Home page

15 de janeiro de 2025

Responsável: Constantino K. Riemma


O Carro e a Justiça no Tarô de G.O. Mebes
   
 
  7. O Círculo Hermético, A Carruagem de Hermes (Carro) no Tarot de G. O. Mebes  
Lâmina VII
"Círculo Hermético", "Carruagem"
    Base do quadro: uma parte da esfera terrestre onde se movimenta uma carruagem de forma cúbica, puxada por duas esfinges aladas; a da esquerda é preta; a da direita, branca. As esfinges puxam em direções contrárias, porém olhando uma para a outra. A carruagem é de ouro e suas rodas são guarnecidas por aros de ouro que possuem olhos no lagar das cabeças de pregos. Na parte dianteira e quadrada da carruagem, vemos um Litigam cinzelado; acima, e também cinzelado, um disco solar alado, ladeado por duas pequenas ser pentes. Acima da carruagem, um baldaquim azul, ornado com pentagramas de ouro, está fixado por quatro colunas. A coluna do primeiro plano, ao lado da esfinge branca, é de ouro; a outra, ao lado da esfinge preta, é de prata. A coluna em diagonal à de ouro é de cor lilás; em diagonal à de prata – vermelha.
    De pé na carruagem está o Vencedor. Os traços do seu rosto são iguais ao da homem da lâmina I (Aleph), mas todas as influências planetárias são mais acentuadas. A cabeça é cingida por uma coroa de sete pontas, ornada com três pentagramas. A vestimenta consiste numa couraça de escamas de peixe, enfeitada no centro por três esquadros; nos ombros dois crescentes lunares: o da direita é claro; o da esquerda – escuro. A mão esquerda segura um bastão que termina por uma
 
  esfera onde se apóia um cubo e este, por sua vez, serve de apoio a uma pirâmide triangular. Na mão direita – uma espada com a ponta dirigida para baixo.
    O Vencedor está iluminado, de frente, por um forte raio solar que, ao deslocar-se para a direita, passa gradativamente pelas cores amarelo e vermelho, e para a esquerda, pelas cores prata, verde e azul; essas cores constituem o fundo do quadro.
    Excetuando o jogo das cores, está tudo bem delineado e claramente destacado.
 
 
Lâmina VIII
"Equilíbrio", "Lei", "Justiça"
    No fundo, o azul do céu. Dos lados, duas colunas coríntias, ultrapassando o quadro; a da esquerda do quadro é de prata; a da direita, de ouro. O piso é de mármore.
    Entre as colunas, um pouco à frente, está sentada uma mulher vestida com túnica grega, branca e ornada com uma larga fita azul. Seus traços clássicos são de uma Hera grega. O penteado é helênico e uma fita de ouro prende os seus cabelos. Sobre os olhos, uma venda de tecido branco, semitransparente. No peito, uma corrente e uma cruz solar, de ouro. Na sua mão direita, (a imagem é refletida), uma espada com a ponta dirigida para baixo. A espada se encontra do lado da coluna de prata. Na mão esquerda, estendida para frente, um balanço de ouro, cujo travessão tem a forma de um disco alado. O ponteiro da balança está no meio e os dois pratos na mesma altura.
    No quadro há muito ar, muita luz. Suas linhas estão bem destacadas.


  8. A Lei do Equilíbrio (Justiça) no Tarot de G. O. Mebes  
 
Para prosseguir a visita pela Galeria do GOM Tarot (G. O. Mebes), clique as setas
 
Para conhecer um pouco mais a história dessas ilustrações veja: O Tarô de G. O. Mebes
para o Índice de Baralhos
 
 
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2020 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil