|     A Justiça tem uma espada numa das mãos 
              e, na outra, a balança, seus atributos habituais. A espada 
              simboliza o poder executivo da Justiça que castiga o culpado. 
              A balança significa o equilíbrio de julgamento. Este 
              atributo já se encontra nas moedas romanas. As três 
              virtudes cardeais – a Temperança, a Força e 
              a Justiça – são trunfos do jogo do tarô. 
              A quarta virtude, a Prudência, figura apenas no minchiate 
              de Florença.As virtudes têm uma origem antiga, 
              enquanto que as virtudes teologais – a Fé, a Esperança 
              e a Caridade – são conceitos cristãos. Os gregos, 
              que identificavam a virtude à coragem, ao valor tanto da 
              alma quanto do corpo, haviam dado a ela o nome do deus da guerra, 
              Ares (Marte). Platão e Aristóteles atribuíam 
              um sentido moral às virtudes. Quanto ao nome em si, vem do 
              latim virtus, valor guerreiro, de vir, homem corajoso. 
              A virtude se define como a força aplicada ao bem.
 A representação das virtude 
              foi freqüente na Itália dos séculos XIV ao XVI. 
              Acompanhadas de atributos, tinham de início a função 
              principal de decoração dos túmulos e, após, 
              ornaram os púlpitos, as pias batismais, os tabernáculos. 
              Elas se impuseram, a seguir, na iconografia profana, representando 
              a moral e servindo na decoração de edifícios 
              públicos, palácios, fachadas de casa, objetos (castiçais, 
              cofres, bainhas de punhais).
 As virtudes foram integradas, com freqüência, 
              a grandes conjuntos decorativos, enciclopédicos, que inspiraram 
              programas de teólogos ou de humanistas, grandes afrescos 
              da civilização de então. As virtudes eram aí 
              representadas ao lado dos vícios, dos heróis bíblicos, 
              dos deuses antigos, das artes liberais, das Musas, dos planetas 
              e signos do zodíaco, dos profetas e sibilas. Sua presença 
              no jogo do tarô é facilmente compreensível.
 As virtudes do Taro dito de Charles 
              VI ou Gringonneur são todas três representadas 
              por moças sentadas, rosto em três quartos, cabeça 
              ornada por um auréola ou chapéu.
 
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