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O Diabo e a Torre no Tarô de G.O. Mebes |
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Lâmina XV
"Lógica", "Serpente", "Baphomet", "Diabo" |
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O fundo é formado por nuvens escuras em forma de turbilhões, monótonas em seu colorido cinzento; aglomerando-se na parte inferior do quadro, formam um hemisfério terrestre cor de chumbo.
No meio da curvatura do arco terrestre vemos, firmemente inserido, um cubo no qual está sentado o Baphomet. Sua cabeça é de bode, chifres bem erguidos, orelhas horizontais e uma barba pontiaguda, formando assim a figura de um pentagrama em sentido involutivo. No entanto, na sua testa vemos um pentagrama em posição reta, evolutiva. Entre os chifres acha-se um castiçal com três chamas, unindo-se, superiormente, numa única.
Os olhos de Baphomet são ternos, o torso, coberto de escamas; o peito, feminino. Nas costas, duas grandes asas aquilinas. O braço esquerdo, masculino, no qual lemos a palavra “solve”, está levantado, apontando para uma clara foice de lua crescente. O braço direito, feminino, com a palavra “coagula”, está abaixado e aponta para uma foice escura de lua minguante. Suas pernas, caprinas, estão cruzadas e os cascos se apóiam sobre a esfera terrestre.
Da virilha se eleva um caduceu com duas circunvoluções; nele, as serpentes são de prata e |
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o resto, de ouro. A esfera, da parte superior do caduceu, acha-se na altura do plexo solar de Baphomet
De frente para o Baphomet (mas com um deslocamento de 1/4 na posição de seus corpos) encontram-se duas figuras. A direita vemos um homem nu. Suas mãos estão cruzadas nas costas e sua cabeça abaixada em movimento a expressar desespero. Ao redor do seu pescoço há uma corrente de ferro que o liga a uma mulher nua, de tipo lunar, de pé, ao lado esquerdo do quadro. A corrente enrola-se como um cinto ao redor de sua. pelve. Estes dois seres humanos, por toda sua atitude, expressam escravidão e desespero.
O quadro dá uma impressão geral profundamente triste e desalentadora.
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Lâmina XVI
"Torre Destruída", "Torre Fulminada",
"Casa de Deus" |
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Fundo: um campo arado. Em cima, um céu coberto de nuvens pretas, ameaçadoras. No meio do campo, uma alta torre de pedra, sem nenhuma janela. A torre esta sendo atingida por raio e sua parte superior se desmorona. Junto com os destroços caem dois seres humanos. O primeiro, mais perto da terra, é coroado; está caindo de cabeça para baixo, braços estendidos e pernas abertas, formando assim uma representação gráfica da letra Ain. Outro homem, sem coroa, cai sem formar qualquer figura simbólica.
O quadro dá impressão de uma destruição definitiva, catastrófica.
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