|  | 
    
        |  |  |  
  |  |  
  | A Temperança e o signo de Aquário |  
    |  |  
    |  |  
    |  |  
    | A maioria dos livros e tratados de tarô menciona e faz analogias  entre os arquétipos ou lâminas do Tarô e os signos,  planetas e casas da estrutura astrológica. |  
    |  |  
    | Gosto disso, pois a Astrologia contempla toda a dinâmica do homem; física,  psicológica, emocional, intelectual e anímica. Assim como entendo que todo  astrólogo e tarólogo devam ter profundo conhecimento de mitologia, outro  "instrumento" indispensável para desvendar e compreender a alma  humana em todas as suas facetas. |  
    |  |  
    | Se aprofundarmos, porém, o estudo do tarô à luz da astrologia,  veremos muitas vezes que uma figura não cabe como uma luva em  "apenas" um símbolo astrológico específico. |  
    |  |  
    | Por exemplo: Mercúrio, além de suas qualidades essenciais, que são  pensamento,  comunicação, habilidades  manuais e intelectuais, rege dois signos – Gêmeos e Virgem – e em |  
    | 
        
          | 
              
                |  |  
                |  |  
                | Ilustração clássica do signo/constelação de Virgo |  |  | 
              
                | cada um deles  irá manifestar-se de forma específica. Mais precisamente de forma masculina em  Gêmeos, signo de Ar e masculino e de forma feminina em Virgem, do elemento  Terra e feminino. Desta forma poderíamos dizer que temos "três" Mercúrios;  o Mercúrio em si e "os Mercúrios" que se expressam em acordo com o  gênero dos signos que rege. |  
                |  |  
                | Além dessas expressões de Mercúrio, temos dois signos mercuriais – Gêmeos e Virgem – que embora tenham inegáveis características do planeta que os  rege, cada qual possui sua expressão própria de acordo com as qualidades de  elemento, ritmo, gênero e lugar que ocupa no zodíaco. |  |  |  
    |  |  
    | Portanto eu diria que é arriscado colocar um símbolo do zodíaco em  analogia a uma determinada lâmina, sem contemplar todas estas facetas que são  fundamentais na correta compreensão de cada Arcano. |  
    |  |  
    | A estrutura do Tarô é bastante completa e complexa e merece muito cuidado  de quem busca seu entendimento. Não estou criticando quem usa a analogia  tarô/astrologia, nem querendo dizer que estão errados ao tentar ligar a  astrologia ao tarô, ao contrário, muitas delas são perfeitas a meu ver. Apenas  estou querendo alertar para essa riqueza de possibilidades que tanto um quanto  outra oferece. |  
    |  |  
    | Há ainda, outra questão muito importante e nada desprezível. Cada um  interpreta o símbolo conforme seus conteúdos internos, o que pode modificar o  entendimento de cada arquétipo. Para uma compreensão o mais isenta possível  desses tais conteúdos, há que se dedicar muito tempo, no aprofundamento dessas  matérias. |  
    |  |  
    | Um dos Arcanos, por exemplo, que é quase unanimidade na relação  arcano/signo é a Temperança com o signo de Aquário. Será? |  
    |  |  
    | Temperança - Aquário? |  
    |  |  
    | Esta lâmina, nos fala sobre a questão da alquimia, transformação, cura,  transmutação, adaptação, serviço, harmonia e equilíbrio. Uma faceta muito  importante deste arquétipo é a ausência de rigidez e flexibilidade, atributos  imprescindíveis para se alcançar o meio termo, o equilíbrio. Ainda; tolerância,  paciência, elasticidade,  plasticidade e  submissão. |  
    |  |  
    | O nome do arcano é claro, "Temperança", que vem de temperar,  misturar com proporção, atributo alquímico que busca harmonizar. No caso da  gastronomia, que é quando mais usamos essa palavra, temperar significa  harmonizar os sabores do alimento às ervas e ingredientes que modificam o  paladar primordial do alimento, transformando-o em uma iguaria única. Uma  perfeita alquimia. |  
    |  |  
    | Este arcano personifica uma energia extremamente feminina; doce,  intuitiva, serviçal, curadora, flexível e, de certa forma até submissa. Como  encontrar essas características em Aquário, que é um signo de Ar, portanto racional,  Masculino e Fixo? |  
    |  |  
    |  |  
    |  |  
    | Representação da constelação de Aquário e a Temperança no tarô de Jean Noblet (1645) |  
    |  |  
    | O signo de Aquário é um signo fixo, o que lhe traz a característica  de rigidez. No caso de ser um signo de Ar a rigidez se faz no campo mental, no  campo das idéias. |  
    |  |  
    | A função do signo de Aquário é a de estabelecer bases para a  convivência dos grupos que se unem por uma causa, um ideal, uma habilidade  comum. Aquário é o signo mais impessoal do zodíaco. A paixão, se este signo é  capaz de alguma, é pela causa do grupo, nunca do individuo. |  
    |  |  
    | Aquário não se envolve apenas idealiza e exige de si e do grupo que  cumpram as regras estabelecidas. Saturno, o regente deste signo, coloca limites  bem definidos para esta questão da convivência. A função de Saturno, não é a da  alquimia em si, seu atributo é o de apontar o que deve ser transformado através  de limitações impostas,  e não por trazer  ao homem o ferramental necessário a esta tarefa. |  
    |  |  
    | É comum, ao se pensar neste signo, fazer relação com a fraternidade  com o amor ao próximo, mas é engano, o amor de Aquário é pela idéia de  convivência harmoniosa e pacifica do grupo e também das conquistas que um grupo  unido pode obter. Claro que estas conquistas ao final, vão ser capitalizadas  pelo individuo, mas pelo individuo sem identidade definida. Isto é muito  importante para o entendimento da dinâmica aquariana. Aquário ama a humanidade,  não o individuo. |  
    |  |  
    | 
        
          | 
              
                |  |  
                |  |  
                | O Aguadeiro, representação clássica da constelação/signo de Aquário
 |  |  | 
              
                | Inclusive, no trato pessoal, não é incomum que o aquariano de  carteirinha seja brusco, frio, dogmático e profundamente impessoal. O individuo  não importa, importa o grupo. |  
                |  |  
                | O símbolo deste signo é o aguadeiro, que traz à terra as forças  nutritivas que a fertilizam trazendo às sementes as condições essenciais para a  germinação e alimento para a humanidade. |  
              |  |  
              | Esta é a grande qualidade de Aquário que, como Prometeu, mito  ligado a este signo, trouxe o fogo dos deuses para a humanidade. Nisto reside a  beleza deste signo. Prometeu foi um titã que protegeu a humanidade da fúria de  Zeus e pelo ideal de avanço da humanidade, teve que sofrer na carne toda a  fúria deste deus. |  
                |  |  
                | Em verdade, este signo personifica o avanço da ciência e tecnologia  como instrumentos de bem estar e qualidade de vida para os humanos. Nada tem a ver  com a alquimia, que |  |  |  
    | produz o encontro com o ouro interior, com a própria  essência de cada um, coisa que para Aquário não é tão relevante assim, pois a  alquimia, que é mais arte do que ciência, objetiva o individuo "a despeito"  do grupo. |  
    |  |  
    | Ouso até dizer, que esta carta é tantas vezes pouco compreendida  na sua verdadeira essência, por estar associada a um arquétipo que não é  exatamente o seu. |  
    |  |  
    | O signo de Virgem |  
    |  |  
    | Virgem é o arquétipo astrológico que mais se identifica com esta  carta. |  
    |  |  
    | Uma das representações arcaicas do signo de Virgem é uma jovem  com asas, em pé, com o pé esquerdo ligeiramente erguido, em atitude de  movimento,  portanto em uma das mãos um  ramo e uma espiga, às vezes cada um em uma das mãos. |  
    |  |  
    | Há outra representação (ver imagem) em que a jovem com asas,  porta em uma das mãos um caduceu, símbolo da cura e em outra um ramo de trigo,  símbolo da fecundidade nutrição. |  
    |  |  
    | 
        
          | 
              
                | A representação gráfica para o signo de Virgem –  –  é um M com uma barriga na ultima perna,  sugerindo uma mulher grávida, tal qual é reconhecida a Virgem Maria, quero  dizer, uma mulher que engravidou sem a presença de um homem. Sugestão que nos  coloca diante de outra evocação desta carta, o hermafroditismo. |  
                |  |  
                | Seria um equívoco  associar a alquimia, assunto desta carta, a Aquário. Esta ciência ou arte,  pertence ao arquétipo de Virgem que está ligado à linguagem e aos conceitos e  procedimentos da alquimia medieval pelas características do signo que é a  minúcia, o detalhe, a atenção aos pormenores, a eficiência, a análise e  classificação. O ouro alquímico é resultado de um extenso trabalho de aperfeiçoamento  interior para se chegar à verdadeira essência. Trata-se de uma experiência de  purificação e purificação é prerrogativa irrevogável do sexto eixo zodiacal:  Virgem/Peixes. |  
                |  |  
                | Na verdade, a  alquimia em sua essência corresponde  a dois arquétipos do zodíaco: Virgem e  Escorpião, os dois |  |  | 
              
                |  |  
                |  |  
                | Constelação de Virgo |  
                |  |  
                | Gravura de 1482 |  
                |  |  |  |  
    | juntos. Virgem porque trata da organização, classificação,  detalhamento dos procedimentos e purificação  e Escorpião da transmutação ou transformação, da morte de uma condição  para renascer em outra.  Inclusive os  símbolos destes signos muito se assemelham  –  e  – dois signos femininos por natureza e encontrados, na  antiguidade, amalgamados  em zodíacos  onde só existiam onze signos. |  
    |  |  
    | Não é porque a figura da carta "A Temperança" despeja "água"  de uma vasilha na outra que podemos compará-la ao signo de Aquário. Este ato de  despejar o líquido (aliás, que líquido exatamente seria esse que é despejado?)  de uma vasilha na outra,  representa o  ato de temperar, o nome da carta. A figura nesta lamina, pode muito bem estar  esfriando um líquido que está muito quente, ou oxigenando-o a fim de torná-lo  mais puro, ou os dois ao mesmo tempo. Este esfriamento, se assim for, pode  estar tornando este líquido mais denso pelo seu resfriamento, enfim é uma  representação alquímica por excelência. Onde poderemos encontrar essa analogia  no signo de Aquário? |  
    |  |  
    | Em Aquário, encontramos um homem que despeja água, representando  as chuvas de fevereiro que enchiam o Nilo, o qual fertilizava a terra. |  
    |  |  
    | 
        
          | 
              
                |  |  
                |  |  
                | A Temperança no Tarô Mitológico
 |  |  | 
              
                | A delicadeza desta carta remete ao arquétipo do signo de Virgem,  signo de terra, afinado com a matéria, com os cuidados com o corpo, a saúde do  corpo, seu aprimoramento e a disposição de curar. Virgem é, dentre os três  signos de terra o mais cuidador e o próprio arquétipo do curador. |  
                |  |  
                | Virgem é o oposto complementar de Peixes, os dois pertencem ao  eixo do aperfeiçoamento sendo que um não "existe" sem o outro, os  eixos zodiacais são interdependentes, pois um assunto tem a ver com o pessoal  enquanto o outro tem a ver com o social amplo. Virgem aperfeiçoa a matéria e  Peixes o espírito, porém todos sabemos que o aprimoramento do corpo reflete no  espírito e vice-versa. Não estou aqui falando do culto ao corpo que se exerce  nas academias modernas e sim no sentido grego arcaico de respeito ao próprio  corpo. |  
                |  |  
                | Finalmente, mas longe de esgotar este argumento, no Tarô  Mitológico esta lâmina é associada à  deusa Iris, onde textualmente é dito: "Iris era a contraparte feminina de  Hermes, o emissário de Zeus, e era amada tanto pelos deuses quanto pelos  mortais por causa de sua natureza bondosa e afetuosa. |  |  |  
    |  |  
    | Se Hera ou Zeus quisessem  transmitir uma mensagem aos homens, Íris voava    ligeiramente para a Terra, onde assumia feições humanas ou aparecia em  sua forma divina." E mais adiante: "Outras vezes ela deslizava pelo  arco-íris que fazia ponte entre o Céu e a Terra (...). Quando os deuses  voltavam de suas jornadas ao Olimpo, Íris desatrelava os cavalos de suas  carruagens e servia néctar e ambrosia aos viajantes. (...). Ela preparava o  banho de Hera, ajudava-a a com sua toalete e dia e noite, permanecia ao pé do  trono de sua patroa." |  
    |  |  
    | Uma "serviçal" e "mensageira" tão arrematada,  só pode ser do signo de Virgem que  abriga o planeta Mercúrio em sua manifestação feminina, transformadora e  curadora. |  
    |  |  
    | julho.11 |  
    |  |  
    |  |  
    | 
        
          |  | 
            
              |  |  
              | 
                  
                    |  |  | 
                        
                          |  |  
                          | Comentários |  
                          |  |  
                          | Rose Villanova abriu espaço para comentários sobre o seu artigo, acima, que trata do sempre desafiador propósito de estabelecer paralelos entre os símbolos do tarô e os da astrologia. |  
                          |  |  
                          | A troca, registrada abaixo, constitui mais uma exemplificação dos múltiplos sentidos, muitas vezes paradoxais,  que comportam os símbolos tradicionais. |  
                          |  |  |  |  |  |  
              |  |  |  |  |  
    |  |  
    | Porquê não  Aquário?! (Comentário do Constantino) |  
    |  |  
    | Rose, para te provocar relembro que Ganimedes, a figura  mítica representativa de Aquário, é um ser humano, raptado por Zeus, e que acaba  assumindo a função de servir as bebidas aos deuses, temperando-as na  justa proporção. Haveria disposição mais virginiana, prestativa, que essa para  misturar os conteúdos das ânforas? |  
    |  |  
    | Mais ainda, no tarô clássico, a figura da Temperança é um anjo,  ser que circula verticalmente e serve de elo entre o Alto e os humanos.  Cabe um paralelo com o deslocamento vertical de Ganimedes, levado da terra para  servir aos deuses. |  
    |  |  
    | Concordo com você que Mercúrio representaria melhor a  manipulação das polaridades, do mesmo modo que podemos ver no gestual do Mago  uma qualidade mercuriana. |  
    |  |  
    | Aquário por ser um signo de Ar e Fixo possui qualidade integradora e estruturadora,  dispõe de referências verticais e de inspiração mental para estabelecer  coerência entre elementos antagônicos. Numa certa medida pode ser visto como  unificador de idéias. |  
    |  |  
    | Seja como for, o seu texto me fez voltar a uma antiga questão  que estava esquecida. Por qual razão os antigos representaram um signo fixo de  ar por um homem com um cântaro despejando líquido, que estaria melhor num signo  de água? A imagem de um ser  humano que assume o serviço de preparar a bebida dos deuses, temperando-a na  justa proporção, não estaria melhor em Peixes ou  Câncer? |  
    |  |  
    | Sim, tem alguma coisa que continua a me escapar. |  
    |  |  
    | Virgem e sua força mutável. (Resposta da Rose Villanova) |  
    |  |  
    | Eu adoraria dar uma colher de chá para Aquário, na  Temperança...!!! Mas, exceto a aguinha que escorre do pote, não consigo, por mais que  me esforce – e tenha a certeza de que me esforcei bastante, quando estudei esta  carta à luz da astrologia – não consigo perceber um mínimo traço deste signo  tão frio (creio que o mais frio de todo o zodíaco) na Temperança. |  
    |  |  
    | Quanto ao mito de Ganimedes relacionado a Aquário, estive lendo  mais atentamente sobre este mito. No livro do Junito Brandão ele diz que  Ganimedes quer dizer “liquido brilhante” e  “ocupar-se de”; o que designa a honrosa tarefa de escanção de Zeus no Olimpo  (sic). Daí fui ver o que é escanção no dicionário (não sabia da existência  desta palavra) e no Houaiss diz que escanção é   um substantivo masculino que significa o oficial da corte, que, na copa, vertia vinho que seria servido ao rei. |  
    |  |  
    | Creio que Ganimedes seja associado a Aquário por causa da figura  do signo, o tão controverso aguadeiro. Você poderia me explicar melhor porque  este mito está relacionado a Aquário? Por ser objeto do desejo de Zeus? Por  trazer um componente de homossexualidade (algo não convencional, no caso)? |  
    |  |  
    | 
        
          | 
              
                |  |  
                |  |  
                | Simbolo do signo de Virgem |  
                |  |  
                | Ilustração do século 15 |  |  | 
              
                | De qualquer forma, considero  o fato de ele temperar  a bebida para os deuses ser muito pouco para associar ao simbolismo da Temperança. Acho a temperança mais alquímica, mais transformadora  mesmo. E como disse no artigo, cabe nela também um tanto de Escorpião, no  sentido da transformação. Mas, quanto ao que há na carta de proposta de  aperfeiçoamento, fico mesmo no eixo Virgem/Peixes. Como disse, cabe uma bela  discussão. |  
                |  |  
                | Quanto à sua questão da figura do aguadeiro no signo de Aquário,  concordo com você. Inclusive não são poucas as pessoas que não conhecem  astrologia, dizerem que aquário é um signo de água, por causa da figura que o  representa. O que sei sobre esta figura é que em fevereiro, mês deste  signo, é o mês da cheia do Nilo, o que para os Egípcios representa a  fertilidade imprescindível para a alimentação deles, apenas isto. Pois se  formos relacionar Aquário a Prometeu, mito também associado a este signo, teria  que ser um homem com um fogo nas mãos e não com água, concorda? |  |  |  
    |  |  
    | Na verdade, acho o signo de Aquário, o mais intrigante do  zodíaco, incluso os significados da casa XI, sempre tenho a impressão que falta  alguma coisa que, como disse bem você, nos escapa à compreensão. Também não sei  se Aquário é integrador das idéias, acho Aquário bastante rígido, radical mesmo  no que concerne ao pensamento, para um unificador, pois as idéias ou o  pensamento por si, não têm como ser unificado, não há uma Verdade, coisa que  sempre irá depender de um ponto de vista, penso eu. |  
    |  |  
    | Pano pra manga, meu caro... também concordo com você quanto ao  aguadeiro ser para um signo de água no caso do aguadeiro, e pela proximidade do  mês da cheia do Nilo, Peixes cairia muito bem, inclusive achei que Ganimedes  tem muito mais de Peixes do que de Aquário. Peixes é um signo ligado à bebida e  também ao prazer, que no caso, sendo homossexual seria aquela coisa pisciana da  indiferenciação. Estou “pensando alto”. |  
    |  |  
    | Voltando ao aguadeiro, apenas os signos de Ar, com exceção de  Virgem, são representados por figuras humanas, por causa da função pensamento  que é a única função humana. Mais um motivo para a Virgem ser associada à Temperança,  pois por ser um signo mutável e regido por Mercúrio, é tido como o único signo  humano dentre os que não pertencem ao elemento Ar. |  
    |  |  
    | setembro.11 |  
    |  |  
    |  |  
    |  |  
    |  |  
    |  |  
    
        |  |  |  |  |   |  |