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As cartas "Gringonneur": A CASA DE DEUS |
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Torre quadrada, guarnecida de ameias
(denteada), de onde escapam chamas, ela se racha e parece fulminada
pelo raio. Este trunfo do tarô é uma evocação
da destruição da Torre de Babel que os homens, sonhando
alcançar o céu, construíram com tijolos cozidos,
cimentados por betume. Deus, irritado com orgulho dos homens, impediu
o prosseguimento das obras confundindo as línguas. A destruição
da torre não é mencionada no Gênesis, mas a
dispersão dos trabalhadores a torna implícita.
É a partir do final da Idade Média
que os artistas imaginaram o deslocamento da construção
provocado pelos raios faiscantes do céu, mais do que pela
intervenção divina ou por uma tempestade como haviam
feito anteriormente.
Os degraus de fogo que se sucedem sobre
um dos lados do edifício poderiam representar a rampa exterior
que aparece, a partir do século XIV, na iconografia da Torre
de Babel.
A designação Casa de Deus
pode surpreender no caso dessa fortaleza com porta obscura, enquanto
que no hebreu Babel significa
Porta do Céu
e corresponde exatamente à função que esta
torre deveria preencher.
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Tarô dito de Charles
VI ou Tarô Gringonneur: A Casa de Deus.
Norte da Itália. Final do século XV.
Pintura com têmpera de ovo, sobre um
desenho preparatório com tinta negra, tipo sépia; decoração
com ramos estampados, após fixação de folha de
ouro e prata, sobre uma camada assentada sobre suporte de papel; dorso
branco sem adornos. Papel em várias camadas com "colarinhos"
à moda italiana, alguns dos quais estão roídos.
A parte do desenho dissimulado pelos "colarinhos" realizados
posteriormente, foram redesenhados. Dezessete cartas: 80/185 x 90/95
mm. Paris, Biblioteca Nacional da França,
Estampas, Res. Kh 24. http://expositions.bnf.fr/renais/grand/046.htm.
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Tradução
de Constantino K. Riemma
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