28 de março de 2024

Como usar o tarô para ativar propósitos da alma
Marcos Alexandre

Além de usar o tarô para previsões, sempre gostei de vê-lo também como instrumento de autoconhecimento e de investigação do inconsciente.
"Anima Mundi" o Mundo no Alchemical Tarot de Robert Place

Desta forma uma consulta pode servir também para guiar o cliente na direção de caminhos de evolução espiritual, emocional e material que trarão benefícios para sua vida. Ultimamente tenho usado uma abertura de cartas para trabalhar os propósitos da alma. Compartilho esta abertura aqui no Clube de Tarô para que possa ser também conhecida por todos os estudiosos do tarô que queiram usá-la ou adaptá-la conforme suas intuições.
O primeiro passo é separar os arcanos maiores e pedir que o consulente olhe para as imagens das cartas e escolha uma que signifique para ele qual o propósito de evolução da sua alma naquele momento. Mesmo que a pessoa não conheça os significados das cartas, o arcano certo intuitivamente lhe atrairá.
Alternativamente, pode-se explicar ao consulente os significados dos arcanos em relação ao propósito da alma para que ele possa então escolher o que deseja.
Anima Mundi (Alma do Mundo)
⇐ Carta 21 do Alchemical Tarot de Robert Place
Em ambos os casos, as interpretações que uso dos arcanos em relação aos propósitos da alma são:
  O Louco
  Impulsividade, aventura. mudança.
  O Mago
  Força de vontade, realizações, esperteza.
  A Sacerdotisa
  Intuição, percepção.
  A Imperatriz
  Abundância, casamento, gravidez, lado feminino.
  O Imperador
  Inspiração, ética, lado masculino.
  O Hierofante
  Fé, filosofia, estudos.
  Os Namorados
  Escolhas, cooperação, amor.
  O Carro
  Direção, controle.
  A Justiça
  Clareza de visão, imparcialidade, pureza, equilíbrio.
  O Eremita
  Meditação, autoconhecimento.
  A Roda da Fortuna
  Destino, deixar-se “ir com a corrente”.
  A Força
  Saúde, controle, disciplina.
  O Enforcado
  Desapego.
  A Morte
  Renovação, finalização.
  A Temperança
  Equilíbrio, moderação.
  O Diabo
  Superação de medos/tentações.
  A Torre
  Libertação de pensamentos/momentos negativos.
  A Estrela
  Esperança, suavidade, sensibilidade.
  A Lua
  Imaginação, dons artísticos.
  O Sol
  Otimismo, alegria de viver.
  O Julgamento
  Limpeza do passado e/ou de sentimentos de culpa.
  O Mundo
  Sucesso, produtividade.
Depois de escolhido o arcano, coloca-se a carta na mesma com a imagem virada para cima. O segundo passo é embaralhar as cartas da corte, coloca-las com as imagens viradas para baixo e pedir ao consulente para escolher uma delas. Esta carta é colocada então ainda com a imagem oculta ao lado do arcano maior que representa o propósito da alma.
O terceiro passo é embaralhar os arcanos maiores restantes, coloca-los na mesa com as imagens viradas para baixo e pedir ao consulente para escolher três cartas, que são então também colocadas na mesa com a imagem oculta e logo abaixo do arcano maior que representa o propósito da alma.
Procede-se então à interpretação dos 3 arcanos maiores tirados no terceiro passo, virando suas imagens para cima. O primeiro arcano representa o passado: os caminhos de evolução espiritual já escolhidos pela alma. Este arcano geralmente explica a razão de certos acontecimentos passados que podem ter sido tristes ou desconfortáveis, mas que serviram para a evolução do consulente. O segundo arcano representa o presente: o nível de evolução espiritual no qual a pessoa se encontra neste momento. O terceiro arcano representa a energia necessária para atingir o propósito da alma escolhido no início da consulta e também as ações que o consulente deveria tomar para que o processo de evolução ocorra mais facilmente.
Para finalizar vira-se a carta da corte, que neste caso chamo de "a carta da personalidade": ela representa os aspectos mais importantes da personalidade do consulente que devem ser trabalhados para realizar as ações necessárias para atingir o propósito da alma neste período da vida da pessoa.
Contato:
Marcos Alexandre
Quiromante, tarólogo, terapeuta floral, reikiano.
Informações: www.leiturademaos.wordpress.com
Edição: CKR – 1º/03/2014