A era digital nos torna menos pacientes a conteúdos prolixos, salvo aqueles que desejamos nos aprofundar por uma motivação interna/necessidade. Cientes desse novo público o marketing desenvolveu diferentes linguagens a fim de sintetizar imagem e conteúdo agregando idéia a um conceito popular entre as massas e que criasse uma identificação imediata geralmente com um toque de humor. E eis que surgem os memes.
E quando um meme se torna “febre” e literalmente “contagia” os internautas eis que surge o segundo fenômeno: os memes dos memes, onde cada um faz sua versão da brincadeira dentro de sua respectiva área de interesse, o que ao invés de competir com a ideia inicial, a reforça!
Mal entramos em 2017 e ao abrir as mídias sociais estava lá o delicioso meme: Logo Eu! Baseado numa vilã tanto amada quanto odiada: Nazaré Tedesco (em atuação brilhante de Renata Sorrah) personagem épico da teledramaturgia brasileira, mais especificamente numa cena em que ela dizia:
“Tentou me derrubar”?
“Logo eu: Nazaré Tedesco!”
Detalhe: ela derrubou vários personagens do topo de sua escada (com intuito de tirar do caminho) e ria descontroladamente ao vê-los rolando feitos “jacas moles!”. Ou seja: esse meme se apoia na resposta que damos á alguém que claramente nos subestimava, resultando num inteligente e irônico trocadilho. Talvez uma releitura inconsciente de um dito popular mais antigo :“Na escola que você estuda eu já fui diretor!” Ou um primo distante do meme de verões passados: “Sabe nada inocente.”
Harah Nahuz (Carla Daniela Balenzuella Nunes) é taróloga,
psicoterapeuta holística, professora de dança do ventre: www.diariodacartomante.blogspot.com.br
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores