Home page

05 de abril de 2025

Responsável: Constantino K. Riemma


  FÓRUM / CONSELHOS by CLÁUDIA BOECHAT / AS CARTAS DA DEPRESSÃO < voltar  
AS CARTAS DA DEPRESSÃO
O que o Tarot tem a nos dizer sobre esse mal que acomete tanta gente atualmente? Vamos descobrir juntos.
Cláudia Boechat
  Esta é uma situação “engraçada”. Vocês vão ver. Resolvi questionar o Tarot  sobre depressão.  Ele me respondeu com cartas tão inesperadas que gostaria da ajuda de vocês para analisá-las. Vamos lá:  

A primeira casa ficou com a seguinte pergunta:
O que é a depressão?

Resposta:
O Sol.

Uau! Por essa realmente eu não esperava. Quebrei a cabeça e cheguei à conclusão de que a depressão é algo poderoso, muito poderoso. Ofusca tudo à sua volta. Permeia tudo: os sentimentos, a vontade, a razão...


A segunda casa responde à pergunta: O que a depressão faz na gente, no interior, pra dentro?

Resposta:
A Roda da Fortuna.

Ok. A depressão nos traz a instabilidade emocional. Talvez a bipolaridade? Não. Acho que este é outro assunto. Fico com a instabilidade emocional “mais comum” mesmo. Uma outra a pessoa está bem, na outra seu mundo desaba. Será isso?


A terceira casa se refere à questão:
O que a depressão faz para fora, como ela nos deixa aos olhos dos outros?

Resposta:
A Imperatriz

Pirei. Não entendi nada. Vamos raciocinar. Ok, ela é poderosa. Será que ela se apossa, soberana, dos que estão à sua volta? Acho que depressão pode ser contagiante. Uma pessoa deprimida pode impor seu estado de espírito aos seus “súditos”. Os outros se sentem impotentes diante dela, mais fracos. Será isso? Me ajudem a entender.


A quarta casa é o “resumo da ópera”:
Juntando o que a depressão nos faz, por dentro e por fora, como ficamos?

Resposta:
Os Amantes


Ficamos inseguros, incapazes de tomar uma decisão. Ficamos com medo de perder, sem coragem de ganhar. Entre a cruz e o caldeirão. Ao mesmo tempo em que compreendemos que como está não pode ficar, não enxergamos as condições necessárias para mudar. Será isso? Quando surgirá a terceira via?


A quinta e última casa ficou com a seguinte questão:
Como combater a depressão?

Resposta:
O Louco

Kkkk! Essa foi demais! É pra enlouquecer de vez? Bem, falando sério, acho que o Tarot nos recomenda deixar tudo pra trás. Recomeçar. Sem anseios, sem frustrações, sem expectativas. Apenas recomeçar, aceitando o que a vida colocar em nosso caminho, sem medo. Mas como uma pessoa deprimida encontra forças pra fazer isso?

Tirei outra carta: A Justiça. Usando a razão. Nada de se deixar guiar por sentimentos, emoções. É preciso fortalecer a razão. Ou seja, a gente deve seguir O Louco, mas sem perder a inteligência jamais.

Enlouquecer, sem perder a lógica. Pode?

Agora, que tal vocês fazerem a sua avaliação deste jogo?
Pode se tornar uma conversa bastante interessante.
Vamos nessa?

 
13/08/2011 15:19:38

Comentários

Giglio - 15/10/2011 19:56:19
Olá Cláudia!
Para mim a depressão é representada pelo negativo destas cartas, já é sabido por todos a referência da palavra "DEPRESSÃO"
O SOL no negativo representa a depressão, traz a obscuridade, falta de energia, o brilho de viver intensamente, a depressão mina nossas forças, ofusca o viver.
A RODA DA FORTUNA nos remete a descida aos sentimentos tristes,nesta descida nos isolamos e ficamos frente a frente com as incertezas, os medos, nossa mente confusa mergulha no vazio, os pensamentos são terríveis é uma descida total.
A IMPERATRIZ mostra que já não somos mais alegres, festivos, comunicativos, não somos mais acompanhia ideal, sem vigor, torna-se visível aos olhos dos outros, amargura sem fim.
O ENAMORADO juntando o por dentro e o por fora não temos capacidade de decidir ou escolher, ficamos frágeis e incapazes, praticamente de luto.
O LOUCO, Ai sim vem o balsamo para combater a depressão, só agindo como o Louco iremos resgatar a vontade de viver, juntar o pouco que nos resta, uma trega, desligar-se é necessária, é a única saida.
A JUSTIÇA vem nos alertar só a razão vai nos manter firmes com os
pés no chão nesse peíodo (provavelmete representada por alguém que nos ame) não podemos nos perder nas ilusões....dessa forma o Louco pode seguir em busca da recuperação.


Cláudia Boechat - 18/10/2011 17:36:10
Oi Giglio,
Boa leitura. Gostei muito.

Regina Cortez - 23/10/2011 22:10:47
Sol, excesso de luz, não enxerga a realidade, fica cego, visao distorcida, deprime
Roda, concordo, extremos qto as situaçoes emocionais, o q está dentro da pessoa, instabilidades emocional
Imperatriz, pessoa entrada em si mesma, possessivas, ciumenta, controladora...deprime
Os amantes, concordo com vc, incapaz de gerir os caminhos, a merce, nao faz acontecer...deprime
O Louco, dá o conselho, desapegue se, do que se desapegar? Das crenças equivocadas, quebre paradigmas, mude sua forma de agir, sem posse, sem apego, deixe a vida fluir, sem olhar pra tras, o q passou passou, livre se do lixo emocional, seja livre

Regina Cortez - 23/10/2011 22:22:15
Faltou a Justiça!
Viva em equilibrio, sem excessos, viva o presente, tome decisoes, ainda que erradas, podemos aprender com erros e nos superar nos conflitos da vida, conseguindo sermos imparciais nos nossos proprios conflitos

Cláudia Boechat - 24/10/2011 18:57:50
Dúvida: Nessa leitura, devemos usar o bom senso para interpretar a carta sob o aspecto positivo ou negativo? Ou devemos ler tudo positivo ou tudo negativo? Essa definição é fundamental em termos de método.

eponina boechat - 15/07/2012 14:22:00
vi o album de familia fiquei saudosa efeliz espero que os primos saudosos estejam bem voce nao vai sabr quem eu sou so sua mae e tios abracos eponininha

Cláudia Boechat - 26/07/2012 11:28:58
Oi Eponina, sei de você sim. Mamãe vai gostar de ter notícias suas. bjs

  < Anterior Total: 57  
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2020 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil