Apresentação e editoração de Constantino K. Riemma
A Editora Pensamento publica, desde 1985, o livro O Tarô de Marselha, acompanhado das 78 lâminas coloridas. O texto é de Carlos Godo, apresentado por Luis Pellegrini. Esse baralho é cópia do impresso pela Grimaud.
Os traços das gravuras foram refeitos, mas o livro não fornece o crédito desse trabalho gráfico. Já as cores reproduzem exatamente a versão da Grimaud, com todos as simplificações e defeitos que passaram a ocorrer no processo de impressão mecânica das cores no séc. 19. O exemplo mais marcante desses antigos problemas tipográficos pode ser examinado na carta 15. Na gravura em preto e branco, que apresentamos abaixo, fica evidente que o Diabo segura uma tocha. No entanto, na carta colorida a parte superior da tocha é ocultada pela cor das asas. Isso levou muitos autores a afirmar que o Diabo segurava uma espada pela lâmina e não pela empunhadura... Compare a versão da lâmina 15 da Grimaud com a do Tarô Camoin-Jodorowsky, que reconstituiu as cores originais.
Permitir o exame dos traços originais foi uma das razões para criarmos essa galeria das gravuras, em preto e branco, que a Editora Pensamento reproduz no livro O Tarô de Marselha. Outra razão igualmente significativa é a de propiciar com essas gravuras, que os interessados no Tarô façam seus próprios coloridos, quer imprimindo cópias em papel, quer utilizando programas de edição de imagens. Trata-se de um estímulo à pesquisa simbólica, de forma lúdica e criativa.
As gravuras acima (6,5 x 12,3 cm) foram copiadas do livro "O Tarô de Marselha" da Editora Pensamento