Home page

08 de janeiro de 2025

Responsável: Constantino K. Riemma


  Torre de Babel - outubro .2022
Os falsos profetas
Rui Sá Silva Barros
Historiador e Astrólogo
A conjuntura é marcada pela quadratura de Marte/Netuno no céu, aspecto que evoca Cruzada e Guerra Santa acabando mal, Netuno desfoca a meta e dispersa a força de Marte, no dia da eleição o planeta vermelho estará em quadratura a Júpiter, outro aspecto difícil.
Os quatro institutos de pesquisa (Datafolha, Ipec, Ipespe e Quaeste) acertaram a votação em Lula na margem de erro, mas erraram feio com Bolsonaro. As explicações abundam e podemos descartar um complô, a teoria conspiratória é a atividade intelectual dos lunáticos. As amostras podem estar defasadas, pois foram baseadas no Censo de 2010, os eleitores do atual presidente se recusaram a declarar o voto e ameaçaram os pesquisadores e muitas outras hipóteses. As maiores diferenças ocorreram em SP, RJ e RS. Parte da subida de Bolsonaro veio dos brancos e nulos que caíram pela metade do que foram em 2018.
Se os dois candidatos mantiverem os votos do primeiro turno, eles estarão brigando pelos 9% dos demais candidatos, 4% de brancos e nulos e 20% dos ausentes (32 milhões de eleitores). Será uma briga de foice no escuro. Mesmo que Tebet, Ciro e outros candidatos manifestem seus apoios isto não significa que seus eleitores seguirão a decisão.
Torre de Babel - outubro.2022 - TEmpestade de granizo no sul de Minas.
Até tempestade de granizo caiu no sul de Minas. Do site climatempo
Situação — A grande votação – do presidente, dos deputados e senadores – mostra como a mentalidade de extrema-direita (Marte/Saturno) está enraizada na sociedade brasileira. Sim, as isenções de impostos e a farta distribuição de benefícios pesaram consideravelmente, mas há mais coisa em jogo: parte da população acredita piamente que o presidente promova valores cristãos com o culto à violência e a indiferença ao sofrimento alheio. É a síndrome de Estocolmo, o amor ao algoz. A psicologia social tem um enorme material de estudo aqui.
Mais bondades estão anunciadas e ele terá o apoio de vários governadores. Uma enxurrada de mentiras marcará a campanha do segundo turno, especialmente porque Marte está em quadratura a Mercúrio (veja o mapa do Brasil). Ele precisa de mais 7%, é difícil, mas não impossível. Os aspectos mencionados acima de Marte atrapalham. Quanto aos planos para um segundo mandato já foram anunciados: subjugar o STF, depois a mídia, é o caminho polonês.
Oposição — É surpreendente que Lula tenha alcançado 48% dos votos válidos sem mobilização, sem grande atividade de rua (exceto no Nordeste) e numa propaganda calcada nas realizações do passado (2003/10). A rede digital ainda é precária e a reação às mentiras foi débil. Precisa de mais 1,5% de votos, mas se continuar nesta toada perderá a eleição. É preciso ir às ruas e dizer claramente o que fará no governo. Agora os programas eleitorais e os debates serão importantes, qualquer derrapada pode decidir o jogo.  Vênus representa a oposição e atravessa Libra próxima ao Sol, no final do mês passa para Escorpião que requer um esforço extra.
Congresso — A observação de Ulysses Guimarães sobre a piora progressiva da composição da casa se confirmou. Agora os partidos que apoiam o presidente já somam metade dos deputados. Se eleito Lula terá grande dificuldade para governar. Vendo a votação de Pazuello, Salles e Moro, concluímos que o crime compensa sim. As emendas secretas funcionaram, metade dos deputados é reeleita.
Torre de Babel - outubro.2022 - Ulysses e a Constituição
O profeta Ulysses mostra a Constituição promulgada em 1988. Do site Jota.
Os partidos de oposição somam uns 150 deputados de um total de 511. O MDB está definhando devagar, mas ainda é relevante nos municípios, já o PSDB teve uma queda violenta com a velha guarda sendo alijada desde a ascensão de Dória. Há rumores de uma fusão entre União Brasil (PSL+DEM) e o PP malufista, seria o maior partido se isto se confirmar.
EconomiaNeste ano fizeram uma farra, cortaram impostos diminuindo a receita e aumentaram as despesas; bondades eleitorais à custa da dívida pública. O povo ficará muito contente quando os impostos voltarem e os subsídios acabarem. A retomada dos serviços e o consumo das famílias sustentaram o PIB este ano, mas a indústria e o comércio já desaceleram bem como o crédito total, a inadimplência ainda muito alta.
Depois da farta distribuição de benesses notaram que precisaram fazer um contingenciamento e as Universidades públicas sofreram um corte de 3 bilhões, estão sem dinheiro para pagar água e luz. E tiveram que voltar atrás. A OPEP reduziu a oferta de petróleo o que significa que o preço já está subindo, mas aqui os preços dos combustíveis só subirão depois do dia 30, lógica econômica cristalina.
Mundo Afora
A guerra entrou em novo patamar com o governo russo promovendo o plebiscito nas 4 áreas do leste/sudeste da Ucrânia. O governo de Kiev não aceitará a perda dos territórios e a guerra prosseguirá com um agravante, o governo de Moscou interpretará isto como uma agressão ao seu território o que autorizaria ao uso de armas mais potentes e tendo por alvo grandes cidades ucranianas.
Torre de Babel - outubro.2022 - Herança russa
Donetzk em ruínas: a herança russa. Do blog Não questione.
E mudou de patamar também pelos estragos feitos nos dois gasodutos Nord Stream. A ideia propagada no Ocidente que os russos sabotaram as instalações é ridícula, para eles basta estancar o fluxo. O caso é que agora não chegará gás nenhum na Alemanha e em outros países europeus, o que significa paralização de indústrias e frio no inverno.
Não há dúvida que o prolongamento da guerra começa a trazer insatisfação na população russa como ficou evidente na convocação de 300 mil reservistas. Em breve Saturno que está na casa 7 (em quadratura a Vênus/Plutão natal) retomará o movimento direto e acelerando o processo, Júpiter faz quadratura ao Sol natal, Marte faz oposição e Netuno quadratura ao Marte natal (veja o mapa da Rússia). Isto dá um sinal do nível de tensão presente.
União EuropeiaO que está acontecendo por lá é chocante, para agradar Washington os dirigentes não titubearam e estão prejudicando a indústria e a população com os preços dos combustíveis. O que vai acontecer no inverno? Uma primeira resposta foi dada na Itália onde o partido Fratelli, de extrema direita, vai governar na companhia de Berlusconi e Salvini. A estadia de Saturno sobre o Sol foi letal, agravada pela passagem de Júpiter sobre a Lua (veja o mapa da UE).
InglaterraDurante 10 dias o regime patrocinou um cerimonial Antigo Regime para o funeral da rainha. É compreensível, os ingleses não têm muito do que se orgulhar. Em meio a isto a nova premiê Liz Truss anunciou um corte de impostos para empresas e os ricos, quando a maioria da população pena para pagar combustível e eletricidade. É o cinismo em estado puro e protestos são esperados. Júpiter está em quadratura ao Ascendente e Saturno cruzará o MC em breve (veja o mapa da Inglaterra).
Clima extremado
A guerra, conflitos geopolíticos, inflação e eleição no Brasil absorveram atenções durante o ano e acabamos deixando passar a gravidade dos eventos climáticos. Ocorreram coisas improváveis: secas e incêndios na Austrália são comuns, mas não a enxurrada que cobriu várias cidades, o mesmo pode ser dito do Paquistão que ficou embaixo de água no verão.
No Hemisfério Norte, calor e incêndio têm ocorrido nos verões dos últimos anos, mas desta vez a seca chegou a um ponto tal que rios se tornaram inavegáveis na Europa e China. No Brasil, que tem grande território, aconteceu de tudo e mais um pouco. Furacões e tufões fizeram grandes destruições no Pacífico e no Caribe. Se estes eventos persistirem no ano que vem, é sinal que estamos entrando em um novo patamar, a do sem retorno. É muito sofrimento: mortes, perdas de imóveis, lavouras etc.
Política e religião
Andaram juntas desde o aparecimento do Estado nas cidades sumérias e no Egito, 5 mil anos atrás. Os sacerdotes foram conselheiros dos governantes e os reis participavam ativamente das cerimônias religiosas. Esta fusão perdurou durante muito tempo até a emergência dos modernos estados constitucionais.
Torre de Babel - outubro.2022 - Faraó apresentando oferenda
Faraó apresentando oferenda aos deuses. Do site dreamst.
O Estado laico garante a liberdade de culto religioso e a igualdade das igrejas perante a lei. Isto não impede a formação de partidos com ênfase religiosa, vários ostentaram a denominação cristã no título como na Itália e na Alemanha, sem que isto implicasse em qualquer problema. Na Inglaterra e nos países nórdicos há igrejas estatais mantidas com verbas do Orçamento. No Brasil temos um partido social cristão e o Republicanos é dirigido por líderes evangélicos.
Até aqui nada de problema sério, mas a contracultura da década de 60 nos EUA alterou a situação. Os movimentos negro, feminista e gay demandavam políticas públicas que os governantes vagarosamente atendiam tais como a legislação dos direitos civis, a liberdade para abortar assegurada pela Corte Suprema etc.
Os evangélicos se sentiram ameaçados e o movimento cresceu na televisão em tom bastante agressivo com chamadas fortes para a ameaça de aniquilação do país por conta da imoralidade. Na década de 1980 criaram a Coalizão Cristã, dirigida por Pat Richardson, em firme aliança com o Partido Republicano. As reivindicações começaram a atropelar o laicismo estatal como pedir pela volta das orações nas escolas públicas etc.
Levar a política para os cultos não foi uma ideia sensata, pois dividia a comunidade. Os adversários foram tachados de satânicos e Richardson disse que era preciso matar Hugo Chavez. A religião do amor e da compaixão exibia um ódio profundo, reviravolta teológica sensacional descrita em textos cristãos de dois mil anos atrás.
Esses religiosos vivem num conflito extremo: amam o capitalismo, mas odeiam as consequências sociais e culturais desta economia, tais como o grande consumo de drogas, grande produção e consumo pornográfico, casamentos gays etc. Estes fenômenos podem ser verificados nos países mais ricos do Ocidente cristão. Muitos líderes evangélicos americanos foram apanhados em fraudes financeiras e frequentando bordeis, eles estão lidando com fenômenos que lhe escapam totalmente à compreensão.
O Brasil teve uma urbanização intensa e rápida, as igrejas evangélicas foram importantes acolhendo estas pessoas e criando um senso de comunidade. Com o crescimento e riqueza fenômenos desagradáveis ocorreram como a hostilidade aos cultos afros, técnicas de coerção para angariar donativos, encenação de curas fictícias, templos grandiosos e bregas.
Agora estão dando um passo além ao apoiarem pessoas raivosas, mentirosas e aliadas de milicianos, pode ser um passo fatal.  O Brasil é maior que isto.
Rui Sá Silva Barros é historiador, astrólogo.
Mestre em História social (USP) e autor de textos sobre simbologia
(Esoterismo, ciência e sociedade). Pesquisador em Kaballa (Tarô e Qabbalah).
Oferece consultas astrológicas com ênfase nas soluções para todos os temas.
Contatos e informações: rui.ssbarros@uol.com.br ou fone: 11 2367-9179.
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
Edição: CKR – 11/10/2022
Fórum: partilhe seus comentários ou deixe questões para o Rui responder
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2020 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil