Home page

06 de maio de 2024

Responsável: Constantino K. Riemma


Oito de Paus no Tarot
Betôh Simonsen
Visualmente, o número 8 é composto de 2 círculos colados entre sim, simbolicamente representando o interior e o exterior; o dentro e o fora; o eu e o outro; eu e o mundo; mente e coração; meus amigos e meus inimigos e outras inúmeras formas de polaridades.
Oito de Paus -
Um oito de fogo
Foto de https://br.freepik.com/fotos-premium
Pelo sistema que desenvolvi referente à interpretação dos arcanos menores (existem muitos outros) correlaciono os números aos 10 primeiros signos (Aquário e Peixes são signos de síntese) e desta forma associo o número 8 ao signo de Escorpião.
Escorpião é um signo fixo e do elemento água. Entendo que os signos fixos procuram a estabilidade e segurança e o elemento água está associado às emoções.
Nesse sistema, se fosse 8 de Copas (água) seria uma busca de estabilidade harmônica com a energia do outro ou do ambiente, mas no caso de Paus (fogo) será exatamente o contrário. Acredita-se que o outro é o responsável pelo fato de tudo estar andando mal e que é necessário agir com muita firmeza sobre ele para que a situação mude. É o símbolo das brigas, das pressões psíquicas e, nos limites, da agressividade, dos ódios e das emoções violentas; encarando os outros como inimigos e dos causadores de nossas aflições dos perigos e dificuldades que corremos, reais ou imaginários. Muitas vezes, como nos sentimos ameaçados, reagimos com violência. Este processo pode ir de uma simples irritação por um probleminha no trânsito ou por um fato exterior que consideramos injusto; indo até brigas, separações e mesmo guerras pelas quais achamos que temos razão. Quem não pensa como a gente está contra nós. Muitas vezes, quando não aceitamos alguma coisa, procuramos desqualificar a pessoa ou grupo que a expressa.
Oito de Paus
Oito de Paus nos tarôs Visconti Sforza (1451), Marselha (1760) e Balbi (1976)
Julgamos, muitas vezes sem uma reflexão mais profunda, usualmente com a soberba de acharmos que nossas crenças e sistema de valores são os únicos aceitáveis e verdadeiros. É o que percebemos muito na política e nas religiões.
O entendimento desta carta me colocou em um impasse: frequentemente falo que todas as cartas podem ter um aspecto positivo. Quais aspectos positivos poderia ter o 8 de Paus? Bom, a primeira coisa que me veio à mente foram os antibióticos. Eles são anti-vida pois procuram matar as bactérias para que a saúde retorne. Depois, muitos grupos ativistas, por exemplo, contra a corrupção, contra o ataque às minorias, contra o desmatamento, as greves etc. podem ser considerados uma ação de 8 de Paus.
Simbolicamente, quando pedimos ao Arcanjo Miguel que corte o mal que nos atinge, estamos invocando uma ação de 8 de Paus sobre o que acreditamos serem as forças negativas. Até mesmo quando estamos combatendo nossas gorduras através de um regime pode ser considerado um 8 de Paus. Quando entramos na justiça por alguma causa, também é um 8 de Paus.
Neste ano de 2022, o mês de agosto, que também é um oito, está nos mostrando muitas tensões entre países, políticos e indivíduos. O despertar da kundalini planetária nos traz também muitos terremotos, furacões, incêndios e inundações.
Talvez, a essa altura, nem precisasse falar que o ideal seria procurar fatores de entendimento, acordos, convergências e equilíbrio emocional, percebendo que poderemos ser responsáveis pelo nosso estado de espírito independente dos que nos aconteça. Mas, este seria um assunto para outra carta.
Bom agosto para todos. Paz.
Betôh Simonsen  -  betohsimonsen@uol.com.br
www.betohsimonsen.com.br
www.facebook.com/roberto.simonsenneto
Outros trabalhos seus no Clube do TarôAutores
Edição: CKR 15/08/2022
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2020 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil