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Pôquer e cartomancia: uma análise possível? |
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Estive pensando em uma coisa... E resolvi experimentar. Já falei em meu blog sobre a interpretação dos acúmulos de números e naipes em uma tiragem para leitura do tarô: (www.conversascartomanticas.blogspot.com). Mas, vendo alguns vídeos (sou viciado em |
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baralhos!), percebi uma possibilidade de ampliação dos significados dos jogos. No poker. |
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O poquer é um jogo de cartas, com apostas, para dois ou mais jogadores, onde vence quem possuir a melhor combinação de cartas. Segundo a Wikipédia, o pôquer desenvolveu-se nos Estados Unidos e desde logo tornou-se o jogo de cartas favorito dos norte-americanos, especialmente dos pioneiros do Oeste. |
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A origem do pôquer é muito antiga e está ligada a vários outros jogos que também se baseiam em combinações de cartas do mesmo valor e que apresentam um sistema de apostas muito semelhante ao do pôquer atual. |
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Não sou jogador, ainda. Mas vamos combinar que, para quem gosta de um carteado, é um jogo que tem glamour e agressividade na medida certa. |
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Sobre esse jogo houve diversas manifestações artísticas. Filmes (Maverick), desenhos (foi minha grata surpresa conhecer o Gambling King, no Ranma 1/2) e games (particularmente, eu adoro Devil May Cry... especialmente o capítulo 09, Death Poker; assista: Parte 1, Parte 2, Parte 3), vídeos (Little Queen of Spades), músicas como a Rainha de Espadas de Tchaikovsky, comentários de Leonardo Chioda, o surpreendente Eric Clapton em Little Queen of Spades e livros. |
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O clima tenso que existe numa mesa de jogo é de tal natureza que equivale a um filme de suspense. Por uma perspectiva romântica, vidas se definem numa mesa de jogo. |
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Não é do nosso interesse imediato as regras do jogo em si, mas as combinações de cartas. Pensando na antiguidade das possibilidades combinatórias, e utilizando da Lei da Analogia, tais combinações poderiam ser, a partir do naipe e da numeração, ter novas atribuições dentro de uma mesa de consulta. Pois, no fim das contas, a Cartomancia ainda é um jogo. |
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O pôquer no velho oeste americano e no vestiário |
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Como já disse mais de uma vez, para a Cartomancia sou contra tabelas específicas, mas acho bem interessante utilizarmos generalizações significadoras para a interpretação pessoal. Por exemplo: no Petit Lenormand, 13 + 17 representaria gravidez; mas SÓ gravidez? Por outro lado, três rainhas(vejamos: 7, 9 e 17, para exemplificarmos) indicam "decepção por conta de uma mulher ou por mulheres", informação que ganha em sentido a partir das interpretações das lâminas correspondentes. |
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Por isso, vou testar e vamos conversando a respeito, as perspectivas simbólicas das mãos de Poker na Cartomancia.
Conforme o site da COPAG, os valores são os seguintes, em ordem decrescente: |
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1) Straight Flush: cinco cartas do mesmo naipe, em seqüência. O Straight Flush mais alto, chamado Royal Straight Flush, é formado por Ás, Rei, Dama, Valete e Dez. O menor, dependendo da menor carta utilizada (6 ou 7), é 10, 9, 8, 7 e Ás ou 9, 8, 7, 6 e Ás. Entre dois ou mais flusches, ganha o que for encabeçado pela carta mais alta. |
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O valor das jogadas no pôquer |
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2) Quadra: quatro cartas do mesmo valor – 4 Ases, 4 Reis etc. Entre duas ou mais quadras, ganhará a que for formada pelas cartas mais altas. (Essa possibilidade já vimos antes) |
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3) Full hand, full house ou full: um terno (três cartas do mesmo valor) e um par. Exemplo: Dama, Dama, Dama, 9 e 9. Entre dois fulls ganhará aquele que tiver o terno maior. |
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4) Flush: cinco cartas do mesmo naipe, que não formam seqüência. Se houver dois ou mais flushes, ganhará o que for encabeçado pela carta mais alta; se estas forem iguais, considerar-se-á a segunda maior, a terceira, se houver necessidade, e assim por diante. Só haverá empate se as cinco cartas de dois jogadores tiverem os mesmos valores (Veja cinco cartas do mesmo naipe). |
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5) Seguida, seqüência ou straight: cinco cartas em seqüência, independentemente dos naipes. Entre duas seguidas, ganhará a que for encabeçada pela carta de maior valor. Exemplo: Ás, Rei, Dama, Valete, 10 e 10, 9, 8, 7, Ás (valendo como seis) – vence a primeira. |
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6) Terno ou trinca: três cartas do mesmo valor. Ganha a trinca mais alta (também já vimos antes). |
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Com as cartas nas mãos |
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7) Dois pares: duas cartas do mesmo valor, outras duas do mesmo valor e uma quinta carta qualquer. Exemplo: 10, 10, 7, 7 e Ás. Se dois jogadores tiverem dois pares, ganhará aquele que tiver o par maior. Se este empatar, considerar-se-á o segundo par. Se este também empatar, ganhará quem tiver a quinta carta maior (A Cartomancia Francesa considera os pares – vide o Tarô Adivinhatório da Ed Pensamento; não consideraria no Tarot, mas é uma possibilidade para o baralho comum. O problema são as atribuições dadas por Papus... Teriam que ser melhor estudadas, e em alguns casos, novas atribuições oferecidas). |
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8) Um par: duas cartas do mesmo valor e outras três cartas de valores diferentes entre si. Exemplo: Rei, Rei, 9, 7, 6. Quando dois jogadores tiverem um par, ganhará quem tiver o par de maior valor. Se ambos tiverem o mesmo par, serão consideradas as cartas restantes. Exemplo: 8, 8, Ás, 10, 9 ganha de 8, 8, Ás, 10, 7. Se todas as cartas de duas mãos forem exatamente iguais, as fichas apostadas serão divididas. |
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Como será que isso fica quando atribuímos significados aos que ainda não possuem? E, por outro lado, como será que um Cartomante antigo veria essa possibilidade? |
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Abraços a todos. |
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julho.11 |
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