Home page

20 de janeiro de 2025

Responsável: Constantino K. Riemma


Luar da Semana
  13.fevereiro.2023
Lua no Quarto Minguante aos 24°de Escorpião
Angela Nunes
É chegado o momento de diminuir a frequência e buscar a calma - a fase favorece. Saturno em aspecto ao Sol e à Lua representa um pé no freio e muita cobrança em relação a excessos porventura ocorridos durante a Lua Cheia. É preciso estabilizar as coisas, o que Saturno é capaz de fazer com extremo controle e retraimento – não é hora para inconsistências, aqui é preto-no-branco. Um enxugamento nos excessos ocorrerá pelo estabelecimento de limites rígidos, tudo para “por ordem” nas coisas e garantir um resultado eficaz. Porém, recursos escassos podem ser um obstáculo. Todavia, ao mesmo tempo a Lua na casa 6 deste mapa recebe influxos muito favoráveis de Netuno e Vênus em Peixes na casa 10, denotando que um trabalho  de inclusão e preocupação humanitária está em andamento e terá sucesso
Lua em Quarto Minguante
Sabemos que o planeta Vênus é rápido, e essas são questões complexas que demandam tempo, trabalho e investimento. Porém, o aspecto fluente em trígono com a Lua na casa 6, do trabalho, marca este Quarto Minguante, o que pode fazer deste um momento importante neste processo, que não deve ser desperdiçado. Uma onda de trabalho legitimamente altruísta pode ser capitalizada, assim como um ambiente infiltrado de harmonia e ideais. Favorece também o serviço público, a administração e burocracia, o trabalho e o emprego em geral.
Mapa da Lua em Quanto Minguante - 13 de fevereiro de 2023
Ainda resta dizer que o planeta Marte, agora em movimento direto, está na casa 1 do mapa do Quarto Minguante, mas sem aspectos maiores, um pouco “solto”. Porém, em relação ao mapa do país, é bom lembrar que ele ainda transita na zona de sombra de sua retrogradação, e nesta ocasião da fase Minguante está refazendo pela 3ª vez o aspecto de quadratura com o Sol do Brasil, que deflagrou desde seu início (30/10/2022, dia da votação no 2º turno das eleições presidenciais) situações de muita tensão e ameaças vividas pelo país nos últimos meses. Agora esta última quadratura, em movimento direto, completa este processo com uma ação já elaborada, que só se concluirá totalmente quando Marte ultrapassar o grau em que retrogradou (25°37’ Gêmeos, em 20/03/2023). Embora possa haver um repique, agora é diferente e esperamos que, desde já, a Lua no Quarto Minguante apoie e colabore neste processo de finalização, característica desta fase, promovendo reflexão e apaziguando os ânimos.
Esta fase se estende até o início do próximo Ciclo Lunar em 20/02/2023.
Angela Nunes
Astróloga e Psicóloga
Graduada em Psicologia (UFRJ)
Mestre em Psicologia Social (Fundação Getúlio Vargas)
Contato: angelastrologia77@gmail.com
  5.fevereiro.2023
Lua Cheia em 16° Leão.
Angela Nunes
A tendência dos próximos 7 dias é de intensa movimentação social: é a fase da Lua Cheia. A Lua chega a um ponto em que a face voltada para a Terra, que é sempre a mesma, atingirá 100% de iluminação. Na chamada oposição em relação ao Sol, os raios solares incidem verticalmente sobre a superfície lunar, proporcionando ampla iluminação em nossas noites. Agora ela estará visível durante toda a noite, nos convidando a desfrutar de sua clara companhia nos encontros e reuniões sociais. A Lua Cheia é um ponto de plenitude no qual ela atinge o clímax do ciclo, um momento em que as coisas estão em seu ponto máximo. Daí que, como num transbordamento, as energias tendem a um movimento de exteriorização, aumentando o nível de atividades dos acontecimentos. Em muitos casos, isso se mostra como um resultado exposto às claras.
Imagem do acervo da Autora.
Na ampliação de tudo, as emoções precisam ser extravasadas, o que se faz melhor em conjunto, na convivência social, no compartilhamento das experiências. Por isso, é boa época para festas, eventos, promoções, lançamento de produtos e publicações, para divulgar qualquer coisa que necessite de popularidade. No signo de Leão, mais intensa e calorosa é a expressão emocional, sensações a flor da pele, privilegiando-se a criatividade, as artes, as festas e comemorações.
No mapa da Lua Cheia os luminares posicionam-se no eixo das casas 2/8, associado com assuntos financeiros. Urano está praticamente no ponto médio entre a Lua e o Sol, fazendo aspecto tenso aos luminares, podendo refletir alterações ou flutuações financeiras, instabilidades de um modo geral. Podem ocorrer surpresas e situações inesperadas que obriguem a uma mudança repentina de direcionamento com necessidade de improvisação - é bom ter um “plano B”. Além disso, este aspecto pode representar correria, nervosismo, ansiedade, excesso de atividades, estresse. Alguma coisa ou algo forçará uma mudança que não estava no planejamento – Urano é dado a surpresas.
Mapa da Lua Cheia aos 16º40 de Leão
Júpiter no Meio do Céu promete mais do que prestígio, também capacidade de crescimento, confiança e otimismo - isto aparece forte - podendo haver algum excesso, pois o momento é de expansão. Mas um trígono muito próximo de Saturno ao Ascendente do mapa garante comedimento e capacidade de controle. Negociações continuam de vento em popa, agora no trígono de Urano e Mercúrio, representando mudança renovadora – no plano internacional também e principalmente. Conversas, acordos, entendimentos, negociações, comunicação que flui no geral, conferem um ar de renovação e andamento das coisas. No mais, alguma estratégia pode ser notada na posição de Marte “escondido” na casa 12. Serão, portanto, dias de muito agito, informação e circulação de novidades. E nós no meio deste turbilhão.
Data e posição das faces da Lua nas próximas semanas
A Lua Cheia vai até o dia 13/02 quando começa o Quarto Minguante.
Angela Nunes
Astróloga e Psicóloga
Graduada em Psicologia (UFRJ)
Mestre em Psicologia Social (Fundação Getúlio Vargas)
Contato: angelastrologia77@gmail.com
  28.janeiro.2023
Lua no Quarto Crescente - 8° de Touro
Angela Nunes
Nesta fase os fatos começam a acontecer de forma mais rápida, as coisas se aceleram. Lua e Sol (em quadratura ascendente, que é o aspecto do Quarto Crescente) estão angulares no mapa, o que ressalta mais a força desta fase atual. Há um misto de iniciativa e pressa de resolução de problemas de forma muito rápida, numa situação que se joga pra frente face às necessidades.
Mapa do céu na Lua Crescente de 28 de janeiro de 2023
Deve-se ter cuidado com as precipitações para que se possa avançar rumo aos objetivos com alguma margem de garantia. Porém, na lunação em Aquário, avanços são necessários mesmo com riscos de mudanças repentinas e situações não esperadas, principalmente com o envolvimento de Urano. Há um incremento de energia impulsionando as atividades, por isso é favorável aproveitar este impulso para progredir e crescer em direção aos nossos objetivos e naquilo que nos importa. O desafio será controlar o excesso de coisas acontecendo ao mesmo tempo e dentro disso efetuar as melhores escolhas, que possibilitem um resultado plausível.
Data e posição das faces da Lua nas próximas semanas
O Quarto Crescente vai até o dia 05 de fevereiro, quando ocorre a Lua Cheia.
Angela Nunes
Astróloga e Psicóloga
Graduada em Psicologia (UFRJ)
Mestre em Psicologia Social (Fundação Getúlio Vargas)
Contato: angelastrologia77@gmail.com
  21.janeiro.2023
Lua Nova no 1º de Aquário
Angela Nunes
O primeiro ciclo Lunar do ano de 2023 começa no dia 21 de janeiro, em graus iniciais do signo de Aquário (01°32’).  É sempre bom lembrar que o ciclo lunar, através do mapa traçado para o seu início (hora local), é um guia tradicional de assuntos na esfera coletiva, sendo a Lua um astro associado a questões públicas. Portanto, diz respeito a situações que envolvem a todos nós, de um modo geral. De um modo particular, vai depender da comparação deste mapa com o nosso mapa pessoal.
Aquário
Imagem do acervo da Autora.
O ciclo lunar anterior (23/12/2022) foi marcado pela casa 12 dos mapas, tanto na Lua Nova quanto se repetindo na Cheia e, portanto, dizendo respeito a assuntos encobertos, situações abaixo de nossa linha de visão e controle, como ‘um programa que está rodando e a gente não vê’ - como foi falado antes. O ciclo que agora se inicia (21/01/23) muda o cenário para a casa 7, indicando que o foco está nas relações externas, declaradas e evidentes.
O encontro da Lua com o Sol, ou Lua Nova, em Aquário reflete o simbolismo aquariano humanitarista dirigido às questões sociais e coletivas. Neste momento, é importante considerarmos nosso papel e contribuição social e de que forma nos comportamos e colaboramos perante a coletividade, em detrimento de uma atitude individualista. A propósito, esses graus iniciais de Aquário já foram sensibilizados em 2020 pela entrada da conjunção Júpiter/Saturno em signos de Ar, o que ocorre apenas a cada 200 anos. Além disso, o Planeta Plutão fará sua estréia no signo de Aquário ainda neste ano (março/2023). Portanto, os princípios aquarianos de visão voltada para o social, a coletividade, o igualitarismo social, associações e cooperativas em grupos de pessoas com as mesmas demandas sociais, estão se tornando um foco central e importante.
Mapa da Lua Nova de janeiro.2023
Na Lua Nova em Aquário, projetos e ações que valorizem os grupos sociais, as associações entre pessoas na construção de melhorias e favorecimentos da sociedade são o alvo e estarão mais em sintonia com o momento e o céu. Além disso, o respeito pelas diferenças é pedra angular em Aquário. Planejar e propor ações em grupo, juntar pessoas com a mesma visão e ideais para uma construção comum será a forma mais favorável de empreender e se comportar. A lunação ocorrendo na casa 7, reforça as relações sociais em termos de parcerias, colaboração entre os pares.
Porém, com a presença de Plutão pelas redondezas da lunação, pode haver alguma pressão sobre as relações pois ele é o planeta mais próximo a um ângulo (descendente), embora ocidental e dissociado em relação à lunação - isso pode atenuar a situação, diminuindo sua influência. A lunação na casa 7 indica a importância dos agentes externos e o quanto deles se depende - as parcerias são fundamentais nesta posição. Mas, como dissemos, o planeta Plutão embora numa posição já ultrapassada pelo Sol, está não só próximo à lunação, mas em aspecto tenso com o mapa (quadratura exata ao Meio do Céu) podendo ser um ‘parceiro’ inflexível e não muito colaborativo, agindo em razão de seus próprios interesses, exercendo um poder de influência a olhos vistos, desafiando os objetivos e as metas públicas e sociais estabelecidas para serem alcançadas.
Há risco de pressão por mudanças, mas há também espaço para apostarmos na força desta lunação. No contrabalanço, Marte, que é o regente do Meio do Céu, já está em movimento direto após 72 dias retrógrado. Isto favorece as movimentações, as atividades, a vontade de entrar em ação, liberando o caminho para os grupos sociais trabalharem. Vale para todos nós, que estávamos com aquela sensação de coisas emperradas, se arrastando - voltamos às atividades fluentes, as coisas finalmente começam a andar. Além disso, Mercúrio também vai na mesma direção pois já retomou o movimento direto (18/01), o que distensiona os contatos, as comunicações, o que se fala e escreve, as negociações, andamento de papéis e documentos. Há portanto esta sensação de alívio no ar, sendo uma tendência real que podemos assimilar às nossas propostas. Oportunidades de mudanças e novidades continuam fortes visando renovação, potencializadas pelos princípios aquarianos desta lunação.
A Lua Nova vai até o dia 28 de janeiro, quando se inicia a fase do Quarto Crescente.
Angela Nunes
Astróloga e Psicóloga
Graduada em Psicologia (UFRJ)
Mestre em Psicologia Social (Fundação Getúlio Vargas)
Contato: angelastrologia77@gmail.com
  14.janeiro.2023
Quarto Minguante — em 24°38’ de Libra
Angela Nunes
Finalmente chegamos ao Quarto Minguante, última fase do ciclo lunar, momento em que a Lua nasce à meia noite e se põe ao meio dia. Nesta noite seu formato assemelha-se a um “D”, e quem curte a madrugada poderá vê-la diminuindo sua forma e luminosidade ao longo de 7 dias, surgindo a cada dia mais tarde - é muito linda de se ver.
Lua Minguante, em formato de D (decrescente)
Imagem do acervo da Autora.
Nesta fase o impulso vital se recolhe interiorizando-se, decrescendo o ritmo externo das coisas o que se reflete em atividades mais calmas. Com o Sol aproximando-se de Plutão, e em quadratura com a Lua, favorece uma atitude de aprofundamento e reflexão, próprio deste momento de recolhimento vital. O desprendimento também é bem vindo, seja se desfazendo de objetos, daquilo que não serve mais ou simplesmente fazendo limpezas que diminuam os acúmulos.
Mercúrio retrógrado também conta favorecendo as revisões e, em Capricórnio, inclinando ao planejamento, o que vem a calhar para um início de ano - aproveite! Marte já em movimento direto sinaliza para o entendimento e um momento mais apaziguador.
O Quarto Minguante vai até o dia 21/01 quando ocorre a próxima Lua Nova e um novo ciclo mensal se inicia.
Angela Nunes
Astróloga e Psicóloga
Graduada em Psicologia (UFRJ)
Mestre em Psicologia Social (Fundação Getúlio Vargas)
Contato: angelastrologia77@gmail.com
  6.janeiro.2023
Lua Cheia no signo de Câncer
Angela Nunes
Com a entrada da fase da Lua Cheia chegamos ao ápice do ciclo, que se iniciou ainda no ano recém terminado. Portanto, o ano civil já tem seu começo numa atmosfera expansiva, propiciando um ambiente de continuidade de comemorações. Agora com 100% de seu disco iluminado, a Lua aparece quando o Sol se põe ficando visível durante toda a noite.
Lua Cheia
Imagem do acervo da Autora
Com o ambiente externo naturalmente mais claro, e favorecido pela estação mais quente do ano, a Lua atua como um chamariz para as atividades sociais, públicas, em grupo. Por isso, a Lua Cheia é propícia para a realização de eventos, comemorações, lançamentos, encontros públicos e toda sorte de atividades que reúnam muita gente. Emoções e sensações se aguçam nos deixando à flor da pele, aumentando a sensibilidade reinante no ambiente. Isto está reforçado pela Lua estar em Câncer, signo de Água que ela mesma rege. Assim, os sentimentos afloram com facilidade e as coisas acontecem mais pela proximidade entre as pessoas e pelo envolvimento emocional. O teor de sensibilidade emocional reinante durante esta Lua Cheia será alto.
Apesar de que na Lua Cheia a tendência é de tudo ser colocado às claras, no mapa ela está posicionada novamente na casa 12, que é uma casa de reserva, repetindo a mesma posição que a Lua se encontrava no mapa de início deste ciclo (Lua Nova). Isso indicava acontecimentos de acesso indireto, fora do nosso controle e abaixo de nossa visibilidade. A repetição da Lua na mesma casa reforça essas questões, mas agora com chance de alguma luz - algum resultado a Lua Cheia sempre nos proporciona. Mas Mercúrio ainda retrógrado (até o dia 18/01) e, principalmente, o planeta Marte também (até o dia 12/01) conduzem na mesma direção da Lua na casa 12 sinalizando que há coisas que ainda não sabemos de todo, que estão sendo revistas, reavaliadas. Marte, mesmo retrógrado, mostra-se em configurações fluentes, indicando que seu potencial de beligerância está cambiando a força para uma atuação mais cooperativa, promessa do início deste ciclo (Lua Nova). Eventos assistenciais, de apoio e que envolvam doações estão favorecidos.   
 
O planeta Urano, da mudança e do progresso, aparece com um papel destacado nesta lunação. Na Lua Nova, início deste ciclo, estava em trígono ao Ascendente e ao Mercúrio conjunto a ele, já indicando perspectivas de mudanças inovadoras. No mapa da Lua Cheia ele aparece mais destacado ainda, como o astro mais elevado, dominante, conjunto ao Meio do Céu e em aspectos fluentes aos luminares. A força da mudança inovadora aparece forte, mas não sem resistência. Mesmo com Saturno se afastando gradativamente do aspecto tenso com Urano, e este sendo seu regente (ambos regem Aquário), ainda mostra um “cabo de força”, uma tensão entre forças de estagnação e o progresso, entre o conservadorismo e a necessidade de mudança renovadora, com grandes perspectivas de vantagem para esta última.
 
A Lua Cheia acompanha nossas noites durante 7 dias, até 14/01/2023, quando se inicia a fase  do Quarto Minguante.
Angela Nunes
Astróloga e Psicóloga
Graduada em Psicologia (UFRJ)
Mestre em Psicologia Social (Fundação Getúlio Vargas)
Contato: angelastrologia77@gmail.com
  29.dezembro.2022
Lua no Quarto Crescente - 29 de dezembro
Angela Nunes
Conforme a Lua vai ganhando mais luminosidade, tudo vai se acelerando, aumentando o ritmo dos acontecimentos. Esta é uma fase normalmente de maior atividade do mês, em que devemos aproveitar para colocar nossos projetos, idéias, planos para a frente, o que combina com o momento de entrada do Ano Novo. Porém, o período pode estar mais acelerado do que de costume uma vez que a Lua encontra-se em Áries, signo de Fogo, em aspecto fluente com Marte que a rege neste momento. Por sua vez, Marte retrógrado está novamente enfatizado, próximo ao Meio do Céu do mapa feito para Brasília. Portanto, podemos ainda esperar um clima de ações contundentes, atividades intensas e manifestação de força. Contudo, o aspecto fluente com a Lua pode ajudar a escoar tanta energia de forma mais construtiva. Investimentos, soluções novas e criativas estão surgindo, prevalecendo uma visão de mudança favorável e progressista.
Mercúrio, agora já em movimento retrógrado, é o regente do Ascendente do mapa da Lua Crescente (para Brasília), além de ser também o regente do Meio do Céu. Lembrando que estava conjunto ao Ascendente do mapa da Lua Nova, marcando portanto esta atual Lunação, torna-se mais relevante ao ficar retrógrado. Regente de linhas de transmissão em geral, no seu período de retrogradação Mercúrio retém o fluxo, o que pode levar a atrasos, confusões no trânsito e, em relação a informações, mal entendidos e erros involuntários ou propositais, podendo causar mais problemas nas comunicações. Some-se a isto o momento em que estamos de final de ano onde normalmente já são esperadas maiores movimentações e deslocamentos. Mercúrio retrógrado colabora com o mapa da Lua Nova na casa 12, endossando situações veladas e abaixo de nossa visibilidade. Mas a conjunção partil com Vênus e o sextil com Netuno devem amenizar essas situações.
A propósito, este ano a passagem para o Ano Novo civil acorre durante esta fase do Quarto Crescente, aliando-se à atmosfera de crescimento e otimismo característica desta ocasião frente a um “novo tempo”. A Lua estará presente no céu da festa enfeitando a noite, podendo ser vista no alto do céu entre 18 e 20 h, descendo sobre o poente a 1:00 h da manhã do 1º dia do ano (no Rio de Janeiro).
O Quarto Crescente vai até o dia 6 de janeiro de 2023, quando ocorre a Lua Cheia.
Angela Nunes
Astróloga e Psicóloga
Graduada em Psicologia (UFRJ)
Mestre em Psicologia Social (Fundação Getúlio Vargas)
Contato: angelastrologia77@gmail.com
  23.dezembro.2022
Lua Nova em Capricórnio
Angela Nunes
No dia 21 de dezembro o Sol ingressou no grau zero do signo de Capricórnio. Este signo compõe, juntamente com Áries, Câncer e Libra, a chamada Cruz Cardinal, que marca os inícios das estações. Desde os primórdios, os povos antigos se utilizavam do céu como fonte de orientação valendo-se da posição do Sol durante o ano, assim como de ascensões e culminações de estrelas e planetas. O conhecimento sobre a mudança das estações foi de enorme vantagem para a organização da vida e a sobrevivência. Culturas do mundo todo construíram enormes monumentos, como Stonehenge, para rastrear os Solstícios. Sabiam que o céu oferecia movimentos cíclicos precisos e confiáveis.
Luar - Lua Nova em Capricornio
O grau zero de Capricórnio marca o início do verão no Hemisfério Sul. Significa dizer que agora o Sol, em seu movimento aparente, alcançou o ponto mais baixo ao Sul do Equador, atingindo o trópico de mesmo nome: Capricórnio. Daqui pra frente, o Sol muda a direção de seu movimento aparente, tomando o caminho inverso, de volta ao Hemisfério Norte. Mas antes, ele faz uma espécie de parada, o que foi chamado de "pausa do Sol" ou Solstício. É neste dia (21/12) que ocorre o maior período de luz para nós, que estamos no Hemisfério Sul, com o dia mais longo do ano e a noite mais curta: é o início do Verão. No Hemisfério Norte, devido à natureza complementar da Terra, ocorre o contrário.
Este ano, dois dias após o Solstício ocorre a Lua Nova em Capricórnio, quando a Lua encontra com o Sol (23/12) iniciando um novo ciclo lunar. Essa ocasião pode ser ilustrada como uma nova semente sendo lançada, fruto deste encontro, plena do potencial capricorniano. Assim, o signo de Capricórnio está astrologicamente em destaque e reforçado, sediando além da Lua Nova os planetas Vênus, Mercúrio, Plutão e também o Ascendente desta lunação (Brasília). Sendo um signo do elemento Terra, os princípios de Capricórnio se baseiam na delimitação, na prudência e na cautela, na necessidade de se partir de uma base organizacional que estruture limites a fim de obter um resultado concreto. Busca demarcar no mundo exterior o que é real e capaz de eficácia. Planetas em Capricórnio seguem estas diretrizes, estando sujeitos à considerações de ordem prática. A Lua Nova neste signo promove e acentua estes significados. São os valores que devemos seguir neste momento ao agir ou ao iniciar algum projeto visando um resultado eficaz uma vez que todo início de ciclo é sempre uma oportunidade de começo algo de novo.
Mapa astrologico da Lua Nova a 1º de Capricornio
Mapa astrológico da Lua Nova em 1º 32' de Capricórnio,
às 7h16'50'' do dia 23 de dezembro (Brasília).
Na configuração do mapa da Lua Nova, Mercúrio é o planeta mais próximo ao Ascendente indicando muita movimentação mas na base das escolhas pela objetividade racional e lógica, com espírito crítico. Um trígono com Urano garante novidades e uma intenção inovadora, progressista. Um certo otimismo exagerado e um pouco fora da real, porém criativo, compõe o momento, mas será preciso considerar que há muito chão pela frente, o que se reflete também pela retrogradação próxima de Mercúrio no dia 29/12, mudando a direção do fluxo das coisas. Porém, a espera e a demora são comuns aos investimentos em Capricórnio, cujos projetos precisam ser bem estruturados, sendo de longa duração, resistentes ao tempo. Marte ainda retrógrado (até 12/01/2023) e sem aspectos maiores, em Gêmeos, parece solto, destacando-se dos outros planetas - isto sugere atenção a ele. Aponta pelo menos para uma atuação mais subliminar, inclinando-se a fazer um elo com a lunação e os planetas que estão na casa 12 do mapa. Isto tem a ver com coisas que operam abaixo do nível de visibilidade comum, e também fora do nosso controle direto.
A propósito, não obstante todo o desempenho concreto e objetivo induzido por Capricórnio, o momento diz respeito também conjuntamente a uma atitude intuitiva, criativa, capaz de alcançar algo de forma indireta. É bom frisar que obras sociais e assistenciais estão favorecidas e a proximidade com o Natal propicia a doação. A fase Nova vai até o dia 29/12, quando se inicia o Quarto Crescente.
Angela Nunes
Astróloga e Psicóloga
Graduada em Psicologia (UFRJ)
Mestre em Psicologia Social (Fundação Getúlio Vargas)
Contato: angelastrologia77@gmail.com
  16.dezembro.2022
Quarto Minguante em Virgem
Angela Nunes
Em meados do mês de dezembro, finalmente parece que as coisas tendem a se acalmar, com a entrada da Lua Minguante, o que ocorre exatamente no dia 16, com a Lua a 24º de Virgem. Mais do que nunca, nos sentiremos gratos com sua chegada, sábia é a natureza que nos proporciona suas fases, estações, mudanças.
Luar - Lua Minguante - Pixabay
Imagem iStock-Pixabay
A Lua Minguante nasce em torno da meia-noite e se põe ao redor do meio-dia, sendo muito bonita e apaziguante de se ver, com um formato em "C" voltado para o leste (nascente). O decréscimo de sua luminosidade nos reflete uma diminuição de ritmo. Com Vênus seguindo Mercúrio, os dois em Capricórnio, as atividades sociais e os acontecimentos públicos vão se abrandando de modo a nos induzir naturalmente a um tempo mais tranqüilo.
Luas - fase minguante - 16 de dezembro 2022
Vale dizer, principalmente aos sintonizados com o céu, que esta é a ocasião adequada para reflexão de um modo geral e também sobre o que foi feito durante este ciclo, que vai até o dia 23 de dezembro, quando um novo se inicia com a próxima Lua Nova.
Angela Nunes - Astrologia - Fases da Lua
Angela Nunes
Astróloga e Psicóloga
Graduada em Psicologia (UFRJ)
Mestre em Psicologia Social (Fundação Getúlio Vargas)
Contato: angelastrologia77@gmail.com
  8.dezembro.2022
Lua Cheia em Gêmeos
Angela Nunes
Conforme nos acostumamos a acompanhar pelo simples olhar as mudanças diárias na forma da Lua, ela se move afastando-se do Sol até que alcança o seu oposto, a 180° de distância. Por ficar assim totalmente frente a ele, recebe seus raios luminosos por inteiro: é a Lua Cheia. Neste dia, enquanto o Sol se põe, ela surge do outro lado do céu e nos fará companhia durante toda a noite nos deixando, nos próximos 7 dias, com nossas noites iluminadas e convidativas. Mas a mais clara de todas é a noite da Lua Cheia plena (08/12). Se o céu estiver aberto, sem nuvens, com tempo bom, dificilmente não nos chamará atenção. Mais ainda desta vez, pois ela aparecerá bem próxima ao planeta Marte no céu da Terra: será lindo de se ver.
Lua da Semana - 8.dezembro - Lua Cheia
Imagem do acervo da Autora.
No entanto, além da beleza visual, ela também nos envolve sutilmente com as qualidades de cada fase, arquétipos construídos e assimilados por nós desde os tempos imemoriais. Assim, a fase Cheia é a mais chamativa e impactante por motivos óbvios de sua presença em plenitude. Com o disco totalmente preenchido, reflete para nós uma branca claridade que nos atrai à convivência social, ao burburinho que se forma, ao encontro e interação com as outras pessoas. A Lua Cheia nos motiva aos eventos de cunho social, sendo propícia para todo tipo de acontecimento público. Nesta fase, tudo funciona melhor em conjunto. É nesta atmosfera que estaremos a partir de 08/12 e nos próximos 7 dias seguintes. Aquilo que foi iniciado antes, durante a Lua Nova, agora mostra seu resultado, pois a Lua Cheia coloca tudo às claras. Esse é o momento de aparecerem os resultados, sejam quais forem. De um modo geral, a tendência é de acontecimentos ficarem à mostra, chegando ao seu ponto máximo de manifestação.
 
Luar da Semana -8.dez.2022
Se a fase da Lua Cheia já exacerba naturalmente os ânimos nos deixando à flor da pele, o encontro dela com o energético Marte – o planeta vermelho – no momento de sua máxima expressão promete um clima emocional intenso, de muita inquietude e agitação, cheio de movimentação externa. Se prevalecer um comportamento de imposição de vontades "no grito", sem base, isto pode deixar os ambientes conturbados e confusos, criando um clima de beligerância e agressividade, conforme a configuração celeste indica. Podemos nos sentir e comportar de forma mais reativa que o normal, por isso é recomendado espírito crítico e cautela, sempre que possível. A exacerbação da impulsividade pode levar nesse caso a um resultado falho e dispersivo, desapontador, em meio a enganos e confusões. Mas nem tudo está perdido porque, por outro lado, com apoio de Saturno, oportunidades de percepção adequada e certo controle também estarão presentes para aqueles que se dispuserem a baixar expectativas, abrir mão de excessos e coisas fora do alcance real. Além disso, favoravelmente, Mercúrio já no grau primeiro de Capricórnio, signo de Terra, trará alguma objetividade, somando com o controle de Saturno – esperamos que assim seja. A Lua Cheia e seus efeitos desdobram-se por 7 dias, indo até 16 de dezembro, quando se inicia a fase Minguante.
Angela Nunes - Astrologia - Fases da Lua
Angela Nunes
Astróloga e Psicóloga
Graduada em Psicologia (UFRJ)
Mestre em Psicologia Social (Fundação Getúlio Vargas)
Contato: angelastrologia77@gmail.com
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2020 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil