Assad e o Baath, agora até nos subúrbios de Damasco. O aperto econômico é contínuo, com turismo parado e grandes despesas estatais para manter lealdades. Qualquer que seja o desenlace disto o regime não voltará ao status quo ante. No Egito, a ditadura militar arranjou outro tema para prolongar sua permanência no poder: Israel. O assalto à embaixada israelense serve maravilhosamente para reprimir a multidão e ao mesmo tempo para adulá-la com medidas retóricas e irrelevantes contra o estado judeu. A eleição do Parlamento está marcada para novembro, o partido de Mubarak está recomposto com outro nome e muito dinheiro das monarquias petrolíferas, a Irmandade Mulçumana só concorrerá à metade dos cargos. A votação na ONU para o reconhecimento do estado palestino não deve alterar nada na região, mas deixa Israel cada vez mais isolado. Isto envolve apenas a Cisjordânia, os palestinos em Gaza, Jordânia, Síria e Líbano que se virem. Vozes, aqui e acolá, propõem a evacuação dos palestinos para a Jordânia, onde são maioria. Isto dispensa comentários, é demoníaco. Vai haver barulho no chatô.

PINDORAMA
– Continua o circo geral e irrestrito. A correção monetária foi criada para proteger rendimentos em épocas de inflação alta. Os pais do Real “se esqueceram” de aboli-la e até extenderam-na aos serviços públicos recém-privatizados, para torná-los atraentes aos investidores. A indexação agora atormenta, realimentando a inflação, e o governo dos trabalhadores não tem coragem de extinguí-la. A Selic é o programa de renda mínima para o sistema financeiro e os rentistas, parte dos títulos do governo federal é indexada, o que atrapalha sobremodo a gestão da dívida pública interna, baixa para os padrões internacionais. Daí a grita de banqueiros, corretores e jornalistas contra o recente corte de 0,5%. O volume da dívida é perfeitamente manejável, o problema são os prazos curtos, o que facilita a chantagem dos financistas. Quando é que o governo vai ter coragem de civilizar a bagunça? O gasto com os juros anuais é a maior despesa do orçamento, superando em 15 vezes a Bolsa Família. O governo se cala e paga o que querem, os credores nem precisam se manifestar, eles pagam alguns escribas semiletrados para repetir diariamente: o governo precisa cortar despesas. É a comédia brasileira a todo vapor.

EUA – O plano de criação de empregos chegou tarde e pequeno, já está sendo estraçalhado no Congresso. Desponta na corrida presidencial o governador do Texas, ele acredita que a Terra é quadrada, que tem uns poucos milênios de existência e que o aquecimento global é invenção de malucos maldosos. Recentemente convocou uma oração grupal para fazer chover no Texas que passa por uma seca enorme, sem sucesso. Talvez os americanos precisem de um presidente destes para levar a loucura ao auge, depois do que, gozem de alguma sanidade. Obama tomou coragem e mandou um projeto ao Congresso elevando o imposto de milionários, os republicanos que recusem e arquem com a consequência política.
Rick Perry, rezando pela chuva.

Na comemoração dos 10 anos do ataque de 11/09, muitas solenidades, mesas-redondas, debates e artigos. Bin Laden conseguiu acabar com as manifestações contra a globalização e açular um movimento islamofóbico; isto parece coisa de agente duplo. Devagar, os chineses estão comprando New York, enquanto isso eu espero ansioso a nova temporada com o Dr. Sheldon Cooper, o maior “filósofo americano” vivo, o Homem do futuro, um Messias para a era de Aquário.

E muitas outras loucuras estão em curso, mas a amostra é suficiente para dar vertigem.
Na próxima crônica a música e sua relação com o trabalho espiritual. Agora que sou sexagenário posso tomar algumas liberdades.

Ló tira mipáchad Laila... Ioshev besséter Elion, betsel Shadai yit’lonan.

Não temas o terror noturno… Quem habita na morada do Altísssimo, está sempre sob Sua proteção.
(Salmo 91)

22/09/2011 15:12:47

Comentários

existe monstros? - 11/10/2011 23:44:03
um cartomante disse que ha tres monstros estao atras de min e que so em março eo mes de gloria! so que ontem meu namorado viu um monstro pequeno deitado do meu lado... e para piorar eu falo muito a noite. o que eu faço? sera que é verdade?

Rui Sá Silva Barros - 12/10/2011 10:32:46
Olá Gal:
Você é muito impressionável! Largue o cartomante que só lhe apavora, tome Rescue (floral de bach) e não se preocupe com a fala no sono, isto passa com o tempo. Abraços.

Ozanam Thales S. Teixeira - 25/10/2011 20:10:31
Rui meu Mestre,

Parabéns pelos 60 anos, nesta vida, poucos têm a tua bagagem.
Tbm tive que dar uma paradinha, nos assuntos seculares, pois estive tratando de assunto religiosos de setembro (quando comemoramos o Hosh Hoshaná, passando pelos 10 dias de preparação p/ o Yon Kippur, a festa do Sucót e mais uma na sexta passada dia 21/10, o Sinchá Torá). Este é o ritmo da vida o eterno nascer, crescer e voltar á origem.
Um grande abraço e parabéns.

Ozanam

Rui Sá Silva Barros - 27/10/2011 10:53:06
Olá Ozanam:
Obrigado! Espero que sua recuperação esteja de vento em popa e que a imersão no período espiritual lhe dê a proteção necessária para atravessar mais um ano.Vou além e formulo um voto: que os judeus de Israel deem um mergulho em Tiferet e falam o que manda a tradição judaica: equilíbrio, beleza, misericórdia. Abraços, rui.

Michelle - 30/10/2011 13:34:49
Bom dia!

Você pediu que eu desse uns pitacos...então vamos lá. Uma das questões que me vem a mente agora é sobre as manifestações que ocorrem nas religiões afros...espirituais? ou anímicas? Veja eu nunca entendi o que significa anímico..rs! Mas me incomoda a " pretensão" de se explicar o mundo espiritual ( ou anímico??) como se observa no meio espírita... Sei que soou como crítica, mas para mim...a vivência espiritual é interior...sem intermediários...tudo isso me confunde...

Rui Sá Silva Barros - 01/11/2011 11:24:12
Olá Michelle:
Anímico está relacionado com alma, é o mundo intermediário, psíquico ou astral. Todos os fenômenos relacionados com medos, desejos, parapsicologia, magia cerimonial, artes mânticas, curas alternativas, etc. pertencem a este mundo.As manifestações dos cultos afros pertencem a esta esfera e estão voltadas ao atendimento de pessoas com seus problemas. Como a diferença entre o espiritual e o anímico está embaralhada desde o sec. 19 é comum a confusão e a expressão "trabalho espiritual" é aplicado para designar o que é realmente anímico. Isto não invalida a utilidade dos cultos afros, de jeito nenhum, mas você imagina que um sacerdote deste culto ou um astrólogo possam produzir uma religião multinacional e planetária? Eis aí uma grande diferença. Quem diria que um punhado de judeus, dois mil anos atrás, estava iniciando uma religião que tomaria quase metade do globo? Só mesmo a força do mundo espiritual pode realizar tal proeza. Espero que tenha ajudado a desmanchar a confusão. Abraços fraternos. rui

bruno - 02/12/2011 23:08:01
Coincidência ou não, estava a pensar justamente nisso hoje , sobre o trabalho espiritual. Sempre tive essa intenção de buscar de buscar algo mais para a minha vida e dediquei algum tempo ao estudo esotérico. Porém as vezes passo por momentos em que me vejo completamente desanimado , me refugiando em bebidas em porcarias , pois não consigo lidar com a vida.
As vezes acordo desse verdadeiro inferno , e então penso por onde começar , ou até , se nessa vida há como ainda trabalhar algo bom.
Percebo o quanto as coisas se complicam para mim , nao tenho controle sobre emoções, sobre a parte sexual , sobre nada, mas quero tentar viver da melhor forma q eu conseguir, sem ter q me embriagar novamente.
perguntei justamente ao tarot afinal , o que eh possivel agora
e saiu justamente q deveria enfrentar essa lua
pedi a deus q me iluminasse para q eu achasse um caminho para poder desenvolver , ao menos fazer com que algo de bom do meu ser possa surgir nessa vida e não apenas as coisas ruins.

Rui Sá Silva Barros - 04/12/2011 15:43:55
Olá Bruno:
Não se atormente nem se culpe, o mar não está para peixe! Que corrente espiritual se afina mais com você? Decida isto e procure imediatamente um grupo. Fazer esta travessia sozinho é praticamente impossível. Se não conseguir decidir logo, procure uma psicoterapia que possa ajudá-lo a conter estes danos e ponha na cabeça que sua vida não é uma droga, está apenas num momento difícil. Abraços, rui.

< Anterior Total: 18  
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google

Todos os direitos reservados © 2005-2020 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil