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21 de dezembro de 2024

Responsável: Constantino K. Riemma


Artes & expressões nos tempos da pandemia
Arte nos tempos de Pandemia - Em aberto
Por que cuidar das informações dos clientes
é tão importante
Helena Farias Galvani
No desenrolar da pandemia Covid-19, constatamos o crescimento das relações via internet e redes sociais. É uma situação oportuna para voltamos a lembrar no que a Lei Geral de Proteção de Dados tem a ver com a Astrologia, com o Tarô. E por que é tão importante ter cuidado com as informações e os dados em uma consulta.
A Lei Geral de Proteção de Dados, Lei 13.709/2019, ou apenas LGPD, entrou em nosso ordenamento jurídico em 2018, com o objetivo principal de proteger o nosso direito fundamental de liberdade, privacidade e livre desenvolvimento por meio da proteção do uso de nossas informações por outrem. É o caso do nome, endereço, orientação sexual, origem étnica, convicção religiosa, opinião política, entre outras coisas que podem nos identificar e causar discriminação, exclusão e até a utilização indevida de dados para comércio e ganhos próprios, sem que a gente queira ou compactue com isso.
E o que isso tem a ver com astrologia, com o tarô? Pode parecer óbvio, afinal, que para fazer o mapa natal o astrólogo necessita um mínimo de informações: nome, o local, a hora e data do nascimento, sendo elas consideradas informações pessoais. Contudo, pode ocorrer algo grave nessa questão.
Qauntas histórias já ouvi...
Já perdi a conta de quantas pessoas atendi e de quantas histórias ouvi...
Fonte: https://theconversation.com/global
Em 2015, quando estava procurando um(a) professor(a) para me ensinar astrologia, eu fiz uma aula experimental expositiva em que eram mostrados mapas de clientes e compartilhadas informações íntimas das pessoas. O apresentador julgava os comportamentos e formas de ser das pessoas. Eu me senti incomodada só com este fato, primeiro porque pra mim, se você é astrólogo, tarólogo, psicólogo, deve cuidar  da vulnerabilidade das pessoas. Senti que o expositor ultrapassava várias linhas: a da confiança, entrega e vulnerabilidade da pessoa que lhe confidenciou seus segredos. Segundo, achei antiético usar como exemplo pessoas que ainda estão vivas e são comuns no dia a dia. E se eu conhecesse alguma delas? Saí da aula tão brava que nem me despedi: fui embora.
Bom, é possível vislumbrar o nível do problema... Como o trabalho do astrólogo é estudar a vida da pessoa e analisar seu mapa, todas as vezes o assunto tratado é sensível e pode identificar o consulente. Afinal, o astrólogo está ali para orientar o cliente em sua vida. No geral, as questões básicas dizem respeito aos filhos ou relacionamentos (questões sexuais, étnicas), relação com os pais/familiares, até mesmo tratar do emprego, futuro (pode ter um caráter filosófico), mudar de carreira, se pede aumento ou não... É tudo muito íntimo e sempre pessoal – identificável.
As Mães de Santo sabem guardar segredos
As Mães de Santo sabem guardar segredos
Foto de Tatiana Zanon em https://unsplash.com/@tatizanon
Por trabalhar com astrologia por 6 anos, tenho muita informação das pessoas. Das mais sensíveis que se possa imaginar; começando com o nome, data, local, hora de nascimento, até sobre religião e questões de saúde. Imagine se isso vaza ou se é compartilhado sem consentimento para fins comerciais? Ou simplesmente é compartilhado: alguém te identifica e você, além de tudo, passa por um constrangimento. É dito que "o que cai na rede é peixe" e nas redes sociais tudo é capturado e quase nunca volta para o anonimato...
Além disso, esses dados relevantes, espalhados no mundo digital, podem ser utilizadas, no mínimo, para identificar possível interesse de compra. Sabe aquelas propagandas que aparecem quando você está rolando o feed do Instagram? Pois é, isso acontece porque eles conseguem, com um algoritmo que é "inteligente" e está sempre mudando para ser cada vez mais "inteligente", ver um padrão nas suas escolhas.
Clicar, curtir e compartilhar passam para a máquina da internet o que você gosta ou acha que gosta. O sistema manipula e afunila as informações para que seja mais fácil vender o que querem. Sabe quando os antropólogos e sociólogos se perguntam se é o meio que transforma a pessoa ou a pessoa que transforma o meio? Pois é, os dois acontecem juntos e, neste meio digital, você também está se transformando.
Certa vez, eu estava rolando o feed e recebi umas três propagandas seguidas falando "você que é ariano...". Como eles sabem meu signo solar?! É claro, o Instagram é capitalista e uma das informações solicitadas por eles é a sua data de nascimento...
Precisamos levar essa questão a sério e lembrar que se trata de uma discussão importante também na área espiritual. Desde a aprovação da PEC 17/2019 temos o direito fundamental de proteção de dados pessoais, inclusive nos meios digitais,
Lembro que lá no início da minha época de curiosa sobre astrologia, eu acompanhava uma pessoa no Youtube que sempre falava sobre signos. Em um de seus vídeos, ela comentou o 'causo', de uma pessoa de confiança dela (não é mais, né) que usou as informações do mapa – compartilhados em algum momento – para se aproveitar de suas vulnerabilidades. Como ela era uma astróloga moderna, eu especulo que as informações tinham um caráter mais psicológico do que astrológico; o que também é bastante sensível, pois inclui dados de saúde.
Contudo, mesmo a astrologia tradicional, que reflete mais a espiritualidade, o destino e a filosofia da nossa existência, também trata de assuntos muito pessoais.
Consultas astrológicas
Como uma simples consulta pode guardar tantas informações sobre você?
Foto em https://unsplash.com/@pixelparker
Em uma consulta eu tenho informações de momentos relevantes da vida do cliente, como casamentos, nascimento de filhos, viagens, formaturas, cirurgias, dores; sobre orientação sexual, medos, etc.; e em um mundo no qual há muitos relacionamentos que podem ser abusivos – marido, amiga, tio, mãe, etc. – informações íntimas são um prato cheio.
O nível de responsabilidade é gigante! E nem você, nem eu, podemos ignorar o potencial de uma informação. Ela pode ser usada para orientar campanhas políticas personalizadas, dependendo da pessoa que os políticos buscam, por meio de informações alteradas, compartilhando meias verdades ou até mentiras deslavadas.
A saída para isso é a  LGPD, que nos protege e também auxilia o astrólogo, tarólogo a lidar com estas informações. Primeiro, para tratar qualquer dado é preciso consentimento do cliente, que precisa apresentar isto de forma escrita, ou, caso necessário, uma legislação que exija compartilhamento é também respaldo para o astrólogo (e para o cliente). Outra exigência é a transparência, para que o cliente saiba o que está sendo feito com os dados coletados. E o astrólogo precisa utilizar apenas as informações necessárias para realizar o trabalho, sempre prezando pela segurança da informação.
Eu mesma já instaurei as diretrizes da LGPD nos meus atendimentos: de tempos em tempos deleto as informações que são guardadas em um lugar específico, onde apenas eu tenho acesso; também não compartilho com outras pessoas os dados e as histórias de pessoas, a não ser que seja expressamente permitido (consentimento é tudo) e utilizo publicamente exemplos de pessoas que já falecerem há tempo, cujas histórias são bastante conhecidas e divulgadas, como a da Princesa Diana ou do David Bowie.
Que continuemos a defender o direito de proteção dos dados pessoais.
Bibliografia:
O Filtro Invisível: O que a Internet está Escondendo de Você, Eli Parisier
Privacidade é Poder, Carissa Véliz
Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), Lei Nº 13.709, de 14 de agosto de 2018. Proposta de Emenda à Constituição 17/2019.
Helena Farias Galvani
é astróloga tradicional e taróloga
https://helenadeastros.com.br
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
Edição: CKR - dezembro/2021
Sob Pressão - a besta avança pelos corredores,
num jogo de azar ou sorte
Vera Vilanova
Sob pressão, música gravada por Gilberto Gil e Chico Buarque, em agosto de 2020, em plena pandemia de COVID-19, é uma composição de Gil em parceria com o poeta moçambicano Ruy Guerra, que retrata com emoção o período da crise do Coronavírus. A música foi composta a convite do diretor Andrucha Waddington como tema para a temporada especial da série de televisão brasileira Sob Pressão, transmitida pela Rede Globo.
Sob Pressão - Gilberto Gil e Chico Buarque
Nela Ruy Guerra fala da falta de ar e dos temores dos pacientes, da coragem e do combate ao vírus pelos profissionais de saúde, citando também o jogo político frequente entre os Poderes do País, os quais, segundo a canção, "são tontos que blefam com a morte, num jogo de verdades e mentiras ". A música passeia entre a ciência e o culto dos orixás, a fantasia e razão, a resiliência e a esperança do povo brasileiro e retrata, também, a pressão que sofremos para sobreviver ao negacionismo, à falta de coordenação nacional no combate à pandemia que ceifa vidas, à falta de um governo à altura das necessidades do País.
O gênero da música "transita pela seara nordestina (...) para se embrenhar na terra musical do baião e da toada". Em seu blog hospedado no portal de notícias G1, o jornalista e crítico musical Mauro Ferreira  afirmou que "passada a epidemia, a música ficará como registro histórico (...) desse momento singular da humanidade".
A música está para a vida tanto quanto a ciência para a superação da pandemia. Sob Pressão é um retrato musical da pandemia de Covid-19, que tem o Brasil como um dos países mais afetados por essa crise mundial. A letra é forte e contém críticas à parcela da população que desacredita da gravidade da pandemia .
O clipe foi dirigido por Andrucha Waddington e Pedro Waddington. Confira:
Compositores: Gilberto Gil e Ruy Guerra
Apresentação: Gilberto Gil e Chico Buarque
  Falta de ar nos gemidos dos ais
A febre, seus fantasmas, seus terrores
Sem pressa, passo a passo, mais e mais
A besta avança pelos corredores
O médico caminha com cautela
Estuda as artimanhas do inimigo
A enfermeira brava vence o medo
Pouco lhe importa a extensão do perigo
O mundo está azaranza, ao Deus dará
O povo não se entrega é cabra cega
É lá e cá sem lei, sem mais aviso
Só sei que é preciso acreditar
Fazemos todos parte desta história
Mesmo que os tontos blefem com a morte
Num jogo de verdades e mentiras
Um jogo duplo de azar e sorte
A ciência abre as suas asas
A esperança à frente como um guia
  Com São João na reza, a pajelança
A intervenção de Xangô na magia
Neste canto aqui da poesia
Casa da fantasia e da razão
Abre-se a porta e entra um novo dia
Pela janela adentro um coração
A voz de um barco à bordo da alvorada
O sol da aurora secando o pulmão
Ano passado se eu morri na estrada
Vai que esse ano não morro mais não
É pra montar no lombo da toada
Desembarcar do trem da pandemia
É pra fazer da rima arredondada
O rompante final de uma alegria
Vamos em frente amigo, vamos embora
Vamos tomar aquela talagada
Vamos cantar que a vida e só agora
E se eu cantar amigo a vida é nada
Edit CKR - 27/11/2021
Trabalhador essencial e "invisível":
a maior vítima da pandemia no Brasil
Durante a pandemia observamos que muitas categorias profissionais, compostas por trabalhadores invisíveis, viram seus funcionários alçados à condição de imprescindíveis para o funcionamento do sistema social vigente em tempo de crise e confinamento. Apesar de desempenharem funções essenciais, os trabalhadores invisíveis são quase sempre ignorados, marginalizados e até mesmo humilhados.
De domingo a domingo.
Fotos de Marcelo Santos e de autor desconhecido
Denomina-se como "profissionais invisíveis" funcionários com funções sociais fundamentais, porém desvalorizadas. Fazem parte deste grupo tanto trabalhadores informais quanto registrados. A invisibilidade de tais indivíduos ocorre devido ao seu poder aquisitivo diminuto, a pouca escolaridade, aos direitos relativizados e ao preconceito por parte de uma grande parcela da sociedade.
A maioria desses funcionários abarca sobretudo mulheres e negros, o que consolida os estereótipos de profissões consideradas inferiores pela comunidade. Estão nesse enfoque de profissionais invisíveis os garis, lixeiros, motoristas e cobradores de ônibus, pessoal de limpeza, balconistas de farmácias, frentistas de postos de combustíveis, entregadores de aplicativos (motoboys), porteiros, motoristas de caminhão, coveiros, etc.
Trabalhador essencial e invisíel - O Louco e o peregrino
No tarô, esse "trabalho louco" pode ser relacionado ao arcano "O Louco", um personagem audacioso, marcado pela coragem e destemor ao enfrentar o caminho a ser percorrido.
No campo da arte clássica lembra igualmente a figura do peregrino, retratado em O Filho Pródigo por Jheronimus Bosch (1450-1516)
Para muitos desses trabalhadores, o único jeito de sobreviver é continuar saindo às ruas várias vezes por semana, ou mesmo todos os dias. Evitar aglomerações e transportes públicos também não é uma opção. E a exposição ao novo Coronavírus é constante e contínua durante a jornada de trabalho.
A invisibilidade dos serviços imprescindíveis na área médica
Na Área de Saúde o esforço, a dedicação e presteza do serviço dos médicos e das enfermeiras durante a pandemia do Covid-19 foi amplamente reconhecido e exaltado em todo o mundo. Todavia, os hospitais e postos de saúde, além de abrigarem esses profissionais contam também com muitos  funcionários invisíveis em outras áreas de trabalho como higienização, triagem, copa e cozinha, operador de raio X, maqueiros, motoristas de ambulância, análise laboratorial, recepcionistas, segurança, manutenção e conservação, psicólogos, assistentes sociais, agentes comunitários de saúde, dentre outros, que não enxergamos, mas que estão lá, preocupados em deixar tudo funcionando bem para pacientes e profissionais que lidam diretamente com aqueles que estão precisando de cuidados médicos para superar o Covid-19.
A luta travada contra o Covid-19 tem profissionais de Saúde atuando em várias frentes. Para que o corpo clínico se dedique aos pacientes com a devida atenção que a atividade médica requer, uma outra equipe, composta de profissionais invisíveis, trabalha igualmente com tamanha dedicação quanto aqueles que estão na linha de frente.  Esses profissionais geralmente não são notados devido ao fluxo de trabalho acelerado dos hospitais e ao desespero em relação à urgência dos atendimentos. Assim, o cidadão comum, sempre em estado de alerta com relação à doença, dificilmente nota as pessoas que prestam serviços essenciais, mas invisíveis nos hospitais e nas unidades médicas.
Vale ressaltar que, embora trabalhem paramentados com avental, óculos, face shield, máscaras, luvas e botas, assim como os médicos, muito dos profissionais invisíveis da Saúde optaram por não ir para casa após seus turnos de trabalho visando evitar o contágio do vírus em suas famílias e vizinhos; outros ainda criaram em suas casas verdadeiros alojamentos provisórios para acamparem durante a pandemia. E, naturalmente, tais estratégias preventivas, junto com a convivência diária com o medo da morte e o sofrimento dos pacientes gerou um habitat perfeito para desenvolver crises de ansiedade, depressão e pânico.
Trabalhador essencial e invisível - empresas hospitalares
Trabalho anônimo em hosptiais.
Foto de Alina Souza
"No Brasil, mais de um 1,5 milhão de trabalhadores de nível técnico e auxiliar da Saúde enfrentam diariamente não só milhares de novos casos e centenas de óbitos relacionados à Covid-19 nos hospitais e unidades de saúde, mas também encaram um cotidiano anônimo e, por vezes, de 'invisibilidade' diante da sua própria equipe, das instituições e da sociedade em geral.  Embora executem serviços de extrema importância, pouco se sabe qual é o perfil e a real situação de trabalhadores técnicos, auxiliares e de apoio das equipes de Saúde". Fonte: Fiocruz.
Visando traçar o perfil desses profissionais no enfrentamento da pandemia, a Fiocruz está desenvolvendo uma pesquisa inédita abordando as condições de trabalho dessas equipes, o cotidiano do trabalho e a saúde mental dos trabalhadores da Saúde no contexto da Covid19 no Brasil. Com base nessa pesquisa serão criadas políticas de apoio e suporte para esses funcionários tão exigidos na pandemia e tão pouco reconhecidos.
"Essa legião de trabalhadores da Saúde está cotidiana e diretamente na linha de frente atendendo a mais de 26 milhões de contaminados pela Covid-19 e lidando com mais de 606.765 mil óbitos em todo o país. Além disso, estão expostos à infecção, sofrem com a morte de colegas, e boa parte está desprotegida de cuidados necessários, sem, de fato, ter voz e meios de expressar a real situação no cotidiano do seu trabalho e de sua vida pessoal, no que se refere à saúde física e mental", explicou a coordenadora da pesquisa da Fio Cruz, Maria Helena Machado.
A arte de viver da fé, só não se sabe fé em quê
Os profissionais invisíveis da Saúde, assim como das demais áreas, além de não terem seu trabalho reconhecido como importante no contexto da pandemia, são duas vezes sacrificados ao receberem uma baixa remuneração, que não lhes permite exercer sua profissão com dignidade e o seu direito ao home office, pelo menos em suas horas de descanso. É preciso ganhar o dia a dia, todos os dias. É preciso enfrentar o vírus, diariamente. É preciso ser forte e corajoso, sempre. É preciso ter fé, rogando a Deus para não se tornar mais um na estatística dos contaminados e/ou falecidos.
O agravamento da pandemia no País tem colocado pressão ainda maior sobre a vida de pessoas já vulnerabilizadas socialmente. A alta no desemprego e no preço dos alimentos faz com que comer todos os dias seja um desafio para milhões de brasileiros. Diante deste cenário, muitos trabalhadores seguem exercendo as suas atividades quase da mesma forma de antes, com alguns cuidados a mais – e muitos riscos. É o caso de motoristas de ônibus, domésticas, garis, coveiros – profissionais quase sempre invisíveis para boa parte da sociedade.
Retorno incerto pelo serviço prestado
Retorno incerto pelo serviço prestado
O Seis de Ouros no Thelema Tarot e uma ilustração de Carval na Revista Piauí
Vivendo a experiência de um trabalhador invisível
Você já se perguntou qual é a sensação de se sentir invisível? Para profissionais de diversas áreas, essa sensação se faz presente o tempo quase todo. Mesmo desempenhando funções essenciais, como varrer as ruas, sepultar pessoas ou coletar materiais recicláveis, muitos trabalhadores são simplesmente ignorados pela maioria da sociedade.
Convidamos você a explorar o que é ser um trabalhador essencial e invisível utilizando-se da experiência de 15 juízes do trabalho de Porto Alegre que passaram um dia nessa situação.
Texto de Vera Vilanova
Edição: CKR 03/11/2021
Pare a Terra que eu Quero Descer
Preciso, urgente, de palavras novas
para escrever velhos destinos...
Parafraseando Lucy Maud Montgomery, no livro "Anne", se eu pudesse resumir o que significa poesia, para mim, eu diria que é a capacidade de criar beleza onde ela não existe, assim como a habilidade de encontrar felicidade em locais improváveis.
Epidemias pelos séculos
Ilustração de autor não identificado
Grandes eventos como guerras, escassez de alimentos e pandemias são capazes de redefinir a população de um país e até do mundo inteiro. Estima-se que os diversos surtos de peste negra ocorridos na Europa entre os séculos 13 e 17 teriam dizimado mais de 25 milhões de pessoas. A gripe espanhola, em 1918, ceifou em torno de 100 milhões de vidas globalmente. [Fonte: Revista Piauí]
Com a pandemia da Covid19 em 2020/21 não tem sido diferente, o mundo está vendo acontecer o que antes se estudava apenas em aulas de História: mortes, muitas mortes. O novo coronavírus (SARS-COV-2) infectou mais de uma centena de milhões de pessoas no planeta, gerando até o momento 3.770.779 mortes no mundo, sendo 550.000 vítimas apenas no Brasil. Fonte: El País Brasil
Industrias farmacêuticas
Cartoon Movement - EBERT
Para além disso, estarrecidos nos deparamos com mudanças dos valores, dos hábitos, relacionamentos e do dia a dia das pessoas. As consequências do que se vive agora, além dos milhões de mortos, são muitas e envolvem restrições drásticas como proibição de aglomeração social, confinamento em casa, o uso obrigatório de máscaras, limpeza constante das mãos, home office, encontros e reuniões online, fechamento de fronteiras, quarentena etcetera.
Não sabemos ainda quais desses novos costumes e protocolos serão mantidos indefinidamente pelo mundo pós-pandemia. E isso, só a passagem do tempo (anos ou décadas), o nível da devastação causado pela crise e os estudos sobre a Covid19 (formas de transmissão, letalidade, mutações do vírus, imunidade e sequelas) poderão nos revelar – no futuro, depois que bilhões de pessoas já estejam vacinadas e protegidas no mundo inteiro.
No momento, a pandemia da Covid19 nos dá a impressão de um eterno retorno: é como se fosse preciso recomeçar cada vez que o vírus parece ter sido derrotado e de novo se manifesta furiosamente por meio de uma das suas 17 mutações já identificadas (conforme dados da OMS), muitas delas talvez imunes a diversas vacinas já desenvolvidas em alguns países.
A Verdade
Cartoon La Verdad - autor não identificado
Mas se por um lado a pandemia do coronavírus nos deixa tão cheios de incertezas e dúvidas, com a mesma ênfase observamos a proliferação da arte, sob suas mais diversas formas, sendo usada como ponto de reflexão, análise e mitigação do seu impacto nos planos individual e coletivo.
Pensadores e intelectuais também estão publicando muitas ideias durante a essa quarentena, em livros, ensaios ou entrevistas. Como todos nós, eles tateiam o presente e tentam vislumbrar o futuro próximo, usando o conhecimento acadêmico e a vivência política e tentam achar lições em meio à calamidade sanitária e social. Cada um com seu ponto de vista. Cada um com seu repertório de conhecimento.
Uma visão geral da "Arte em Tempo de Coronavírus", pode ser acessada na coluna "Em Aberto", no Clube do Tarô. Hoje, contudo, abordaremos a literatura de uma forma geral e a poesia mais especificamente, por meio do livro-poema épico dramático do autor baiano Aleilton Fonseca A Terra em Pandemia, publicado pela Editora Mondrongo no final de 2020.
A literatura é uma forma de arte que se baseia no uso das palavras. De forma geral, a literatura de ficção inclui a prosa, como o romance, o conto e a crônca, além da poesia e ainda os textos teatrais. August Wilhelm von Schlegel, poeta, tradutor, crítico e filósofo alemão, define a literatura como: "Literatura é a imortalidade da fala".
A Terra em Pandemia, livro-poema de Aleilton Fonseca, coloca em debate a pandemia causada pelo novo coronavírus, como uma prova de resiliência para toda a humanidade, posta em curso pelos desmandos do ser humano na natureza do Planeta Terra.
É como se a Terra, cansada e desesperançada, tivesse tirado férias, deixando a recuperação de sua natureza por conta do homem, esperando as "soluções" a serem implementadas ou não por ele, no sentido de empoderar o Planeta a partir de agora ou simplesmente destruí-lo totalmente em função da ganância econômica, egocentrismo, falta de empatia e estupidez.
"A nossa atenção vai para A Terra em Pandemia por uma série de razões. Primeira, porque a obra dialoga diretamente com A Terra Desolada (The Waste Land), de T. S. Eliot; segunda, porque mantém uma relação de intertextualidade, óbvia ou latente, com grandes nomes da arte, sobretudo da poesia, em todos os tempos; por fim, porque o poeta se arma da sensibilidade para acompanhar a via-crúcis das vítimas da Covid-19 e, ao mesmo tempo, do verbo para denunciar o vírus terrível e expor os aliados do negacionismo científico". [Fonte: Almir Zarfeg, em Musa Rara]
Um poema trágico-lírico-narrativo, híbrido, polissêmico, intertextual, alegórico, irônico, grave. São 620 versos, em 62 estrofes. Com uma gradação cronológica exata, registra aspectos tristes e emocionantes da pandemia no Brasil e no mundo". [Fonte: Kickante]
"A Terra em Pandemia dialoga com o famoso poema The Waste Land (1922), de T.S. Eliot, ao descrever a terra devastada pela doença e pela dor, em que o sofrimento e o luto levam o poeta a refletir sobre as estruturas podres de um mundo enfermo, que não respeita as regras da Natureza e por isso está condenado pela crise ecológica e pelas desigualdades sociais. Um ambiente desequilibrado, poluído e perigoso, onde a sobrevivência se torna cada vez mais difícil e sofrida. Como protesto, o poema convoca e cita diversas vozes de poetas e filósofos históricos como Ovídio, Platão, Dante Alighieri, William Shakespeare, Cervantes, Camões (…)" [Fonte: Kickante]
O Novo
El Nuevo - por autor não identificado
O épico de 1922 (The Waste Land) começa assim: "April is the cruelest month", já o poema épico e dramático de 2020 (A Terra em Pandemia) inicia com "Abril e maio foram os mais cruéis dos meses". "Praticamente a mesma coisa, mutatis mutandis. "Na jornada, estruturada em cinco cantos (I. O enterro dos mortos; II. Um jogo de cartas; III. A Terra em Pandemia; IV. O desfile das infâmias; V. Canto final", o eu lírico reflete sobre toda podridão de um mundo enfermo — vitimado pela reação da natureza aos abusos dos homens e pelo próprio ser humano, responsável pelas desigualdades sociais". Fonte: Rascunho
Apreciemos agora parte do referido livro, tendo como fonte o "boletim poesia.net (467)", do site "Alguma Poesia" (http://www.algumapoesia.com.br), de Carlos Machado, o melhor site brasileiro de poesia, onde você pode se deliciar com mais versos do poema aqui comentado, assim como conhecer muitos outros autores, com estilos poéticos diversos. Inicialmente apresentaremos algumas das estrofes do poema sobre a pandemia atual e, em seguida, algumas partes do poema que aborda a crise da gripe espanhola de 1918:
 
"Uma amável senhora, nossa vizinha, famosa vidente do bairro,
Não previu a má sorte, embora estivesse com receio dos fatos.
Era conhecida por ser a mulher mais esperta do condomínio.
Seria discípula de Tirésias, se alcançasse o sentido do mito.
O cego clarividente, guardião do devir, adivinho por dom,
Ungido por Zeus para ver além dos segredos do Olimpo.
A vizinha amava suas carcomidas peças de tarô. Em dezembro,
jogara as cartas. Não anteviu a crise, nem a falta de respiradores.
Desejava desvelar um ano de alegrias. Ela disse: eis aqui as cartas,
O destino, as revelações: a vida e a morte entrelaçadas.
Primeira carta, o Louco. Imprudência. Precipitação. Trevas.
Não pondera seus atos. Não avalia os fatos. Caos e ruína.
Vira outra carta: o Diabo. Perdas.Abismo. Destruição.
Agora o Enforcado. Sofrimento. Resiliência. Provação.
Outra carta, por favor: A Roda da Fortuna, porém travada.
Estagnação. Embaraços. Conflitos. Azares. Desafios.
Disse ela: vejo dias vazios, ruas sujas, multidões aflitas.
Pessoas andam a esmo. Medo da morte.Enterros. Emoção.
Há algo muito grave no ar, estou  impedida de ver.
Decerto, todo cuidado é pouco nesses dias insólitos.
Da parte II. Um Jogo de Cartas
 
Madame Sosotris, célebre vidente,
Contraiu incurável resfriado; ainda assim,
É conhecida como a mulher mais sábia da Europa,
Com seu trêfego baralho. Esta aqui, disse ela,
É tua carta, a do Marinheiro Fenício Afogado.
(Estas são as pérolas que foram seus olhos. Olha!)
Eis aqui Beladona, a Madona dos Rochedos,
A Senhora das Situações.
E aqui está o homem dos três bastões, e aqui a Roda da Fortuna,
E aqui se vê o mercador zarolho, e esta carta,
Que em branco vês, é algo que às costas leva,
Mas que a mim proibiram de ver. Não acho
O Enforcado. Receia morte por água.
Vejo multidões que em círculo perambulam
Obrigada. Se encontrares, querido, a senhora Equitone,
Dize-lhe que eu mesma entrego, o Horóscopo:
Todo cuidado é pouco nestes dias.
"O Enterro dos Mortos" (The Burial of the Dead)
Máscara
Ilustração de Sílvio Jessé - Cartoon Kickante
Em solidariedade aos familiares e amigos dos mortos dessa fustigante pandemia, e com compaixão, relembro uma fala da personagem principal do livro "Jane Eyre", de autoria de Charlotte Brontë, a qual se adequa muito ao momento atual.
"Deve ser terrível você perder quem você ama muito. Numa fração de segundo, num suspiro, a pessoa se vai para sempre. E não há nada que você possa fazer para mudar isso e trazê-la de volta (…) O luto é o preço que se paga pelo amor".
Texto de Vera Vilanova
Edição: CKR 01/07/2021
Por trás da máscara: mentiras, sorrisos e verdades
Assim como muitos brasileiros, tive bastante resistência para acatar a máscara como uma ferramenta imprescindível e eficaz na proteção ao surto de coronavírus. Até abril de 2020, eu via a máscara como um acessório supérfluo, que dificultava a respiração, escondia o sorriso e enfeiava as pessoas. Passei muito tempo preferindo ficar em casa do que sair para a rua com o referido adereço, que tanto me incomodava. Naquele momento eu ainda não sabia que a máscara tinha vindo para ficar, gostássemos ou não da ideia.
Hoje, 15 meses depois, considero a máscara uma grande aliada durante a pandemia da COVID-19. Com ela, e mantendo uma distância social média de 1,5 a 2 metros entre as pessoas, limpando as mãos regularmente com água e sabão ou álcool gel e evitando aglomerações é possível esperar a vacina com um grau de segurança acima de 80%, conforme dados da OMS.
Além das medidas de prevenção relacionadas acima, ficar em casa é o quarto e último mandamento recomendado pelos cientistas para esperarmos com mais segurança a vacinação, a qual se dá de uma maneira muito lenta no Brasil. Mas, ficar em casa nem sempre é uma opção viável, seja por causa da profissão das pessoas (médicos, enfermeiros, coveiros, motoboys etc.), seja pela condição econômica das mesmas que não permite tal "luxo" (é preciso sair para rua, às vezes até, para assegurar a alimentação diária), seja porque muitas moradias não permitem o isolamento físico-social recomendado em caso de doença.
Por trás da máscara
A fotógrafa Flávia Tebaldi com o marido Bruno e as filhas Teodora e Antônia
Foto: Flávia Tebaldi/Cedida ao G1
Recentemente, em reportagem do El País Brasil, profissionais da área médica do SUS informaram que várias pessoas têm chegado às UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) queixando-se de COVID-19 e que a anamnese desses pacientes revela que o problema não é nada mais do que fome.
A fome, que crescia no Brasil na última década, acabou se agravando na pandemia. Em 2020, 19 milhões de pessoas viviam em situação de fome no país, segundo o Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil. Em 2018, eram 10,3 milhões. Ou seja, em dois anos houve um aumento de quase 9 milhões de pessoas. Fonte: BBC News
Por trás da máscara - Santiago do Chile

Pessoas com máscaras percorrem o centro de Santiago (Chile) em 3 de junho, antes de a cidade voltar a entrar em quarentena.

Foto de Martin Bernetti
Considerando o grau de negacionismo do atual do governo do Brasil, ao fazer a pesquisa para embasar esse texto, surpreendeu-me a existência da Portaria no. 1565, de 18 de junho de 2020, que tem como base a Lei no. 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus.
Tal Portaria visa "Estabelecer orientações gerais visando à prevenção, ao controle e à mitigação da transmissão da COVID-19, e à promoção da saúde física e mental da população brasileira, de forma a contribuir com as ações para a retomada segura das atividades e o convívio social seguro".
A Portaria, dentre outras orientações, define "Os Cuidados Gerais a serem adotados individualmente pela população", tais como:
1.1 Lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou, alternativamente, higienizar as mãos com álcool em gel 70% (...)
1.2 Usar máscaras em todos os ambientes, incluindo lugares públicos e de convívio social. (...)
1.6 Evitar situações de aglomeração (...)
1.7 Manter distância mínima de 1 (um) metro entre pessoas em lugares públicos e de convívio social. (...)
1.9 Se estiver doente, com sintomas compatíveis com a COVID-19, tais como febre, tosse, dor de garganta e/ou coriza, com ou sem falta de ar, evitar contato físico com outras pessoas, incluindo os familiares, principalmente, idosos e doentes crônicos, buscar orientações de saúde e permanecer em isolamento domiciliar por 14 dias. (...)
Essa Portaria e a Lei que originou a mesma, que estão em vigor, comprovam um dito popular de que no Brasil " a lei é feita para não ser cumprida". No momento, essa atitude de desrespeito à lei é puxada pelo maior mandatário do País, o qual as assinou, reforçando com tal atitude a situação de descrença e ignorância da população brasileira sobre a pandemia, a qual tem por principais meios de informação as TVs abertas, as redes sociais e as Igrejas, fontes repletas de fake news e notícias com viés político.
Nesse país doente que se tornou o Brasil, a opiniões mais delirantes, loucas e estapafúrdias eclodem do imaginário coletivo e integram-se aos valores e comportamentos individuais e sociais, destoando profundamente das características de personalidade pelas quais os brasileiros eram anteriormente conhecidos.
Tempo sombrio e desanimador esse nosso, onde o País vive intrinsecamente uma pulsão de morte - a qual está vencendo -  e que neste momento (01/07) já contabiliza 517.800 vítimas fatais, além dos casos subnotificados. Que País é esse? Enquanto os governos do mundo todo se voltam para cuidar e proteger suas populações, os brasileiros estão relegados ao "ao Deus dará".
Quem poderia imaginar que, um dia, em vez de pegarmos a bolsa ou o guarda-chuva para sair de casa, pegaríamos primeiro a máscara? Essa indumentária meio esquisita que, de repente, passou a ser tão essencial como a roupa e o sapato.
Curiosamente as máscaras estão fazendo com que as pessoas fiquem menos "mascaradas", pois o acessório encobre quase tudo no rosto menos o olhar, que acaba ganhando destaque. É difícil deixar enganar-se por um olhar mais triste, ou alegre, mais preocupado, deprimido ou empático. Os olhos ressaltam nossos sentimentos e ânimo. Os olhos denunciam o amor e a dor, assim como o sofrimento e o medo.
A pandemia da COVID-19 tornou obrigatório o uso de máscaras. Só que esse item de segurança tirou de cena algo que sempre foi sinônimo de alegria e bom humor dos brasileiros: o sorriso. Pensando nisso, a fotógrafa Flávia Tebaldi, de 40 anos, moradora de Adamantina (SP), resolveu mostrar que é possível registrar momentos felizes mesmo com distanciamento social e a máscara cobrindo parcialmente o rosto. Uma brincadeira de família virou a campanha "Sorrir com os Olhos".
"Tebaldi trabalhou como fisioterapeuta por 18 anos. Depois de ganhar uma câmera fotográfica do marido, ela resolveu investir em um novo desafio e mudou de profissão. Há quase dois anos, ela tem se dedicado à fotografia. A campanha 'Sorrir com os Olhos' começou com as fotos dos sogros. 'Os amigos foram vendo, pedindo. Aconteceu mais para amigos e cresceu de uma maneira que me mostrou o quanto as pessoas estavam precisando mudar o foco em um período tão difícil', explicou". Fonte: G1
Por trás da máscara - sorriso
A Campanha começou com as fotos da sogra e do sogro de Flávia Tebaldi
Foto de Flávia Tebaldi, cedida ao G1.
"Para que o distanciamento social seja mantido, ela pede para que os 'modelos' fiquem de máscara esperando no portão de suas casas. Ela faz as fotos sem entrar nas residências. A fotógrafa também fez fotos de uma amiga delegada e os colegas policiais também ganharam um registro. Toda repercussão a deixou surpresa. 'Fluiu de uma maneira que eu não esperava e eu fiquei muito feliz porque fez bem para mim e para as pessoas que estão participando', comentou. Com o ensaio na polícia, o trabalho ganhou outra proporção. 'Eu comecei a ter essa ideia da linha de frente, os policiais, enfermeiros, farmacêuticos, todos os que não podem parar', disse". (Fonte: G1)
A idealizadora da campanha "Sorrir com os Olhos" diz que "gosta de fotos naturais, com gosto de alma: de foto que fala'', explica. "Meu objetivo é buscar verdades", as verdades e os sorrisos que estão por trás das máscaras; sorriso que hoje, geralmente, é transmitido pelos olhos - os olhos que nunca mentem.
Texto de Vera Vilanova
Edição: CKR 01/07/2021
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