64. Wei Ji • Ainda Não Realizado |
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Nome e Estrutura |
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Wilhelm e Blofeld traduzem este hexagrama por Antes da Conclusão. Nesta tradução, uso Ainda Não Realizado. Este hexagrama é o inverso e o oposto do hexagrama precedente, Já Realizado. Wei significa ainda não, e ji originalmente significava "atravessar um rio". Posteriormente, estendeu-se o significado para incluir daqui até lá, do começo ao fim. Mais recentemente, passou a significar estar completo ou realizado. Quando esses dois caracteres se unem, significam Ainda Não Realizado. |
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O ideograma de wei é meticuloso — parece simples, mas seu significado é profundo. A origem do ideograma é uma árvore, mu. Acrescentou-se um segundo traço curvo cruzando a árvore e criou-se, assim, o ideograma de wei. Sem o traço horizontal, teríamos a imagem de uma árvore com as raízes crescendo para baixo e os galhos, para cima. A linha horizontal representa a terra. A parte da árvore sob a terra ainda está viva. Já cresceu tudo o que podia (completou seu crescimento) e agora começa um novo ciclo de crescimento. A estrutura do ideograma fornece a imagem vívida de uma meta alcançada, mas não completamente realizada. Há um novo ciclo a caminho. O significado do ideograma de ji, muito bem explicado no hexagrama anterior, é atravessar um rio, daqui até lá, ou do começo ao fim. |
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Sequência do hexagrama: A sucessão dos acontecimentos não tem fim. Assim, depois de Já Realizado, no fim, vem Ainda Não Realizado. |
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É um fenômeno natural que depois do aumento venha a diminuição; antes da totalidade, há o vazio. Portanto, Já Realizado é o fim de Ainda Não Realizado; além disso, é o começo de um novo ciclo de Ainda Não Realizado. A estrutura do hexagrama é Fogo sobre Água. A natureza do fogo é inflamar-se para cima e a da água, fluir para baixo. Suas ações se movem em direções opostas e se dissociam. Este movimento significa uma situação difícil. |
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Este hexagrama tem estreita relação com o hexagrama 12, Obstáculo, que é Céu sobre Terra. Quando a segunda e a quinta linhas de Obstáculo trocam de posição, Obstáculo alterna para este hexagrama, Ainda Não Realizado. Aqui, todas as linhas yang ocupam posições yin e todas as linhas yin estão em posições yang. Não há estabilidade perfeita nem retidão absoluta, mas ainda há equilíbrio. Ou seja, todas as linhas se relacionam harmoniosamente entre si. Esta configuração denota um período difícil, um período de confusão, mas ainda existe uma promessa de êxito. É o começo de um novo ciclo, uma transição da desordem para a ordem. Surge a responsabilidade de levar uma situação desordenada de volta à ordem. Por isso, o Comentário de Confúcio sobre o Símbolo diz: "O homem superior distingue minuciosamente a natureza das coisas e mantém cada uma delas em sua posição adequada." |
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Decisão |
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Ainda Não Realizado.
Próspero e tranqüilo.
Pequena raposa, quase do outro lado do rio,
Molha a cauda.
Nada é desfavorável. |
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Comentário sobre a Decisão |
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Ainda Não Realizado.
Há prosperidade e tranqüilidade,
Porque o maleável obtém a posição central. |
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Pequena raposa, quase do outro lado do rio.
Ainda não passou a linha central. |
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Molha a cauda. Nada é favorável.
Não há continuidade no fim. |
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Embora nenhuma linha esteja na posição adequada,
O forte e o fraco ainda interagem um com o outro. |
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Comentário sobre o Símbolo |
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Fogo sobre Água.
Uma imagem de Ainda Não Realizado.
Assim,
O homem superior distingue minuciosamente a natureza das coisas
E mantém cada uma delas em sua posição adequada. |
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Texto dos Yao (Linhas móveis) |
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1. Seis na primeira posição: |
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Molhando a cauda. Humilhação. |
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Molha a cauda.
Despreza a própria limitação. |
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2. Nove na segunda posição: |
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Arrastando as rodas.
Perseverança e retidão: boa fortuna. |
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Boa fortuna do nove na segunda.
É centrado e está de acordo com as ações adequadas. |
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3. Seis na terceira posição: |
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Ainda Não Realizado.
Prosseguir: infortúnio.
É favorável atravessar grandes rios.
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Ainda Não Realizado. Prosseguir: infortúnio.
Sua posição não é adequada. |
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4. Nove na quarta posição: |
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Perseverança e retidão: boa fortuna.
O arrependimento desaparece.
Ataca os Gui Fang como o trovão.
Três anos:
Recompensas vêm de um grande reino. |
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Perseverança e retidão: Boa fortuna.
O arrependimento desaparece.
Sua vontade se realiza. |
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5. Seis na quinta posição: |
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Perseverança e retidão: boa fortuna.
Nenhum arrependimento.
A luz do homem superior
É sincera e veraz: boa fortuna. |
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A luz do homem superior.
De seu resplendor vem a boa fortuna. |
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6. Nove na sexta posição: |
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É sincero e veraz Enquanto bebe vinho.
Nenhuma culpa. Mergulhando a cabeça,
sincero e veraz, Perde a retidão. |
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Bebendo vinho e molhando a cabeça.
Não conhece o autocontrole. |
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Significado do Hexagrama |
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Este hexagrama encerra os 64 hexagramas e as 386 yao do I Ching. Mas o princípio da mutação continua indefinidamente. Os acontecimentos no universo prosseguem e se alternam em ciclos. A etapa de Ainda Não Realizado gradualmente atingirá a etapa de Já Realizado. A etapa de Já Realizado é meramente a concorrência de certos eventos ou de uma determinada etapa em um ciclo de eventos. Se algumas ocorrências atingiram o estágio de Já Realizado, há sempre outras que estão em Ainda Não Realizado. O estágio de Já Realizado é também o estágio de Ainda. Não Realizado. A etapa de Ainda Não Realizado é o começo, como a escuridão antes do amanhecer. O I Ching começa com Qian, Iniciar, e termina com Wei Ji, Ainda Não Realizado. Quando o desenrolar dos eventos chega ao fim de um ciclo — Já Realizado —, outro ciclo — Ainda Não Realizado — começa. Deste modo, o ciclo de mudanças e desenvolvimento se repete incessantemente. |
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Este hexagrama, Ainda Não Realizado, indica uma situação na qual a desordem é inicialmente dominante e, por fim, é substituída pela ordem. Este é exatamente o oposto do hexagrama precedente, Já Realizado, que diz: "Começo: boa fortuna. Fim: desordem." Em Ainda Não Realizado, a linha maleável no trigrama externo representa a transição de um período de desordem para ordem. Por isso, o Comentário de Confúcio sobre a Decisão diz: "Ainda Não Realizado. Há prosperidade e tranquilidade porque o maleável obtém a posição central." A linha principal — do hexagrama é a maleável na quinta posição. É a ela que Confúcio se refere ao dizer que o maleável obtém a posição central. |
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Além disso, a transição da desordem para a ordem é uma representação do I Ching como um todo. No começo ele oscila de um extremo ao outro, com seis linhas yang em Iniciar mudando para seis linhas yin em Corresponder, sem nenhum equilíbrio no meio. Ao chegar aos hexagramas finais, Já Realizado e Ainda Não Realizado, atingiu um perfeito estado de equilíbrio, com três linhas yin e três linhas yang alternando-se suavemente. |
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Durante o período em que cultivou a quietude, o Rei Wen refletiu sobre o passado, tendo em vista o presente. O destino da dinastia Shang fora cumprido; o destino de Zhou, ainda não. A situação era como a de uma pequena raposa que quase atravessara o rio. Havia êxito à espera, e nada era desfavorável. O Duque de Zhou registra a ascensão da dinastia Zhou. No começo, ela encontrou obstáculos, comparados às rodas se arrastando e à cauda molhada. O Rei Wen prosseguiu com extrema cautela. Depois que Zhou ajudou Shang a derrotar os Gui Fang, o arrependimento desapareceu e a boa fortuna reinou. A sinceridade e a veracidade no estabelecimento de alianças e na nomeação de senhores feudais, mesmo enquanto se bebia vinho, trouxeram boa fortuna e nenhuma culpa. |
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1. Seis na primeira posição: |
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Ainda Não Realizado alterna para Diversidade (38) |
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Os Textos dos Yao da primeira e segunda linhas deste hexagrama, Ainda Não Realizado, versam sobre o mesmo assunto das duas linhas iniciais do hexagrama precedente, Já Realizado. A linha inicial, na parte inferior do hexagrama, é como a cauda de uma raposa na extremidade do corpo. Esta linha é um elemento yin em uma posição yang, nem central nem correta. Fraqueza é seu atributo. Aquele posicionado no começo de Ainda Não Realizado Total é incapaz de atravessar o rio, ao contrário de seu correspondente no hexagrama anterior. Se tentar, a cauda pode se molhar, significando que quem despreza as próprias limitações sofre humilhação. Comparando este 'lato ao Texto inicial do hexagrama anterior, podemos constatar que é bem sutil a distinção entre prosseguir brava e corajosamente e fracassar tolamente. |
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2. Nove na segunda posição: |
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Ainda Não Realizado alterna para Prosseguir (35) |
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A segunda linha se refere ao período de dificuldade que antecede o êxito. É um elemento yang em uma posição yin — central, mas incorreta. Embora interaja com o elemento yin na quinta posição, este é fraco. Assim, aquele que ocupa a segunda posição só pode depender de si mesmo. Graças à posição central e ao caráter forte, consegue agir corretamente e manter a perseverança e a retidão, simbolizadas pelo arrastar de rodas. Arrastar as rodas significa trabalhar intensamente, sem se exibir nem se esforçar para eclipsar os outros. Assim, há boa fortuna. |
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3. Seis na terceira posição: |
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Ainda Não Realizado alterna para Instituir o Novo (50): |
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O Texto dos Yao desta linha diz: "Ainda não realizado. Prosseguir: infortúnio. É favorável atravessar grandes rios." Parece haver uma contradição entre as duas frases. Poder-se-ia perguntar: se prosseguir agora traz infortúnio, como pode ser favorável atravessar o grande rio? Minha interpretação é que a pessoa deve ter extrema cautela à medida que segue adiante, por causa da estrutura do hexagrama.
De acordo com a estrutura, a terceira linha está posicionada entre o trigrama superior e o inferior; atingiu um ponto de transição. Além disso, a terceira linha ocupa o topo do trigrama inferior, Água. Embora Água represente perigo, e nesta posição já tenha chegado à beira do perigo, a pessoa também está prestes a deixar a área de perigo. Além disso, a terceira linha é um elemento yin em uma posição yang. Não é nem central nem correta e, de fato, ultrapassou o centro. Nesta posição, deve-se considerar esta condição específica; é melhor não empreender nenhuma ação arriscada. Deve-se ter muitíssima cautela; só assim se chega em segurança à outra margem. |
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4. Nove na quarta posição: |
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Ainda Não Realizado alterna para Infância (4) |
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A quarta linha se deslocou do trigrama inferior, Água/Escuridão, para o superior, Fogo/Brilho. Quem está nesta situação consegue concluir a tarefa. Porém, a quarta linha é um elemento yang em uma posição yin nem central nem correta. Este é o arrependimento. A perseverança e a retidão dissolvem o arrependimento e convidam à boa fortuna. Como esta pessoa está em uma posição incorreta, é difícil para ela manter-se perseverante e reta. Deve fazer um grande esforço para mobilizar a força e o espírito, como o rei que atacou a tribo Gui Fang durante um longo período. Só assim ele realiza sua vontade. A mensagem deste hexagrama é que, antes do êxito de um empreendimento, deve-se permanecer perseverante e reto, mobilizar a força e o espírito e fazer um grande e contínuo esforço para atingir a meta. |
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5. Seis na quinta posição: |
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Ainda Não Realizado alterna para Disputa (6) |
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A quinta linha é um elemento yin em uma posição yang. Embora seja essa a posição suprema, é inadequada para esta linha. Felizmente, aquele que ocupa esta posição é dócil e humilde, e interage com o elemento yang na segunda posição, que é um poderoso defensor. Assim, perseverança e retidão trazem boa fortuna. Além disso, o trigrama superior é Fogo, a Luz. A quinta linha está no centro da Luz, sugerindo que é capaz de ser brilhante e virtuosa. Por isso, o Texto dos Yao diz que a luz do homem superior é sincera e veraz. Há boa fortuna. |
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6. Nove na sexta posição: |
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Ainda Não Realizado alterna para Alívio (40) |
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Aqui o texto emprega uma analogia para expressar o significado deste hexagrama, dizendo: "É sincero e veraz enquanto bebe vinho: Nenhuma culpa." Aqui, beber vinho é por prazer, não para se exceder em prazeres sensuais. Nesta posição, a pessoa chegou ao final de uma situação não realizada; porém, mais cedo ou mais tarde, ela se realizará. Um sábio presta especial atenção ao momento que antecede a conquista do êxito. Por entender que após a escuridão haverá luz, mesmo enquanto desfruta o vinho mantém a perseverança e a retidão. Não há culpa. Quando o êxito está próximo, a maioria das pessoas fica com vertigem diante dessa perspectiva. Quando se perde o autocontrole, acaba-se encontrando problemas. Por isso, Confúcio alerta: "Bebendo vinho e molhando a cabeça. Não conhece o autocontrole". |
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Referências adicionais para este hexagrama: |
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Imagem:
Fórmula para recitação:
Elemento:
Mês:
Estrutura:
Linha principal do hexagrama:
Hexagrama oposto:
Hexagrama inverso:
Hexagrama correspondente: |
Fogo sobre Água
Fogo sobre Água, Ainda Não Realizado
Fogo
O 11º mês do calendário lunar, ou dezembro
Três yang com três yin
Seis na quinta posição
Já Realizado (63)
Já Realizado (63)
Já Realizado (63) |
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Edição - CKR - set.15 |
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