Inspirado na tradição medieval
do amor cortês, esta cena apresenta
três casais de enamorados, num passeio, vestidos do mesmo
modo. Dois Amores subre as nuvens arremetem flechas, atiçando
o desejo de um dos casais que se abraça, enquanto os outros
dois se entretêm galantemente.
O beijo sensual que se distingue do beijo
mais casto, na poesia do Renascimento, sugere os prazeres eróticos.
Ele é com mais freqüência reservado aos deuses
antigos, cujos amores se prestam a inúmeras liberdades.
As roupas dos personagens, o chapéu
da figura femina central está muito parecida a uma gravura
da escola florentina, de Baccio Baldini, Encontro de caçadores,
preparada por esse ourives e gravador, por volta de 1475. (Hind.
I, A, II,4).
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Tarô dito de Charles
VI ou Tarô Gringonneur: Os Enamorados.
Norte da Itália. Final do século XV.
Pintura com têmpera de ovo, sobre um
desenho preparatório com tinta negra, tipo sépia; decoração
com ramos estampados, após fixação de folha de
ouro e prata, sobre uma camada assentada sobre suporte de papel; dorso
branco sem adornos. Papel em várias camadas com "colarinhos"
à moda italiana, alguns dos quais estão roídos.
A parte do desenho dissimulado pelos "colarinhos" realizados
posteriormente, foram redesenhados. Dezessete cartas: 80/185 x 90/95
mm. Paris, Biblioteca Nacional da França,
Estampas, Res. Kh 24. http://expositions.bnf.fr/renais/grand/038.htm.
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