5- Romper condicionamentos e recomeçar
Ana Maria escreve, em 15/8/2010: Estou me relacionando há 3 meses com uma pessoa que me deixa um pouco insegura por seu passado e seu medo de sofrer de novo. A insegurança dele vem da traição da mulher no casamento. Terminei, voltamos e ele me pediu para encararmos um relacionamento sério, do qual ele vem fugindo, mas agora quer. Ele me trata muito bem, é gentil, carinhoso, mas não consigo confiar nele, porque já o peguei em algumas mentiras. Pedi ao tarot, numa tiragem de 3 cartas, um conselho. Sairam a LUA, o DIABO e a TORRE. Logo em seguida, pedi uma carta que "cortasse" essas energias ruins e saiu o IMPERADOR. Na dúvida, tirei mais uma e veio o MUNDO...
Eu respondi, inicialmente, no meu outro fórum http://www.clubedotaro.com.br/site/forum/topico.asp?topico=41
Mas vejamos como uma história em quadrinhos. Ou melhor, como conselhos e explicações ilustradas do nosso amigo, o tarô:
Permitam-se receber um chacoalhão, uma dica dos céus, e caiam fora (Torre) dessas situações aprisionantes de medo, ilusão, carência (Lua), desejo de dominação e posse (Diabo). Falo aqui para os dois, porque você descreve inseguranças dos dois, e as cartas mostram pares de figuras - que ficam propriamente humanas ao se libertarem da torre.
E veja só o que pode dar coragem para cumprir esses conselhos difíceis:
Ele, o Imperador viril que agora se mostra decidido e mais seguro, está na base ou raiz da liberação possível (4 é a raiz quadrada de 16- A Torre). Quatro são também as "colunas fixas" que dão sustentação à mandorla onde você dança, na carta O Mundo: feliz e espontânea dentro do espaço protegido que o 4 lhe proporciona. Mais uma coisa: é o Imperador, somado à Torre (4+16=20), que a leva às portas do Mundo, a carta 21..
4- Rigidez atrapalhando a carreira
Um consulente de 40 anos, atravessando um período em que Saturno em trânsito está sabatinando um a um os planetas que ele tem em stellium na casa 12, quer orientação sobre seu momento de vida. Principalmente na área profissional, pois está há 5 meses procurando um novo emprego.
Percebo que ele não "captou" muito do que eu falei sobre seus trânsitos: que esta é uma época em que ele pode se conscientizar de certas características suas; que as dificuldades, nesse período, apontam aquilo que não está bom e deveria ser mudado. Ele tem muita certeza de si e se esquiva de cada frase dessas, encontrando uma "explicação" mais neutra. Ora, o que precisaria mudar em si mesmo, ele, que é tão certo, inteligente e correto?
A certa altura da leitura do tarô, então, eu propus a tiragem mostrada abaixo, e acredito que ela possa ter ajudado mais do que o que foi dito antes:
<--1 Qualidades/características próprias a ressaltar e expor, na busca de emprego.
Qualidades/características a não mostrar, e a trabalhar como "dever de casa". 2-->
3. Prognóstico para a situação de procura de emprego, num futuro próximo.
Leitura:
1- Ele deve mostrar características de independência e auto-motivação, mostrar que não tem necessidade de um ambiente muito estruturado e burocrático, ou que é capaz de encontrar e trilhar novos caminhos; e, também, que não está atrás de um cargo formal ou um alto salário.
Fiz-lhe ver como parecia até absurdo o tarô recomendar que se apresentasse "como um louco" alguém que busca emprego na área financeira - e que isso certamente vem para realçar, enfatizar, a oposição à carta seguinte:
2- Ele deve evitar ser radical, duro, crítico demais, alguém implacável e irredutível em suas atitudes e julgamento. Perguntei se ele era assim, e ele admitiu.
É MUITO interessante esse par de opostos nesse contexto. Mostrei como a idéia não era falsear ou mentir, mas, quanto a certos detalhes de personalidade, "pegar leve" ou mostrar o lado mais leve e claro de sua conduta, procurando trabalhar seu extremismo sem contemplações.
3- O prognóstico é que ele ainda esteja em situação "pendurada", um tanto desconfortável e sem progresso externo, no futuro próximo. Aliás, como o próprio consulente lembrou então, ele ainda tem uns meses para "curtir" o trânsito de Saturno quadrando o meio do céu (carreira) e passando sobre o Ascendente (imagem). Mas, observando os conselhos de O Louco e A Morte, sobre o que cultivar e mostrar de si mesmo, ele poderá estar vendo a situação de um outro jeito, com novos olhos.
Onde buscar emprego, contatos etc. 4 -->
4- Por fim, a dica de onde buscar trabalho diz: rode por aí, mantenha-se em movimento e busque locais/empresas que têm todo tipo de gente. Observação: a mesma carta 10 tinha saído em tiragem anterior, para descrever o que ele encontraria de dificuldade em empresas da iniciativa privada, na busca de emprego - e ele tinha 'enxergado" na carta, de forma depreciativa, as pessoas de comportamento duvidoso, como as figuras animalescas da carta, que já viu muitas vezes nas empresas.
17/02/2010
3- Fim de caso
A consulente, escrevendo alguns dias após a primeira consulta, pergunta: Fale-me sobre nossas vidas, se ainda vão se cruzar ou se devo passar uma borracha em tudo. Ou devo procurá-lo para esclarecer os fatos? O que vê nas cartas sobre essa situação entre ele e eu?
Fiz então uma tiragem para ver passado, presente, futuro dessa relação:
Foi: uma liberação, uma transgressão de limites, uma abertura para situações diferentes das costumeiras, o rompimento de alguma prisão para cada um de vocês. Mas embora cada qual tenha agido como um detonador da liberação do outro, não foi algo conjunto.
É agora: terminada; a situação é de corte, fim, remoção, talvez sofrimento.
Será: Uma busca mais séria, discreta, responsável e persistente - cada um por si.
Cartas para a consulente:
A sua situação se você "passar uma borracha" no assunto: temperança, equilíbrio, transformação interna, aceitação dos acontecimentos.
A sua situação se você o procurar para "esclarecer os fatos": você mostrará um certo poder e disposição de resolver assuntos, que terá um pouco de presunção embutida.
Conselho do tarô para você: "deixe ir" esse assunto, não tente manipular nada. Entregue-se a influências naturais e sadias, busque ambientes nos quais tenha confiança. Veja que a atitude aconselhada é muito diferente da do Imperador e semelhante à da Temperança. Observe, aliás, como a Estrela e a Temperança se parecem; a Estrela é como uma Temperança que se despojou totalmente, tocou o chão com o joelho e verteu o líquido de seus dois vasos no chão, ao invés de temperá-los.
2- O jovem casal
A leitora me escreveu: Meu nome é Maria, tenho 17 anos e adoro ler sobre o tarô. Experimentei a tiragem do triângulo amoroso que você postou, porém não sou muito experiente na leitura e tenho uma dúvida, espero que possa ajudar-me. As cartas que me saíram foram as seguintes:
O que eu significo para ele: o Sol
O que ele significa para mim: os Amantes
Prognóstico p/ nós: o Mundo
Razão desse prognóstico: o Pendurado
A minha dúvida é: com cartas tão boas, como é que a razão do prognóstico é o Pendurado? Os amantes também podem indicar determinação em ficar com uma pessoa, não é?
Minha resposta: Essa tiragem sua foi tão "bonita" que até parece arranjo de encomenda, não? -- Você é o sol da vida dele: calor, alegria, cumplicidade, afeto verdadeiro.
-- Ele é o seu enamoramento, a sua escolha, é onde está seu coração: o Namorado.
-- O prognóstico para vocês é nada menos que a coroação desse afeto, um mundo de vocês.
-- A razão desse prognóstico tão belo é o Pendurado, que você pode interpretar como sendo a entrega confiante e completa.
Mas como você é muito jovem, aqui vai também um alerta, na forma de uma leitura brincalhona-séria: não se atire de cabeça (também um significado possível de O Pendurado) sem pensar. O prognóstico pode ser lido também como gravidez - veja como a figura nua e frágil da carta O Mundo pode ser vista como um feto, uma vida nova dentro do útero -, surgida em razão de uma entrega sua sem cuidados (O Pendurado). Cultive esse namoro com cuidado; gravidez é coisa muito séria para ser arriscada sem inteira responsabilidade e vontade dos dois.
1- O triângulo amoroso
O primeiro caso: uma colega (C) tinha conhecido um homem (H) mais novo que a atraiu muitíssimo. Ele demonstrou que a atração era recíproca, mas admitiu ter uma namorada (N).
A tiragem feita por C: O que ela (N) representa pra ele (H): 3. Imperatriz O que ele (H) representa pra ela (N): 10. Roda Prognóstico para ambos: 21. Mundo Razão do Prognóstico: 16. Torre
Minha leitura: O trio Imperatriz - Roda - Mundo, com as atribuições dadas às cartas, parece uma historinha fechada, de final feliz, embora talvez à moda antiga: ela rainha do lar (presa ou protegida dentro da mandorla), ele rodando e circulando pelos quatro cantos do mundo (por fora da mandorla). Mas tem alguma coisa esquisita, se a razão desse prognóstico "Mundo" é a Torre. Vejamos: a Imperatriz está grávida; o prognóstico para o casal é um bebê no útero (o Mundo), porque a camisinha estourou (a Torre).
E era de fato o que estava acontecendo! Ver a história completa aqui no site Clube do Tarô, em http://www.clubedotaro.com.br/site/p57_bete.asp
|