Home page

29 de abril de 2024

Responsável: Constantino K. Riemma


  FÓRUM / MURAL / G. O. Mebes < voltar  
G. O. Mebes
Um mestre desafiador
Clube do Tarô

G.O.M. são as iniciais do esoterista russo George Ottonovich Mebes (1869-1930), que ficou conhecido no Ocidente com a tradução de duas obras: Os Arcanos Maiores do TarôOs Arcanos Menores do Tarô. No Brasil, a versão ao português esteve a cargo de Martha Pécher: /site/h2319_Mebes.asp#Marta.

Sobre G. O Mebes dispomos no site Clube do Taro de algumas informações nas seções:
O TARÔ / Esoterismo: /site/h22_4_esoterismo.asp#Mebes
O TARÔ / Baralhos-Galerias / Mebes: /site/h2319_Mebes.asp

Os dois livros continuam a ser impressos no Brasil pela Pensamento. Essas obras exigem muito empenho para serem bem compreendidas, o que resulta na dificuldade de se encontrar um número suficiente de pessoas dispostas a montar grupos de estudo. No entanto, recebo com frequência mensagens de interessados em aprofundar e intercambiar experiências a respeito, como é o caso da mensagem que reproduzo a seguir. É por essa razão que criei este fórum para facilitar trocas de informações entre os interessados. Faço votos de que ele seja um espaço aberto para estimular intercâmbio e parcerias.
Contantino - 25/8/2011

Proposta de Mauro Franco

Durante estes últimos 4 anos estive lendo e estudando os dois livros do mestre GOM. Tive algumas intuições e gostaria de colocar para os seguidores do mestre pois sei que são de relevância para nosso progresso espiritual.
Cada um dos 22 arcanos maiores possui três desiganções em três meios específicos, segundo o livro de arcanos maiores, neste ponto pode-se estender o conceito colocando os 21 arcanos em três colunas de 7 arcanos e verificando que os arcanos de 8 a 14 são intermediários entre as outras duas colunas. Além disso, ao traçar uma árvore da vida sobre este diagrama de 21 elementos pode-se notar que são retirados arcanos ora duais e ora equilibrantes.

A outra intuição é de que cada linha deste mapa de 21 arcanos possui uma identidade interrelacionada. O Diabo reflete no plano arquetípico como lógica mas permanece no plano da natureza como Destino (Fatum) sendo Nahash no plano humano. O Mago no Plano humano é Vir (de virilidade - homem - pai) e se relaciona com o conceito do mesmo nível Nahash que é a projeção do arcano 15 sobre o humano, o arcano próprio do plano humano é a Justiça, A Lei pra ser mais exato. A Justiça projetada no plano arquetipico aparece como Libratio, Equilíbrio Universal. Assim pode-se fazer este jogo de projeções em que cada arcano se relaciona com os outros dois em cada linha formando 9 elementos em relacionamento - o que lembra os nove elementos de relação do mental, astral e físico.

Mas gostaria de receber observações a respeito pois isto parece abrir várias portas conceituais no mundo oculto, portas ocultas até agora mesmo dos grandes ocultistas dos
séculos anteriores. Caso cheguemos a mesma conclusão deveremos publicar esta extensão dos ensinamentos de GOM certos de que estas informações fluiram com esta intenção.
Grato,
Mauro - 13/12/2010 [maurofranco@hotmail.com]

O alô de um neto de Mebes

Ou trouver le livre de Mebes ou sa traduction? Where can Ifind the book of Mebes or one translation? This man was my grand father! Thanks a lot for your help
Maikovsky Oleg -
5/4/2011

Resposta:
Je ne connais pas aucune traduction de G.O. Mebes au anglais et au français. Au Brésil, nous avons eu la bonne chance de recevoir de emigrants russes qui possedaint d’annotations de cours donnés para GOM et qui ont eté traduit par Marta Pecher.
Il y a en anglais quelques informations sur les evenements : http://en.wikipedia.org/wiki/G._O._Mebes
Mais dans de Clube do Tarot j’ai fait la transcription complete du recit de Marta, que aparait dans les apresentation des livres traduit par elle: /site/h2319_Mebes.asp#Marta 
J’ai fait de contact avec deux russes qui m’on donnée des informations generales sur des publications de Mebes en Russie :
Andriy Kostenko - http://www.green-door.narod.ru/tarot.html
Victor Olsufiev - http://www.olsufiev.com
Et toutes le informations qui j’avais reuni apparaissent en /site/h2319_Mebes.asp
Il y a aussi dans le site Clube do Tarot quelques extraits des livres de GOM :
/site/r64_3_menores_gom.asp e /site/n43_5_estagios.asp
Les deux livres de GOM ils continuent a être publié au Brésil, par Editora Pensamento, et ils sont achetté facilement para l’Internet.
J’ai anexée aussi à cette message la version que une amie, Bete Torii, ait fait au anglais de l’Introduction de Marta Pécher aux « Arcanes Mineurs ».
Avez vous quelque photo de votre Grand Pére ? J’aimerais beaucoup faire une petit hommenage a GOM en mettant sa photo dans le Clube do Tarot.
Je suis a votre disposition.
Constantino - 5/4/2011

 
24/08/2011 16:00:12

Comentários

Jose Henrique Cerqueira - 25/08/2011 20:43:40
Uma das grandes influências no trabalho de GOM é Fabre de Olivet e sua Historia Filosófica do Gênero Humano. O triângulo Místico da Fatalidade , Providência e Vontade aplicado ao estudo dos Arcanos do Tarot tras realmente muito temas para meditação.

Constantino - 29/08/2011 22:17:56
Os dois livros do Mebes continuam sem uma resenha de apresentação na seção de Livros [http://www.clubedotaro.com.br/site/z94_0_Livros-Autores.asp]. Fica aqui um convite para aqueles que já estudaram esses textos

Fabio - 31/08/2011 09:36:29
noa arcanos maiores eu tomei consciencia de varias formas de trabalho com o oculto, todo livro é um tratado, contendo informações varias de sabedoria oculta, (na introdução fica esclarecido que foi um aluno de GOM que formou o livro) eu aprendi que sem estar unido a uma egregora donde se tem pessoas experimentadas pra te guiar é perigoso "aplicar" algum conheçimento, mas mesmo assim eu apliquei em forma de iniciação (transformação) mistica os arcanos menores de GOM, a cada dia "rezava" cada arcano menor, e no final realmente "algo" aconteçeu, por isso recomendo não seguir livremente qualquer livro de ensinamentos ocultos, entramos em um labirinto em que podemos passar alguns anos presos... ou despertar forças inconcientes danosas a si e a outrem, no meu caso depois de passar pelo "inferno meu" acabei no final depois na lição primeira que DEUS me deu, que ELE é o primeiro e unico nas nossas vidas, e depois disso, segundo a vontade DELE podemos até usar, inspirados por ELE a usar certas energias, tecnicas, ensinamentos.
Quero agradeçer ao clube do taro por ser o melhor site em lingua portuguesa que existe, pena não ter em 1989 ano que li GOM alguem como te aqui, que com certeza poderia me ajudar a escapar do labirinto... não sei se contribui com meu depoimento, mas sim eu VIVI esses livros, abraços a todos, e que DEUS abençoe vcs mais ainda

karahayara - 05/09/2011 21:26:56
Meu caro Mauro e amigos do Clube do Tarô.Acredito que você esteja no caminho,realmente entender Mebes é complicado,exige muito esforço e leitura.Há anos fui intuido a ler Os Arcanos Maiores,me apaixonei pela forma como o Tarô foi tratado neste livro.Li em seguida Os Arcanos Menores e procuro absorver um conhecimento que é tão profundo.Meus sinceros votos de sucesso em sua empreitada e saiba que não esta só.

Jose Henrique Cerqueira - 13/09/2011 17:41:12
O Trabalho de Mebes é de fato interessante , mas a meu ver Valentin Tomberg que trabalhoo com o sistema de Mebes , oferece em suas Meditações aoa Arcanos Maiores uma Via de Desenvolvimento Espiritual Efetivo.

G.O.Mebes sofreu forte influência do Ocultismo Francês presente no Martinismo-Rosacucianismo de Papus e Guaita. Seu trabalho sobre Tarot ainda se prende à Magia Cerimonial e a possibilidade de desenvolvimento psíquico.

Pessoalmente , hoje duas fortes inflûências existem para mim: Valentin Tomberg e Rene Guenon. Nestes dois autores fica bem explicitado o perigo de se confundir o psíquico com o Espiritual.

Para mim este tem sido o grande problema.

Mauro Franco - 22/09/2011 14:15:38
O fluxo de informações continua a cada visita feita a esta disposição das cartas.
Vou mostrar: 01= mago ... 21=mundo e 22=louco
07 14 21
06 13 20
05 12 19
04 11 18
03 10 17
02 09 16
01 08 15

22 fica de fora observando, ele é o louco e o coringa
ele pode se colocar em qualquer posição.

Pode ver uma arvore da vida com 10 sefiras assim
14 - 20 - 06 - 19 - 05 - 11 - 17 - 03 - 09 - 08
pode-se pensar no arcano 22 louco no lugar de Daath

Além disso, as duas colunas são mundo divino e mundo natural,
shiva shakti no oriente e tem uma coluna no meio que é a humana

A travessa 17 inferior encobre a roda da vida,
a travessa 09 logo acima encobre o enforcado e
a travessa 04 encobre a morte.

É como se os canais fossem outra coisa além disto, em
um outro mundo ou espaço.

Tem as dualidades entre as colunas:
01 e 15 encoantram solução no 08
02 e 16 se equilibram em 09

Mas o que me impressiona é
04 11 18. O imperador emite a autoridade,
a lua reflete a autoridade e é a base do conceito de hierarquia.
Mas a Luz verdadeira está acima da lua, o sol.
A força é um equilíbrio não só da linha 4 mas de toda a arvore.
Se eu associar isto com o chacra cardiaco tenho algo novo.
O equilíbrio entre o ser animal e o ser divino.
Algo novo que nasce como na carta da força de crowley:
uma entrada para uma realidade maior.
Alem disto pode-se ver que há outras possibilidades de
ativação dos arcanos diferentes da arvore.
Tente um jogo de amarelinha!
Tente um trigrama acima do 4 e outro abaixo do 4.
Certas informações parecem dizer simplesmente: tudo que
lhe disseram é mentira.
Veja a linha 6. O anjo dos amantes te chama pra fora. Prova.
O anjo do julgamento te julga e te faz renascer. Expiação.
Kardec?
Mas... no mundo o anjo ocupa um espaço ao redor...
Fora da figura espiritual central, esta domina os 4
animais sagrados e o anjo de baixo é um deles.
Tem mais....
Muito mais....

Saudações

  Total: 6  
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2020 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil