|  | 
	
	
	  | As cartas "Gringonneur": O IMPERADOR (III) |   
       |  |  
		| 
         
          |  |   
          |  |   
          |  |   
          |     O Imperador está assentado sobre 
              um trono, ao qual se sobe por um degrau, e vestido com uma túnica 
              sob sua armadura; três atributos permitem identificá-lo: 
              a coroa imperial, o cetro e o globo.A coroa foi sempre a expressão de 
              um simbolismo cósmico. Por sua forma circular, ela se fecha 
              em si-mesma e simboliza a unidade, a perfeição. Ela 
              representa o céu. Seus quatro florões são interpretados 
              como os quatro pontos cardinais. Ela confere poder ao seu portador.
 O cetro é o atributo do poder e da 
              dignidade suprema. Ele tem por origem o bastão de comando 
              das divindades e dos condutores de homens. É uma vertical 
              que simboliza o homem enquanto tal, também sua supremacia 
              enquanto chefe e, afinal, o poder recebido do alto. É o modelo 
              reduzido da coluna do mundo.
 O globo terrestre é atributo do poder 
              do soberano do mundo. É a afirmação de uma 
              soberania universal. É o símbolo do mundo. Os Césares, 
              que pretendiam ao império do mundo, seguravam em suas mãos 
              o globo terrestre.
 Duas pequenas personagem ajoelhadas, com 
              as mãos cruzadas sobre o peito em sinal de lealdade e de 
              fidelidade, poderiam representar os comandatários do jogo 
              ou jovens pajens.
 |   
          |  |   
          | Tarô dito de Charles 
            VI ou Tarô Gringonneur: OImperador. 
            Norte da Itália. Final do séc. XV. Pintura com têmpera de ovo, sobre um 
            desenho preparatório com tinta negra, tipo sépia; decoração 
            com ramos estampados, após fixação de folha de 
            ouro e prata, sobre uma camada assentada sobre suporte de papel; dorso 
            branco sem adornos. Papel em várias camadas com "colarinhos" 
            à moda italiana, alguns dos quais estão roídos. 
            A parte do desenho dissimulado pelos "colarinhos" realizados 
            posteriormente, foram redesenhados. Dezessete cartas: 80/185 x 90/95 
            mm. Paris, Biblioteca Nacional da França, 
            Estampas, Res. Kh 24.  http://expositions.bnf.fr/renais/grand/036.htm.
 |   
          |  |   
          | Tradução 
              de Constantino K. Riemma
 |   
          |  |   
          |  |   
          |  |   
          |  |   
          |  |  |  |  |   |  |