7. Shi • Multidão |
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Nome e Estrutura |
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Antigamente Shi significava multidão. Atualmente, significa professor e também soldados ou exército. Tanto Wilhelm quanto Blofeld traduzem Shi por Exército. Neste livro, sigo o significado original do caractere, Multidão. |
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Sequência do hexagrama: Onde há disputa, certamente surge uma multidão. Assim, depois da Disputa vem a Multidão |
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O ideograma deste hexagrama consiste em duas partes. À esquerda está Dui, significando uma multidão ou uma pilha. A parte direita é Za, que denota um círculo ou pode significar "andar em círculo". Quando as duas partes se juntam, forma-se um novo caractere, apresentando uma multidão reunida em torno de um pivô. Quando se enfatiza o pivô, Shi indica um professor, um mestre ou uma pessoa que merece o respeito da sociedade. Quando se enfatiza a multidão, ele passa a significar um grupo numeroso de pessoas, não uma força militar. Nos dicionários antigos, Shi denota um grupo de 2.500 pessoas. |
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Na China antiga não havia nenhum grupo especial mantido como exército, nem a classe específica dos soldados. Naquela época, camponeses e soldados faziam parte de um único grupo. Em tempos de paz, os camponeses trabalhavam nos campos e, na baixa temporada, recebiam treinamento militar. Apenas durante a guerra eram convocados para defender o país. Os antigos achavam que manter um exército causaria problemas. Um exército carregava o potencial de perigo; como a água corrente, às vezes ele ficava fora de controle. Os camponeses eram tranquilos, tão estáveis quanto o solo. Por isso, a água sob a terra é o símbolo deste hexagrama, indicando que a força militar não deve ser armazenada no exército, mas na multidão, como a água é armazenada na terra. Para os antigos, a guerra era um mal. Deveria ser levada a sério, mas apenas quando absolutamente necessária, e o objetivo das ações militares deveria ser justo. Além disso, apenas um indivíduo de caráter nobre e grande prestígio poderia se encarregar delas. |
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Decisão |
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Multidão.
Seja perseverante e reto.
Para uma pessoa de espírito nobre,
Boa fortuna.
Nenhuma culpa. |
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Comentário sobre a Decisão |
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Shi é uma multidão.
A persistência leva à justiça. |
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Aquele que consegue liderar a multidão
Para persistir na justiça
É capaz de trazer paz ao mundo. |
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Firme e central,
Ele obtém uma resposta.
Correndo o risco de empreender uma ação perigosa,
Não enfrenta nenhum obstáculo.
Por confiar nisto,
Mantém a ordem pública,
E o povo o segue.
Boa fortuna.
Que erro haveria? |
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Comentário sobre o Símbolo |
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Água contida sob a Terra:
Uma imagem da Multidão.
Assim,
O homem superior abraça o povo
E cuida da multidão. |
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Texto dos Yao (Linhas móveis) |
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1. Seis na primeira posição: |
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Enviando-se uma multidão,
Deve-se mantê-la sob controle.
Caso contrário, nenhum bem:
Infortúnio. |
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Enviando-se uma multidão,
Deve-se mantê-la sob controle.
A perda do controle traz desastre. |
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2. Nove na segunda posição: |
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No meio da multidão,
Boa fortuna.
Nenhuma culpa.
O rei concede três vezes. |
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No meio da multidão, boa fortuna,
Graça do Céu.
O rei concede três vezes,
Pensando em todos os países. |
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3. Seis na terceira posição: |
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A multidão talvez assuma o controle:
Infortúnio. |
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A multidão talvez assuma o controle;
Anseia por grandeza e sucesso.
Nenhum mérito. |
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4. Seis na quarta posição: |
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A multidão recua.
Nenhuma culpa |
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A multidão recua.
Não se desvia do curso normal. |
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5. Seis na quinta posição: |
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No campo há pássaros
Favorável para captura.
Nenhuma culpa.
O mais velho deve comandar a multidão.
Os seguidores assumindo o controle,
Perseverança: infortúnio. |
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O mais velho deve comandar a multidão;
Ele percorre o caminho do meio.
Os seguidores assumindo o controle,
A questão não é tratada adequadamente. |
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6. Seis na sexta posição: |
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O grande príncipe dá ordens:
Estabeleça feudos e famílias hereditárias;
Não se devem empregar pessoas inferiores. |
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O grande príncipe dá ordens,
Para que o mérito seja concedido adequadamente.
Não se devem empregar pessoas inferiores.
Certamente causarão problemas ao país. |
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Significado do Hexagrama |
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Na maioria das traduções para o inglês, este hexagrama aparece como Exército. Contudo, na China antiga, os soldados não eram diferenciados dos camponeses; não havia uma classe especial denominada exército. Por isso, adoto o significado original: Multidão. O hexagrama não incentiva ações militares. Ao contrário, indica que, se a disputa não for resolvida adequadamente, poderá levar ao uso da força. Os antigos consideravam uso da força um mal e ensinavam que o envolvimento em questões militares devia ser abordado com cautela e que o objetivo da guerra devia ser justo. Na opinião deles, apenas dois tipos de guerra podiam ser considerados justos: depor um tirano ou proteger o país de uma invasão. |
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A linha principal do hexagrama é a sólida na segunda posição; é a única linha sólida neste hexagrama e ocupa a posição central do trigrama inferior. Assim, torna-se a linha principal da multidão. O Duque de Zhou diz: "No meio da multidão, boa fortuna. Nenhuma culpa." Normalmente a linha principal do hexagrama ocupa a quinta posição, central dentro do trigrama superior. É uma posição superior para um rei. Em geral, rei é a pessoa que se encarrega de um general, mas não da multidão. Portanto, ele não pode ser a linha principal deste hexagrama, Multidão. Por outro lado, a linha sólida na segunda posição é cercada por cinco linhas maleáveis simbolizando a multidão. Todos agem harmoniosamente, de comum acordo. A segunda linha é firme e sólida no trigrama inferior; é a pessoa certa para se encarregar da multidão. |
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Este hexagrama é uma continuação do precedente, cuja quarta linha diz: "Incapaz de disputar. Volte; submeta-se à verdade. Mudar de opinião: Paz. Perseverança e retidão: boa fortuna." O Rei Wen viu que não podia vencer uma disputa com o tirano. Mudou a tática, percebendo que a única maneira de salvar o povo do abismo do sofrimento seria depor o tirano. Estava se preparando para a guerra, mas sabia que a ação militar deveria seguir um curso justo. Não haveria erro se uma pessoa de espírito nobre liderasse a multidão. O Duque de Zhou descreveu a ação militar do Rei Wen, empreendida a mando do tirano, contra minorias como os clãs Mi e Shu. A política do Rei Wen era levar-lhes a boa vontade, educando-os em vez de puni-los. Antes de lançar a multidão no caminho da guerra, ele a manteve sob rígido controle na esperança de que nenhum desastre ocorresse. Como o Rei Wen insistiu que apenas uma pessoa de espírito nobre deveria se encarregar de ações militares, o tirano reconheceu sua liderança. O Rei Wen posicionou estrategicamente seu exército e depois explicou aos Mi e Shu que sua ação militar era apenas defensiva, porque eles tinham invadido o território de Shang como pássaros trespassando um campo. Disse-lhes que apenas os mais velhos deveriam liderar a multidão. Se os seguidores assumissem o comando, o desastre seria certo. Instruiu os líderes dos clãs Mi e Shu que nunca se devem empregar indivíduos inferiores em posições de autoridade. |
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1. Seis na primeira posição: |
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Multidão alterna para Aproximação (19) |
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A linha inferior denota o início de um combate militar. A multidão está a caminho; deve ser mantida sob controle. O texto alerta que, no início de qualquer situação, não se deve negligenciar a cautela e a disciplina. |
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2. Nove na segunda posição: |
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Multidão alterna para Corresponder (2) |
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A segunda linha é um elemento yang na posição central do trigrama inferior; representa a linha principal de Multidão. Um elemento yang em uma posição yin é firme e forte. Como parte do trigrama inferior, não é imprudente, mas sim bondoso. O elemento yang na segunda posição interage com o elemento yin na quinta. O relacionamento simboliza que o comandante ganha a confiança do comandante-em-chefe. Como a linha principal da multidão é submissa ao seu superior, o rei concede três vezes. De acordo com os rituais da dinastia Zhou, a primeira concessão era um posto; a segunda, uma vestimenta; e a terceira, um título. A cor da vestimenta combinava com o posto e o título. |
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3. Seis na terceira posição: |
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Multidão alterna para Crescimento Ascendente (46) |
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A terceira linha é um elemento yin em uma posição yang. A posição não é correta, simbolizando que ali há voluntariosidade e teimosia. O fracasso certamente virá. Segundo a estrutura, o trigrama inferior é Água, representando cadáveres. O trigrama inferior correspondente é Trovão, representando uma carroça. Assim o Texto dos Yao poderia ser interpretado como "a multidão retorna com carroças repletas de cadáveres". Contudo, nos tempos antigos, o caractere para carroça — yu — também significava multidão. Da mesma maneira, o caractere para cadáver — shi — também significava assumir o comando. Seguindo-se os significados antigos, traduz-se o texto como: "A multidão talvez assuma o comando: infortúnio." A consequência de pessoas inadequadas se encarregarem de questões sérias é o infortúnio. |
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4. Seis na quarta posição: |
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Multidão alterna para Alívio (40) |
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A linha maleável na quarta posição não é central. Ser maleável sem ser central indica uma situação em que não há chance de vencer o conflito. O elemento yin em uma posição yin também sugere que, nesta posição, a pessoa tem conhecimento da própria limitação. Ela leva a multidão a recuar. Quando se sabe que não se pode vencer um conflito, recuar é a estratégia mais sábia — preserva a força para a vitória final. O Comentário de Confúcio diz: "A multidão recua. Não se desvia do curso normal." |
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5. Seis na quinta posição: |
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Multidão alterna para Escuridão (29) |
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O Texto dos Yao consiste em duas partes. A primeira indica que o elemento yin na quinta posição representa um verdadeiro líder. O atributo yin e a posição central dão ao elemento uma qualidade nobre. Ao lidar com um conflito, não é agressivo, age apenas na defensiva. O Duque de Zhou usa a analogia de pássaros trespassando um campo para indicar que seu território foi invadido. Sua ação defensiva tem um motivo justo, não há erro. A segunda parte do Texto dos Yao diz que o mais velho e mais experiente deve liderar a multidão. Se ela assumir o controle, a consequência será o infortúnio. |
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6. Seis na sexta posição: |
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Multidão alterna para Infância (4) |
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A linha superior denota o término de um conflito pelo uso da força; obtém-se a vitória. O rei concede recompensas e honrarias de acordo com o mérito. O texto alerta que pessoas inferiores não devem ocupar nenhuma posição no governo. Sua mesquinhez certamente causará problemas ao país. Obviamente, como não existe conflito militar real em nosso cotidiano, este hexagrama é uma metáfora. Devemos procurar a sabedoria antiga nas entrelinhas e além das palavras. |
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Referências adicionais para este hexagrama: |
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Imagem:
Fórmula para recitação:
Elemento:
Mês:
Estrutura:
Linha principal do hexagrama:
Hexagrama oposto:
Hexagrama inverso:
Hexagrama correspondente: |
Terra sobre Água
Água contida sob a Terra, Multidão
Terra
Um yang com cinco yin
O quarto mês do calendário lunar, ou maio
Nove na segunda posição
Busca de harmonia (13)
União (8)
Retorno (24) |
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Edição - CKR - set.15 |
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