Outro dia um tarólogo falou-me do Arcano 15, como se fora aquilo que a carta leva o nome: O Diabo, O Demo, Aquele a quem não se pode nomear (Como diria Harry Potter - Rsrs). Surpreendeu-me duplamente tais considerações. Primeiro por vir de quem é: um tarólogo experiente; em segundo por qualificar um arcano tão fantástico de maneira tão superficial.
Surpreende-me que com a assunção destes conceitos ainda consigam fazer interpretações suficientemente atraentes para conseguir satisfazer quem os procuram. Isso para mim é um mistério e penso que muitas vezes que o errado sou eu. Ou que as pessoas de maneira geral apenas brincam com as cartas sem se preocupar com a energia envolvida que pode criar algo até negativo tanto para o tarólogo como para o consulente.
Considero Arcanos como forças. Forças que criam um determinado tipo de energia. E esta energia atua em vários níveis, sendo necessário uma avaliação cuidadosa. Pois um Arcano tão denso como o 15, no plano emocional cria apegos exagerados e no espiritual cria possibilidades de atuações, pois estabelece vínculo entre a pessoa e o ambiente a ser criado.
Pouco sei do que os grandes do tarô falam deste Arcano e mesmo dos outros. Não os li o suficiente e com a atenção devida, para ter uma opinião. E não trato deles neste texto.
Sei apenas que - como sou terapeuta - quando preciso que o paciente se interesse pelo que digo, sei que o Arcano 15 está envolvido - e o mentalizo para me ajudar. E quando há nele interesse suficiente para levar avante uma recomendação, o Arcano 15 já o envolveu. Apenas um toque. Não vou entraragora em outras considerações sobre os múltiplos signifcados ou abrangência deste Arcano. Este Arcano colocado de maneira exagerada, cria obsessão - ou devo dizer que a energia vinculada à este arcano cria obsessões. Mas, sem este vínculo, nada se cria. Outro aspecto que me incomoda bastante, é vincular este Arcano ao mal. Ou o 19 ao Amor. O O 6 ao amor apaixonado, ou ... o que o valha. Estas qualificações devem ser vistas com um cuidado extremo. Por que o Arcano 15 nào pode ser vinculado ao amor, ora essa? É claro que pode. E quem atinge o amor pleno sob a égida de uma força tão formidável como esta, atingiu o ponto mais alto de conquista espiritual, numa etapa de sua vida.
|