Home page

19 de janeiro de 2025

Responsável: Constantino K. Riemma


  APLICAÇÕES / Leituras-Previsões / Previsões coletivas < voltar  
2010: a Imperatriz e o ciclo gestacional terrestre
  Giancarlo Kind Schmid  
 
    Da última vez que estivemos sob a influência simbólica do arcano 3 (A Imperatriz), foi 2001, ano esse fatídico, pois é lembrado por causa da queda das torres gêmeas do World Trade Center (WTC), em Nova York. Algumas pessoas me perguntam como pôde um período ser regido por um arcano tão auspicioso e acontecer o que aconteceu. Costumo afirmar que, quando a mente coletiva não vibra na freqüência elevada do arcano, seu lado “sombra” costuma se pronunciar; quanto mais o arcano carregar “positividade” consigo em sua simbólica, maior será a sua sombra quando vibrado em seu padrão mais regressivo (isso pode significar alto poder de destrutividade).
    A Imperatriz é o arcano que melhor representa o universo feminino. Habitualmente representada por uma jovem grávida, coroada, tendo como cenário de fundo a natureza (baralhos modernos), sua imagem evoca a fertilidade e expressão espontânea da beleza em
todos seus nuances, favorecendo tudo que diga respeito às mulheres de forma geral. Seu poderio matriarcal coloca o sexo feminino em primeiro plano, seja no âmbito social, político, artístico, esportivo, intelectual e até mesmo religioso. Mas, aqui não se limita apenas às mulheres de “carne e osso”; a mãe natureza em todo seu esplendor é aqui manifestada, e todas as forças criadoras e/ou geradoras universais.
    São três as principais manifestações desse arcano: geração, beleza e vida. Quando falo em geração, me refiro normalmente a dois conceitos: gestação e produção. Tomando o primeiro termo, a ênfase às mães e cuidados relativos à gravidez são temas que se destacam no ano. Isso vem beneficiar também todos os profissionais diretamente ligados à mulher: obstetras, ginecologistas e parteiras, de forma geral. A preocupação com a saúde feminina costuma estar em alta, surgindo campanhas de prevenção contra o câncer de mama e de ovários com maior frequência. É reforçada a importância do parto tradicional e a alimentação mais natural. O índice de mulheres grávidas pelo mundo pode aumentar sensivelmente. Artistas famosas podem realizar  propagandas  com o objetivo de levar
 
A Imperatriz no Tarot de
A Imperatriz
Full Moon Dreams Tarot by Lunaea Weatherstone
orientação às mulheres nesse quesito (e também proteção à saúde dos seios e aparelho reprodutor).
    É um ano bastante favorável à produção em todos os setores, especialmente o agrícola e pecuário. Costuma ocorrer uma significativa expansão dessas áreas no ano regido pelo arcano 3; aliás, todos aqueles que dependem da terra e dela extraem frutos ou criam animais, costumam ser beneficiados. Mas, sabemos que a mãe natureza responde também às ações do homem: extremos são comuns, em áreas que costumeiramente apresentavam-se secas, podem ser abençoadas com chuvas torrenciais (o contrário também é possível). O problema são as enchentes e estiagens prolongadas em pontos opostos do país e do mundo.
    Ainda me referindo à produtividade, o ano da Imperatriz propicia muito as áreas que exigem criatividade. Novos designs costumam surgir sob a sua influência, e a procura de recursos “politicamente corretos” que visem à proteção da natureza, passa a ser mais frequente (de biodegradáveis a recicláveis). A arte é beneficiada, particularmente no que diz respeito à decoração e paisagismo. A moda é um segmento que também é bastante favorecido pelo arcano, assim como os setores de beleza (esteticistas, cabeleireiros, maquiadores, personal trainners, massagistas corporais, cirurgiões plásticos, etc.).
    A beleza tende a ser um dos pontos fortes do ano. Ênfase para os concursos de Miss, novas tendências da moda, ampliação do setor cosmético e perfumarias. Mais rostos bonitos tendem a surgir na TV, ênfase nas mulheres. Uma nova safra de modelos tende a invadir as
A Imperatriz no Tarot de Robet M. Place
A Imperatriz
Tarot de Robert M. Place
  passarelas, as agências vão ferver em 2010. Podem surgir novas linhas de produtos com “marketing ecológico” oriundos de empresas já consagradas no mercado.
    O ano 03 é um ciclo para se resgatar o valor e a dignidade à vida. Portanto, todas as formas de vida passam a ser objeto de lutas mais acirradas, aumentando o esforço das ONGs em proteger o meio ambiente e promover programas educacionais e conscientizadores a toda população mundial. Uma grande quantidade de novas espécies (botânicas ou animais) podem ser descobertas, tanto no meio terrestre como também no meio marinho. Entidades protetoras se pronunciarão com mais rigor diante do descaso dos governantes mundiais.
    Sem que os esforços de esportistas do sexo masculino sejam desfavorecidos, o arcano promete mais conquistas entre as mulheres. Por si só, isso pode significar a impossibilidade de nossa seleção de futebol garantir mais um caneco na próxima Copa. Por um lado, pode sugerir grandes frustrações; por outro, a chance de corrigir erros infantis para que não se repitam numa próxima competição. O Brasil precisará dar tudo de si para jogar seu famoso “futebol arte”.  
    Na política, mesmo sendo o ano das mulheres, não será uma delas que conseguirá se eleger. Certamente, o político que melhor sensibilizar e atender as necessidades (exigências) da
mulher brasileira será o eleito. Dilma se apresenta como o “Imperador” do tarô, arrogante e presunçosa, com atitudes “pouco femininas” - isso lhe garantiria as eleições se estas acontecessem no ano de 2011 (ano do arcano 04). Porém, será o presidente aquele que demonstrar maior sensibilidade e delicadeza no trato com a população.
    A preocupação pode recair sobre acidentes com sérios danos ambientais (vazamento de óleo ou outra substância tóxica); escândalos envolvendo modelos ou artistas; o destempero político (novos embates entre nossos governantes e a falta de respeito/ética); a desapropriação e desinstalação de várias famílias de áreas ambientais; passeatas ou movimentos urbanos promovidos por mulheres em prol da segurança pública; a natureza cobrará do homem mais rigorosamente por todos os abusos cometidos ao longo dos últimos anos.
    O ano poderá ser proveitoso, se colocado o coração a serviço das causas nobres. Um ano para valorizar mais sua esposa, mãe e amigas. Para os homens, boa fase para explorar a criatividade e aumentar sua produtividade pessoal. Para as mulheres, um período para destacar-se mais (profissional e socialmente), resgatar a própria feminilidade e sentir-se mais sensual e bela. Para aquelas que desejam ser mãe é uma ótima influência simbólica, favorecendo esse objetivo. O amor será a tônica e a beleza se fará presente. Acima de tudo, é um período para darmos mais valor à nossa vida e existência.
dezembro.09
Contato com o autor:
Giancarlo Kind Schmid: www.taroterapia.com.br
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
 
APLICAÇÕES / Leituras-Previsões / Previsões coletivas < voltar  
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2020 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil