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  | O pensamento tarológico de Alejandro Jodorowsky
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        |  | Apresentação e tradução de Leonardo Chioda
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            | Alejandro Jodorowsky é cineasta, escritor, roteirista de   quadrinhos, místico, terapeuta, psicomago e tarólogo. Mesmo louco e polêmico,   como muitos afirmam, sua obra em relação ao tarô |  
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                | merece destaque e respeito.   Longe de suscitar mudanças radicais nas engrenagens da prática da leitura do   tarô no mundo – o chileno crê, por exemplo, que nenhuma consulta deve ser   cobrada –, destaca-se a restauração do famoso baralho de Marselha como seu   ingresso na história contemporânea dos arcanos e sua importância simbólica para   o ocidente. Do tarô e dele, propriamente. Enquanto tarólogo, sinto extrema   satisfação de traduzir e trazer a público, por meio do Clube do Tarô, a   conclusão da bíblia arcana que Jodorowsky criou ao lado da atriz e escritora   Marianne Costa. Além da extensa anatomia das lâminas retrabalhadas com o mestre   de cartas Philippe Camoin em 1998, o artista multimídia discorre sobre a   importância da relação leitor/consulente e o poder das cartas na vida de ambos. |  | 
                    
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            | São lições valiosas que, se absorvidas com atenção e sem pré-julgamentos, podem expandir os conceitos de interpretação e visão do mundo através dos 78 portões de sabedorias e caminhos infinitos. Um ganho para o tarô. Boa leitura. E boas leituras.
 Leonardo Chioda
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    | O pensamento tarológico de Alejandro Jodorowsky |  
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    | Meus longos anos de contato com o tarô me ensinaram novas formas de captar o mundo e o outro, permitindo que  a intuição dance com a razão, amalgamando-se no que é chamado de “Pensamento Tarológico”. Os arcanos têm múltiplos significados que vão do particular ao geral, do evidente ao incomum. É necessário conceber cada arcano como um conjunto de significados. Estes significados adquirem maior ou  menor importância de acordo com o sistema cultural de quem as interpreta. |  
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    | Na realidade, cada ser humano é um arcano. Por mais que vivamos junto a alguém durante toda a vida, não podemos afirmar que o  conhecemos muito bem ou por inteiro. |  
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    | Estamos habituados aos seus pensamentos, sentimentos, desejos, gestos e atividades rotineiras, mas  basta qualquer acontecimento extraordinário (uma enfermidade, uma catástrofe, um fracasso, um êxito) para que vejamos nesta pessoa os aspectos inabituais que nos surpreendem de forma positiva ou dolorosa. Parte da realidade é o que pensamos que é a realidade.  Parte da personalidade do outro é o que projetamos nele. Os defeitos ou qualidades que vemos nele são  também nossos. Estes inesperados comportamentos com que o mundo e o outro nos surpreendem causam reações que dependem totalmente do nosso nível de consciência. Num nível de consciência pouco desenvolvido, toda mudança nos assusta, nos fazem desconfiar, fugir, paralisar, enraivecer ou mesmo atacar. Uma consciência desenvolvida aceita a mudança contínua e avança confiante, sem metas, gozando da existência presente, construindo passo-a-passo a ponte que atravessa o abismo. O primeiro obstáculo que tive de vencer para oferecer leituras de tarô que fossem legíveis foram as  antipatias e as simpatias. Cada habitante do nosso mundo representa um  ponto de vista distinto, novo, que não existia antes de seu  nascimento. Algo original, único. Quando morre alguém que  amamos, sentimos que o universo inteiro se esvazia. Seja quem for o consulente, ele merece que o respeitemos  como uma obra divina que nunca mais voltará a se repetir, com  a possibilidade de deixar no mundo a sua marca, a semente de um bem desconhecido. |  
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    | Não existe tarólogo impessoal. Todo tarólogo está marcado por uma época, um território, um idioma,  uma família, uma sociedade, uma cultura. |  
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    | Assim como na literatura o romance deixou de ser narrado por um  escritor-testemunha – considerado um deus, que deixa acontecer sem intervir e nem ser afetado – para chegar a ser contado por um  personagem intimamente ligado aos acontecimentos, um ator a mais na trama. Na leitura do tarô, tive de dar o mesmo passo: de nenhuma maneira suportei a idéia de me colocar na posição de vidente que conhece o passado, o presente e o futuro do consulente, observando-o de uma altura mágica, impessoal, emprestando minha voz a entidades de outro mundo. Sendo os arcanos telas de projeção, era necessário que eu desse conta de que tudo o que via nas cartas estava impregnado da minha personalidade. Não podendo me livrar  de mim mesmo, perguntei: “quem sou eu quando leio o tarô? Meu pensamento é masculino? É latino-americano? É europeu? É adolescente? É maduro? Minha moral é judaico-cristã? Sou crente, ateu, comunista, servidor do regime estabelecido? Dou-me conta  das características da minha época?” |  
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                      | Foto publicada em "Castelli di Carte" |  |  |  | Para chegar a uma leitura útil, me dei conta de que, não podendo desprender-me da minha personalidade, teria de “trabalhá-la”, lapidá-la até  chegar à essência. Prometi que não  iria ceder aos modismos e não cair nas ciladas de nenhuma tradição e de nenhum folclore. Observei com  atenção minha visão do mundo e, com todas as minhas forças, tratei de mudar minha mente masculina aceitando a feminina para então fundi-las até  chegar ao pensamento andrógino. Nasci no Chile, me  formei no México e na França e, interiormente, deixei  de ter nacionalidade, chegando a me  sentir cidadão do cosmos. Isso me ajudou a perceber os meus limites enquanto ser humano. Minha consciência não era mais prisioneira de um corpo mineral, vegetal ou animal; era a essência do universo inteiro, o qual permitiu me colocar  no lugar não só das outras pessoas, mas também dos objetos. O que sente meu gato, esta árvore, o relógio que trago no pulso, o sol, os transeuntes por onde ando, meus órgãos e vísceras, etc.? |  |  
    | Neste trabalho de desprendimento e refinamento, perdi não  só a nacionalidade mas também a idade, o nome, os rótulos de “escritor, cineasta, terapeuta, místico” e tantos outros. Deixei de me  definir: nem gordo, nem magro; nem bom, nem mal; nem generoso, nem egoísta; nem bom,  nem mau pai; nem isto, nem aquilo. Também deixei de pretender realizar  metas ideais: nem campeão, nem herói; nem gênio, nem santo. Tratei de ser, com  todas as minhas forças, o que eu sou. Deixei de me  ater apenas a um idioma e desenvolvi um  amor e um respeito por todas as línguas, ao mesmo tempo em que me dei conta de que as palavras que não chegam à poesia se  convertem em problemas. Acredito que  a raiz de toda doença psicossomática é um conjunto de palavras ordenadas em  forma de proibição. Impor uma visão é proibir outras. |  
    | O universo não tem limites e funciona com  um conjunto de leis que são diferentes, às vezes contraditórias, em  cada distinta dimensão. Quanto mais expandia meus limites, mais via os limites dos outros. Hoje em dia, quando leio o tarô, quase me converto em “tu”  – me sento frente ao consulente como um céu azul que recebe a passagem de uma nuvem. Na verdade, não lemos o tarô para compreender o outro. O dia em que o compreendermos por  inteiro, desapareceremos. Creio que,  na realidade, o nosso verdadeiro consulente é a morte. Tratamos de entendê-la, pois quando morrermos, ou seja, quando formos ela  própria, nos dissolveremos, por  fim, na Verdade. |  
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    | Nenhum tarólogo pode dizer a verdade. Pode apenas dizer sua interpretação da verdade. Quando se lê o tarô, nada se sabe. |  
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    | Ele lê para compreender, por isso deve continuar lendo mesmo que  não compreenda o que  vê. Como toda interpretação é fragmentada, a abundância de interpretações faz com que o consulente chegue ao conhecimento de si próprio. Não existem perguntas insignificantes. As perguntas superficiais ou as profundas, as inteligentes ou as simples têm igual importância: posto que as interpretações de cada arcano sejam infinitas, o valor da pergunta dependerá não  de sua qualidade, mas da qualidade da resposta do tarólogo. Dei-me conta  de que compreender o que eu via era uma ilusão. Para compreender algo, na verdade eu teria de decifrar o que é o universo. Sem considerar o todo, é impossível saber com certeza o que é cada uma de suas partes. O consulente não é um indivíduo isolado. Para saber quem ele é, o tarólogo deveria conhecer  sua vida desde o momento em que nasceu, a vida de seus irmãos, pais, tios, avós e, se possível, de seus bisavós. Além disso, saber qual educação recebeu, conhecer os problemas da sociedade em que viveu, os arquétipos e a cultura que formaram sua mente. |  
    | Sendo impossível captar a totalidade do outro, é impossível também julgá-lo. A positividade ou  a negatividade de um acontecimento não pertencem ao fato; são apenas interpretações subjetivas. Em  respeito ao consulente, é preferível buscar sempre a interpretação positiva. Um tarólogo não deve comparar  seu consulente com outras pessoas que  se parecem física ou emocionalmente com ele. Comparar, com uma maneira de definir, é uma falta de respeito às diferenças essenciais de cada ser. O consulente pode não conhecer  a si mesmo e na maior parte das vezes ignorar as influências que recebeu de sua  árvore genealógica. Se conhece um  só idioma, se não viaja a países longínquos, se não estuda outras culturas, se nunca imobilizou seu corpo para meditar, se entre fazer e não fazer prefere não fazer,  refugiando-se pelo medo do fracasso em experiências novas, seu inconsciente se apresenta não  como ele é – um aliado –, mas como um mistério inquietante, um  inimigo. Nunca saberá qual é a base real do que pensa, sente, deseja ou  faz. E durante a leitura que suas perguntas, por mais superficiais que possam parecer, ocultarão processos psicológicos profundos. “Devo ir ao salão de beleza cortar o cabelo ou mudar de penteado?” Pergunta muito simples, aparentemente frívola, que sem dúvida pode render uma resposta profunda.
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          | Se fosse apenas o que dizem as palavras, que  necessidade teria a pessoa de ser aconselhada pelo tarô?  Bastaria discutir com ela uma decisão a respeito. Mas também se poderia saber que com este corte ou troca de penteado, a consulente estaria expressando seu  desejo de mudar de vida, abandonar a solidão ou, pelo contrário, terminar uma relação. Poderia também, sob outro aspecto, iniciar novas experiências, buscar reconhecimento, indicando que  há insatisfação consigo mesma ou o descobrimento de novos valores que a obrigam a se desvencilhar de uma antiga personalidade. O tarô nos ensina a respeitar todas as perguntas: cada uma delas significa uma
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    | oportunidade de aprofundar o conhecimento de nós mesmos para vivermos plenamente como uma pedra preciosa nesta jóia que  é o tempo presente. A maioria dos consulentes não se sente como algo ou alguém que “é”, mas como algo ou alguém que “será”. Toda generalização é ilusória. Os acontecimentos não são nunca similares. Quando se põe um frente ao outro, como exemplo, aquele que o cita emite uma concepção pessoal. |  
    | Para cada indivíduo, o outro é diferente. O outro, sendo parte de um  todo infinito, por mais impossível de definir ao ser captado e interpretado por  nós, recebe os limites que correspondem ao nosso nível de consciência. Este outro é uma mescla do que  ele aparenta e do que  lhe conferimos ao convertê-lo em  nosso próprio reflexo. As qualidades que vemos nele, assim como seus defeitos, são parte das nossas próprias qualidades e defeitos. Ao julgar, ao medir os demais, ao colocarmos rótulos – bom, mau, belo, feio, egoísta, generoso, inteligente, idiota, etc. – estamos mentindo a nós  mesmos. A realidade  não é boa nem má em  si; nem bela nem horrível e nenhuma outra qualidade. A unidade divina não pode ter qualidades e nem ser definida por um tarólogo que não  a compreende por não poder contê-la. O todo é todas as partes, mas todas as partes não  são o todo. Em nenhum momento o tarólogo pode erguer-se em  juízo de seu consulente e aceitar como reais e justas as visões que o consulente tem de seus familiares ou seres que invoca na leitura. No mundo, não se pode afirmar “tudo é assim”. O correto é dizer que “quase tudo é assim”. Se noventa e nove por cento é considerado negativo, não se pode excluir a positividade contida em  um por cento. Esse um por cento é mais digno de definir a totalidade do que o restante negativo. Essa pequena positividade é capaz de redimir a grande negatividade. Por  isso não se deve afirmar que o mundo é violento. Pode-se aceitar que há violência no mundo, demasiada violência, mas não defini-lo por  esse fato. O mundo é tão perfeito quanto o cosmo. Igual é o ser humano. Não é conveniente afirmar que se está doente. O corpo humano é um organismo complexo, misterioso, que  possui saúde. Estar vivo é estar são, física e mentalmente. Podemos ter enfermidades e atitudes psicóticas, mas  por mais graves que sejam, não se convertem em  um “doente” ou em um “louco”; não definem nosso ser senão nosso estado presente. O espírito humano, infinito, não suporta rótulos.
 O  tarólogo, mais que mostrar os muitos defeitos, deve tratar de captar as qualidades do consulente, pois mesmo que sejam poucas, o ajudarão a ser quem ele é de verdade. Não se deve definir o consulente por suas atitudes, mas sim definir as ações que o consulente tem feito. Ele não é “um tolo”, mas “fez tolices”. Não  é “um ladrão”, mas “se apoderou de bens alheios”. Se o consulente é definido por suas atitudes, ele acaba sendo separado da realidade.
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    | O valor de um leitura depende do nível de consciência do tarólogo. Se ele for sábio, pode obter valiosas mensagens por mais absurdos que possam ser os arcanos escolhidos pelo consulente. |  
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    | A consciência do tarólogo confere sabedoria ou necessidade à sua leitura, mas os arcanos em si não são sábios nem tolos: eles não têm qualidades. As qualidades são de quem os interpreta. As leituras, apesar de sua importância, são sempre interpretações pessoais do tarólogo e por  isso mesmo não deve obter validade de prova única ou absoluta. Nenhum leitura pode constituir a prova de um fato, por mais assertiva que  seja. A exatidão e a precisão, em uma realidade em constante mudança, são dois obstáculos à compreensão. O desejo de perfeição, de exatidão, de precisão e de repetição do conhecido e estabelecido são  manifestações de uma mente rígida que teme a mudança, o diferente, o erro, a permanente impermanência do cosmos.  Esta atitude puramente irracional se opõe ao pensamento tarológico, que  se assemelha ao poético. É como se escutássemos o poeta  Edmond Jabés dizer: “Ser é interrogar no labirinto de uma pergunta que não contém nenhuma resposta”. |  
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    | Depois que um arcano é  interpretado de certa forma, é possível modificar, em outro momento, a interpretação. As interpretações não são os arcanos, eles não mudam, mas o tarólogo sim, enquanto ser que se transforma. |  
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    | Nunca mudar de interpretação é teimosia. Toda a mensagem obtida pela leitura de algumas cartas pode ser contradita por uma segunda leitura dessas mesmas cartas. As mensagens não são extraídas das cartas sem as interpretações que são dadas a elas. Responder “não” a uma afirmação é um  erro. Nada pode ser negado em sua  totalidade. É melhor dizer “é possível, mas de outro ponto de vista se pode concluir o contrário”. A doença é essencialmente separação, ou seja, crença de se estar  separado. A chave mágica que permite tanto ao consulente quanto ao tarólogo organizar positivamente sua passagem pelo mundo é a pergunta “a vida me faz feliz? Essas pessoas, esse país, essa casa, esses móveis, me fazem feliz nesta vida?” Se não  me alegram a vida, significa que não me correspondem como companhia, ambiente, território, atividade - o que me convida a não  me envolver com eles. Todo conceito tem um valor duplo, composto da palavra enunciada e uma contrária não  proferida. Afirmar algo é também afirmar a existência de seu contrário. Por exemplo: feito (em relação a algo bonito), pequeno (em relação a algo grande), defeito (em relação a qualidade), etc. Fora dessa relação, o conceito não tem sentido. Sem se comparar, o consulente não pode saber quem ele é. A personalidade  adquirida, não a essencial, se forma baseando-se em  comparação. |  
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                      | Foto publicada em "Castelli di Carte" |  |  |  | O tarólogo deve começar sua leitura ciente de que se dirige a alguém que é o que sua família, sua sociedade e sua cultura quiseram que ele  fosse, pelo qual acredita ter metas que não são as suas, com obstáculos superficiais e problemas disfarçados de soluções. O tarô poderá indicar-lhe sua  natureza, suas metas, obstáculos e verdadeiras soluções fazendo-o ver a região silenciosa de sua existência. O que não sabe e o que sabe são  partes da vida do consulente. O que não fez é tão importante quanto o que fez. O que não  pode um dia fazer faz parte do que já está fazendo. O que  ele foi e o que não  foi, o que é, o que não  é e o que será e o que não  será constituem por igual o seu mundo.
 Alguns consulentes, por medo de perderem aquilo que acreditam ser sua individualidade, não querem ser tratados e nem curados. Em vez  de obterem soluções, desejam apenas ser  escutados, amparados.
 O tarô não cura; ele serve para detectar a chamada “enfermidade”. Cada um dos arcanos pertence ao mesmo tarô.  Por isso,  duas cartas
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    | observadas  juntas, ainda que pareçam ter significados absolutamente diferentes, possuem detalhes em  comum. Diante de qualquer conjunto de cartas deve-se buscar entre elas o maior número possível de detalhes em comum. |  
    | Todos os seres humanos pertencem a uma espécie em comum e vivem no mesmo território, o planeta Terra. Por isso, duas pessoas juntas, apesar de serem de raça, cultura, posição social e nível de consciência diferentes, possuem características em  comum. O tarólogo, abandonando toda a vaidade de sentir-se superior, deve captar essas semelhanças e concentrar sua leitura primeiramente nas experiências eu o unem ao consulente. Nada melhor que um “ex-doente” para curar um  enfermo. |  
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    | O mau tarólogo, que confunde “pensar” com “crer”, faz interpretações para então buscar nos arcanos os símbolos que podem confirmar suas conclusões. |  
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    | A verdade  para ele é a priori, seguida a posteriori pela busca da verdade. Toda conclusão é provisória e se amplia somente a um  momento da vida do consulente, porque foi extraída de interpretações que, por serem pontos de vista do tarólogo, são limitadas. Dar conselhos ao consulente como “você deve fazer isso; não deve fazer aquilo”, é um abuso de poder. O tarólogo deve oferecer  possibilidades de ação, deixando que  o consulente decida ou escolha por si próprio. Tampouco o tarólogo deve ameaçar  (“se não fizer isso, vai acontecer  aquilo”), pois o que é feito de forma obrigada, mesmo que pareça positivo, atua como uma maldição. Se o leitor é antes de mais nada “eu”, sendo incapaz de  converter-se em um espelho que reflita o outro, na verdade está usando o consulente para curar  a si mesmo. Em vez de ver, se vê. No lugar de compreender, impõe sua visão de mundo. Ao invés de despertar os valores do consulente, o submete a um  encantamento onde o tarólogo é um  adulto e ele uma criança. |  
    | O tarólogo não  é a porta, e sim a campainha; não é o caminho, mas sim o pano que limpa o barro dos sapatos, não é a luz, e sim o interruptor. O tarólogo não  deve fazer promessas e nem bajulações (“Você tem uma alma nobre”, “é uma boa pessoa”, “tudo sairá bem”, “Deus lhe presenteará”, etc.), palavras vazias e inúteis que impedem a tomada de consciência. Para curar-se, o consulente não  deve fugir do sofrimento e sim  vê-lo de frente, assumi-lo para logo mais libertar-se dele. Um  sofrimento conhecido é mais útil que mil elogios. Quando meu filho Teo morreu num repentino acidente aos 24 anos, uma dor  indescritível desintegrou meu  espírito. Eu assisti à sua  cremação e, quando não acreditava ser possível encontrar consolo, vi meu filho Brontis aproximar-se do cadáver e colocar em sua mão um tarô de Marselha. Teo foi cremado e eu  recebi em uma urna as cinzas desses seres sagrados. Para sempre, até o final da minha existência, os arcanos abraçados ao meu  filho ocuparão um trono em minha memória. Aquilo em que verdadeiramente acreditamos e o que  verdadeiramente amamos são a mesma coisa. A imensa dor da perda de um ente querido nos destroça a imagem que temos de nós mesmos. Se tivermos a coragem de nos reconstruir, seremos mais fortes e cada vez mais compreensivos com  a dor dos outros.
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                | O texto foi traduzido do italiano por Leonardo Chioda a partir  da quinta edição do livro La Via dei Tarocchi, de Alejandro Jodorowsky e Marianne Costa, publicado em fevereiro de 2008 pela Giangiacomo  Feltrinelli Editore de Milão. |  
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    				| Duas das imagens acima de Alejandro Jodorowsky foram publicadas no livro Castelli di Carte que acompanha o  DVD Alejandro Jodorowsky – Conversazioni sulle vie dei Tarocchi,  produzido por Eskimosa e Giangiacomo Feltrinelli Editore, de Milão. |  |  |  |  
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    | janeiro.09 |  
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                            |  | • | A restauração do Tarô de Marselha por Camoin e Jodorowsky. Resenha de Leonardo Chioda  sobre o processo de restauração do jogo original de Nicolas Conver: Restauração |  |  |  
                      |  |  
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                            |  | • | Galeria dos arcanos maiores do Tarô de Marselha-Camoin. As cartas restauradas por Philippe Camoin e Alejandro Jodorowsky com a antiga variedade de cores e a delineação de detalhes como: o ovo nas cartas II e IV,  o tracejado em forma de serpente nas vestes na  XIV, figurações no corpo da figura central no XV. Galeria 
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                            |  | • | Os tarôs de Marselha. Resenha de Bete Torii  que apresenta um resumo histórico de diferentes baralhos  procedentes das  Maisons de cartiers da cidade francesa de Marseille.  História |  |  |  
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