|  | 
	
	
	  | As cartas "Gringonneur": A CASA DE DEUS |   
       |  |  
		| 
         
          |  |   
          |  |   
          |  |   
          |     Torre quadrada, guarnecida de ameias 
              (denteada), de onde escapam chamas, ela se racha e parece fulminada 
              pelo raio. Este trunfo do tarô é uma evocação 
              da destruição da Torre de Babel que os homens, sonhando 
              alcançar o céu, construíram com tijolos cozidos, 
              cimentados por betume. Deus, irritado com orgulho dos homens, impediu 
              o prosseguimento das obras confundindo as línguas. A destruição 
              da torre não é mencionada no Gênesis, mas a 
              dispersão dos trabalhadores a torna implícita.É a partir do final da Idade Média 
              que os artistas imaginaram o deslocamento da construção 
              provocado pelos raios faiscantes do céu, mais do que pela 
              intervenção divina ou por uma tempestade como haviam 
              feito anteriormente.
 Os degraus de fogo que se sucedem sobre 
              um dos lados do edifício poderiam representar a rampa exterior 
              que aparece, a partir do século XIV, na iconografia da Torre 
              de Babel.
 A designação Casa de Deus 
              pode surpreender no caso dessa fortaleza com porta obscura, enquanto 
              que no hebreu Babel significa 
               Porta do Céu 
              e corresponde exatamente à função que esta 
              torre deveria preencher.
 
 |   
          |  |   
          | Tarô dito de Charles 
            VI ou Tarô Gringonneur: A Casa de Deus. 
            Norte da Itália. Final do século XV. Pintura com têmpera de ovo, sobre um 
            desenho preparatório com tinta negra, tipo sépia; decoração 
            com ramos estampados, após fixação de folha de 
            ouro e prata, sobre uma camada assentada sobre suporte de papel; dorso 
            branco sem adornos. Papel em várias camadas com "colarinhos" 
            à moda italiana, alguns dos quais estão roídos. 
            A parte do desenho dissimulado pelos "colarinhos" realizados 
            posteriormente, foram redesenhados. Dezessete cartas: 80/185 x 90/95 
            mm. Paris, Biblioteca Nacional da França, 
            Estampas, Res. Kh 24.  http://expositions.bnf.fr/renais/grand/046.htm.
 |   
          |  |   
          | Tradução 
              de Constantino K. Riemma |   
          |  |   
          |  |   
          |  |   
          |  |   
          |  |  |  |  |   |  |