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Os quatro Anjos do Tarô |
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As figuras dos anjos pertencem tradicionalmente à cultura judaico-cristã (citados também no Alcorão) e seu nome vem do grego “ágellos” (e do latim “angelus”), que significa “Mensageiro”. Poderíamos então dizer que tais seres são intermediários entre Deus e os homens. Tradicionalmente, são representadas por figuras aladas, puras, muito próximas dos |
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Eros e Psiquê |
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Tela de François-Pascal-Simon Gérard |
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caracteres humanos, sempre prontas para servir ou intervir espiritualmente a favor daqueles que os invocam. |
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Os principais atributos de um anjo são: |
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A pureza é um atributo divino natural, é um espelhamento da divindade. A obediência está na concepção de que um anjo deve servir à Deus e servir aos homens. Zelo pode evocar a idéia de que a proteção e cuidado sejam as metas de um anjo. Paciência para nos tolerar em todos nossos defeitos... Ser anjo não deve ser fácil! |
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Certamente, tudo está inserido dentro de uma mítica religiosa. Tais figuras permeiam o imaginário coletivo há séculos e foi a forma simbólica mais apropriada para retratar a aproximação dos homens de Deus, antes dos santos. Ou seja, os anjos tornaram-se uma espécie de |
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ponte simbólica espiritual, um meio para se chegar à “comunhão mística” com a Divindade. |
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Na iconografia clássica do tarô (do século XIV ao século XVIII), encontramos explicitamente quatro figuras angelicais: no arcano 6 - Enamorados, no arcano 14 - Temperança, no |
arcano 15 - Diabo e no arcano 20 - Julgamento. Não estou a considerar a figura angelical encontrada no arcano 21 (Mundo) que faz menção ao evangelista Mateus. Devemos ter em mente que o tarô recebeu forte influência artística de cunho religioso, uma tentativa de sacralizar o baralho nos primórdios de seu aparecimento. |
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Analisando cada um dos quatro anjos, percebemos características bem peculiares que os distinguem entre si. Alguns, certamente hão de se perguntar por que o arcano 15 (Diabo) se encontra classificado na classe angelical; muito simples: Lúcifer era, segundo a mítica bíblica, o mais belo dos anjos e também o mais subversivo dentre eles. Mas, contaremos os detalhes mais à frente. |
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Podemos classificar essas quatro figuras angelicais através dos quatro elementos conhecidos (água, ar, fogo e terra). Cada elemento encerra um grupo de atribuições, relacionáveis a cada um desses anjos. Seriam como regências, idéias associativas simbólicas entre os referidos seres e os elementos. Assim, classifico: anjo do “Enamorados” – água; anjo da “Temperança” – terra; anjo do “Diabo” – fogo; e anjo do “Julgamento” – ar. |
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Arcanjo Rafael |
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Ícone bizantino |
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Lucifer |
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Liege Luc Viatour |
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O primeiro está a representar Cupido (o Eros grego), o anjo do amor que flecha os casais, unindo-os. Esse anjo mítico nasce no mito grego sob a forma de Eros, e passa a ser personificado de forma romântica. É o anjo das escolhas do coração. Nada mais justo que atribuir a ÁGUA, símbolo do sentimento e fantasia, a essa figura. |
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O segundo está a representar Rafael, o anjo curador. Manipula as ânforas (ou taças), numa atitude de troca do conteúdo de uma para outra, como se “preparasse um remédio”. É o único anjo que aparece tocando a terra, o que, apropriadamente, significa “aproximar-se de nossa realidade”. Diz respeito ao tempo certo de cada coisa. O elemento atribuído é a TERRA, que símbolo do mundo tangível e do corpo físico. |
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O terceiro está a representar Lúcifer, o anjo “portador da luz”. Aqui, luz tem um significado extensivo e se reporta principalmente ao termo “Consciência”. Esse anjo, segundo as narrativas, foi expulso dos céus ao contestar Deus. Na verdade, é símbolo do pensamento crítico e do esclarecimento. Atribuo a ele o elemento FOGO, por estar associado à vontade, à clareza de propósitos e aos desejos. |
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O quarto está a representar Gabriel, o mensageiro dileto de Deus. |
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É o anjo anunciador, aquele que transmite as mensagens divinas. Interessante frisar que, na mítica bíblica, Gabriel assume o lugar de Lúcifer no céu, após este último ter “caído”. Gabriel anuncia à Maria a vinda do Messias. No arcano, o anjo insinua o “Apocalipse”. O elemento atribuído é o AR, associado ao pensamento e comunicação. |
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Temos aqui, representados, uma idéia geral das quatro figuras angelicais principais. Cada anjo é incumbido de um plano humano, a representar a elevação do ser humano em cada um deles. As analogias com as alegorias cristãs se fazem presentes devido à influência religiosa que determinou a arte no tarô durante o final da Idade Média e Renascença. Lembremos que o tarô é uma fusão de idéias (símbolos) pagãos e cristãos, de forma geral. |
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O surgimento de um dos arcanos citados no plano espiritual, normalmente é um indício de proteção para o consulente. É como se esse recebesse o auxílio necessário em sua jornada. Quando nos depararmos com uma das figuras, lembremos o plano que está a edificar, pois será esse o beneficiado. |
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O anjo Gabriel |
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Autor não identificado |
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dezembro.10 |
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