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                                      |  | Compilação 
                                        de Constantino K. Riemma
 |  |  | 
                                 
                                  |  | 
                                 
                                  | A origem do Tarô 
                                    continua em questão e são muitas 
                                    as teorias propostas. Na verdade, porém, 
                                    nada existe de idêntico em outras culturas, pintado ou impresso em cartões,
                                    que pudesse ter estabelecido um modelo 
                                    direto para o jogo de 78 cartas que vem à 
                                    luz, na Europa, no final do séc. 14. 
                                    E os desenhos  mais antigos de cartas que chegaram até nós são coerentes 
                                  com a iconografia cristã dessa época. Se essa afirmação vale em particular para os 22 arcanos maiores, não cabe inteiramente para o conjunto das 56 ou 52 cartas do baralho sarraceno, já mencionado no séc. 14. | 
                                
                                  |  | 
                                
                                  | 
                                      
                                        | 
                                            
                                              | Apesar 
                                          desses desses dois indícios mais próximos  cabe investigar a possível 
                                          influência de outras culturas desse 
                                          período histórico e, igualmente, 
                                          o material resgatado de civilizações 
                                          anteriores. |  
                                              |  |  
                                              | Alguns 
                                          estudiosos mostram as analogias entre 
                                          o Tarô e o antigo jogo indiano do Chaturanga, ou jogo dos Quatro Reis, 
                                          que correspondem aos quatro naipes das 
                                          cartas de jogar. A quadruplicidade, 
                                          no entanto, é a representação 
                                          de uma realidade universal que transcende 
                                          os dois jogos em questão. |  
                                              |  |  
                                              | O Chaturanga, 
                                          que data do séc. V ou VI, antecessor 
                                          do moderno jogo de xadrez, originalmente 
                                          tinha o Rei, o General (a Rainha moderna), 
                                          seu Cavaleiro e os peões ou soldados 
                                          comuns. |  
                                              |  |  
                                              | Não há, porém, 
                                          indicações consistentes 
                                          de como poderia ter ocorrido um caminho 
                                  entre esse jogo e o Tarô. |  |  |  |  | 
                                 
                                  |  | 
                                 
                                  | Cruzados ou árabes? | 
                                 
                                  |  | 
                                
                                  | Há 
                                    estudos que afirmam que as cartas de jogar foram 
                                    levadas para a Europa pelos cruzados. 
                                    Contudo, a última Cruzada terminou 
                                    mais ou menos em 1291 e não existem 
                                    referências que comprovem a presença 
                                    de cartas de jogar na Europa até pelo 
                                  menos cem anos mais tarde. | 
                                
                                  |  | 
                                
                                  | Uma 
                                    justificativa para a origem sarracena das 
                                    cartas é o nome espanhol e português naipe, 
                                    que derivaria do árabe naibi. Também 
                                    a palavra hebraica naibes se assemelha 
                                    a naibi, o antigo nome italiano dado 
                                    às cartas e, em ambas as línguas, 
                                    a palavra indica bruxaria, leitura da sorte 
                                    e predição. No entanto, não 
                                    se encontram na história dos árabes 
                                  e judeus referências ao jogo de cartas, anteriores aos século 15. | 
                                
                                  |  | 
                                
                                  | Esse tipo de restrição 
                                    histórica, no entanto, não invalida 
                                    a hipótese de uma criação 
                                    ou re-criação "multi-tradicional" do Tarô. 
                                    Sabemos que, em especial na Penísula 
                                    Ibérica, sábios cristãos, árabes 
                                    e judeus, mantiveram uma criativa 
                                    convivência durante o período em que 
                                  o Tarô dá sinal de vida. | 
                                
                                  |  | 
                                
                                  | Do ponto de vista das provas históricas, o que se pode afirmar com segurança é que os árabes utilizavam, já em meados do séc. 14, um baralho de 52 cartas, com estrutura idêntica aos que hoje conhecemos como "arcanos menores" ou "baralho", cuja procedência, contudo, não está esclarecida. | 
                                
                                  |  | 
                                 
                                  | Sobre o baralho sarraceno, veja: | 
                                
                                  |  | 
                                
                                  |  | 
                               
                                  |  | 
                                
                                  |  | 
                                
                                  |  | 
                                
                                  |  | 
                                
                                  |  | 
                                 
                                  |  | 
                                 
                                  | Origem 
                                      cigana? | 
                                 
                                  |  | 
                                
                                  | Hipótese muito difundida no Brasil, porém discutível do ponto de vista histórico, é a que associa a origem das cartas de ler a sorte aos ciganos provenientes do Hindustão. | 
                                
                                  |  | 
                                
                                  | 
                                      
                                        | 
                                            
                                              | Os registros disponíveis indicam que apenas no começo do séc. XV esse povo começou a entrar na Europa. Sabe-se que em 1417, um bando de ciganos 
                                    chegou às proximidades de Hamburgo, 
                                    na Alemanha; outros relatos situam os ciganos 
                                    em Roma, no ano de 1422, e em Barcelona e 
                                    Paris, em 1427. Há, porém, claras 
                                    evidências de que os grupos ciganos 
                                    só estenderam suas peregrinações 
                                    para o interior da Europa depois que as cartas 
                                    já eram conhecidas ali há algum 
                                    tempo. |  
                                              |  |  
                                              | Povo nômade, recorria aos mais variados recursos e talentos para sobreviver. As mulheres particularmente utilizavam as artes mânticas para "ler a sorte" dos habitantes das comunidades que visitavam. Nessa área, a técnica tradicional mais importante parece ter sido a quiromancia (orientação e predição do futuro segundo as linhas e sinais das mãos) e, bem mais tarde, a cartomancia (utilização dos baralhos impressos na Europa). É esse um dos motivos pelos quais os ciganos ficam intimamente associados às cartas. |  
                                              |  |  
                                              | Embora afastados da tradição escrita e da arte de impressão das cartas os ciganos tiveram um grande papel na circulação e na difusão da cartomancia. |  |  | 
                                            
                                              |  |  
                                              |  |  
                                              | Mulher Cigana |  
                                              |  |  
                                              | Tela de Nikolai Yaroshenko, 1886 |  |  | 
                                
                                  |  | 
                                 
                                  | É importante lembrar que o jogo de cartas comumente denominado Baralho Cigano, no Brasil, é o Petit Lenormand (O Pequeno Lenormand), jogo com 36 cartas impresso na França a partir de 1840. Para saber mais a respeito, veja: | 
    
    	|  | 
                                
                                  |  | 
                                
                                  |  | 
                                
                                  |  | 
                                
                                  |  | 
                                
                                  |  | 
                                
                                  | 
                                      
                                        |  | • | História da cartomante francesa, Mademoiselle Lenormand, e de seus baralhos: Lenormand |  |  | 
                                
                                  |  | 
                                
                                  | 
                                    
                                      |  | • | A exposição completa das 36 cartas do Baralho Lenormand-Cigano pode ser visitada na: Galeria |  |  | 
                                
                                  |  | 
                                
                                  |  | 
                                
                                  |  | 
                                
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                                        |  | • | O Jogo da Esperança. Alexsander Lepletier relata a história do jogo de tabuleiro que se transformou no conhecido Baralho Cigano:  Um jogo que virou oráculo |  |  | 
                                
                                  |  | 
                                
                                  | 
                                      
                                        |  | • | Como ajuda aos iniciantes do Baralho Cigano-Lenormand Geraldo Spacassassi fez:  Resumos |  |  | 
                                
                                  |  | 
                                
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                                  |  | 
                                
                                  | O Clube do Tarô reuniu informações sobre a cultura do povo cigano e sua experiência tradicional com a cartomancia: | 
                                
                                  |  | 
                                
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                                  |  | 
                                
                                  | 
                                    
                                      |  | • | A cultura cigana: Sarani Barrios, cigana de origem Dohm, relata suas experiências de vida em comunidade. O texto reune entrevista dada para Bete Torii e exemplos durante os cursos de tarô. |  |  | 
                                
                                  |  | 
                                
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                                  | 
                                    
                                      |  | • | A prática cigana na cartomancia: Registros dos cursos ministrados por Sarani Barrios  sobre a utilização dos arcanos de acordo com a experiência viva do povo cigano. |  |  | 
                                
                                  |  | 
                                
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                                  |  | 
                                
                                  |  | 
                                 
                                  |  | 
                                 
                                  | Origem egípcia? | 
                                 
                                  |  | 
                                
                                  | A hipótese da origem egípcia do Tarô foi aventada por Court 
                                          de Gebelin em sua obra, Le 
                                          Monde Primitif analysé et comparé 
                                          avec le monde moderne, publicada 
                                  a partir de 1775. | 
                                
                                  |  | 
                                
                                  | 
                                      
                                        | 
                                            
                                              | Gebelin foi 
                                          um apaixonado estudioso da mitologia 
                                          antiga e estabeleceu inúmeras 
                                          correlações entre os ensinamentos 
                                          tradicionais e as cartas do tarô 
                                          que, segundo ele, seriam alegorias representadas 
                                          em antigos hieróglifos egípcios. |  
                                              |  |  
                                              | Um ponto, 
                                          no entanto, não pode ser esquecido: 
                                          embora existam necessariamente similaridades 
                                          entre as linguagens simbólicas 
                                          mais consistentes, isso não quer 
                                          dizer que tenha existido influência 
                                          direta de uma sobre a outra. |  
                                              |  |  
                                              | O significado das 
                                    correspondências entre linguagens simbólicas 
                                    constitui um tema delicado. Nem sempre é 
                                    possível chegar a uma conclusão, 
                                    pois similaridades e correspondências 
                                    não querem dizer, necessariamente, 
                                    que tenha havido cópia ou simples adaptação de uma cultura nacional para outra. |  |  | 
                                            
                                              |  |  
                                              |  |  
                                              | Court de 
                                                  Gebelin (1725-1784)
 |  |  | 
                                
                                  |  | 
                                 
                                  | A favor da correção 
                                    intelectual de Court de Gebelin, é 
                                    importante lembrar que as cartas utilizadas 
                                    por ele continuaram a ser as do Tarô 
                                    clássico. Ele não falsificou nem inventou um "baralho egípcio" para justificar suas hipóteses. Sómente após a publicação de seus estudos é que começaram a aparecer 
                                    baralhos desenhados com os motivos egípcios, 
                                    sem maiores compromissos com a história comprovável desse 
                                    desafiador jogo de cartas. | 
                                 
                                  |  | 
                                 
                                  |  | 
                                 
                                  |  | 
                                
                                  |  | 
                                 
                                  | Reprodução 
                                      das cartas 17-Estrela, 18-Lua e 19-Sol, 
                                      que acompanharam o famoso trabalho de Court de Gebelin, publicado 
                                      em 1781.
 Ele próprio não redesenhou o Tarô com motivos 
                                      egipcios...
 | 
                                 
                                  |  | 
                                 
                                  | Seja como for, 
                                    é com Gebelin que se inicia a divulgação 
                                    de textos e de estudos que assinalam um sentido mais alto 
                                    para o Tarô, como uma linguagem simbólica, 
                                    como um meio de transmissão dos conhecimentos 
                                    esotéricos, espirituais, que vai muito 
                                    além de sua utilização 
                                    como jogo de baralho. | 
                                
                                  |  | 
                                
                                  |  | 
                                
                                  |  | 
                                
                                  | 
                                      
                                        |  | • | Detalhes sobre os baralhos inspirados na iconografia egípcia estão em: Baralhos egípicios |  |  | 
                                
                                  |  | 
                                
                                  | 
                                      
                                        |  | • |  Um bom artigo sobre Gebelin  e seu papel na valorização esotérica e simbólica do tarô, foi elababorado por James W. Revak  e traduzido por Alesander Lepletier em Antoine Court de Gébelin: pai do tarô esotérico moderno : Pastor, maçom e historiador |  |  | 
                                
                                  |  | 
                                
                                  |  | 
                                 
                                  |  | 
                                 
                                  | Múltiplas influências | 
                                 
                                  |  | 
                                 
                                  | Uma boa parte dos estudiosos da origem das cartas jogar e do Tarô reconhecem que não se trata de uma invenção casual. Indica claramente um fundamento simbólico que, para muitos, traduziria o 
                                      significado e as propriedades do Cosmo, 
                                      bem como o  papel do homem na Criação. 
                                      Seria produto de uma Escola 
                                      (escola dos criadores de imagens da 
                                      Idade Média, como sugere Oswaldo 
                                      Wirth). Nessa direção de pensamento, 
                                      o Tarô seria uma criação 
                                      de Escolas francesas e/ou italianas, no 
                                      final do séc. XII, sem qualquer relação 
                                      com indianos ou chineses. A favor desse 
                                      ponto de vista pesa o fato de não 
                                      ter sido encontrados jogos iguais aos arcanos maiores em outras culturas. | 
                                 
                                  |  | 
                                 
                                  |  | 
                                 
                                  |  | 
                                 
                                  | Boa parte das imagens 
                                      do dos arcanos maiores do tarô clássico guarda íntima 
                                      relaçãocom a iconografia 
                                      cristã presente nas catedrais góticas, 
                                      construídas a partir do séc.  
                                      XI
 | 
                                 
                                  |  | 
                                 
                                  | [Ilustração 
                                    da mandorla: www.pitt.edu]
 | 
                                
                                  |  | 
                                
                                  | Há muitos estudos que apontam as 
                                    relações entre o Tarô e Cabala. 
                                    De fato, as 22 lâminas dos “trunfos”, ou “Arcanos 
                                    Maiores”, são em igual número ao das letras do 
                                    alfabeto hebraico e ao dos 22 “caminhos” ou conexões 
                                    entre os sefirot do desenho simbólico denominado “Árvore 
                                    da Vida”. As 40 cartas numeradas, dos Arcanos Menores, representam 
                                    o mesmo número de sefiroth da "Escada de Jacó", 
                                    esquema resultante da superposição de quatro "Árvores 
                                  da Vida". | 
                                 
                                  |  | 
                                 
                                  
          | Tal constatação, 
                                    porém, não exclui a hipótese 
                                    de contribuições árabes, 
                                    que tiveram um forte e prolongado impacto, 
                                    através do sufismo, sobre a mística 
                                    cristã, em particular na Península 
                                    Ibérica. | 
 
                                  |  | 
                                 
                                  | Um período 
                                      de ouro | 
                                 
                                  |  | 
                                
                                  | 
                                      
                                        | 
                                            
                                              | Não é implausível, para alguns autores, imaginar 
            o nascimento do Tarô por volta de 1180, período de grande 
            força criativa na Europa, embora as primeiras menções 
            registradas ocorram apenas duzentos anos após, em 1391. A razão 
            para isso, segundo eles, seria simples: na origem, o Tarô 
            não tinha a função lúdica de jogo de paciência 
            ou de apostas em dinheiro, mas desempenhava o papel de estimular a 
            reflexão pessoal sobre o caminho espiritual. 
            Desse modo, ele não poderia ser mencionado como jogo de lazer 
            nas crônicas da época. |  
                                              |  |  
                                              | “A 
                                          essência do Tarô – 
                                          escreve Kris Hadar – se funde 
                                          de modo maravilho à mística 
                                          que fez do séc. XII um 
                                          século de luz, de liberdade 
                                          e de profundidade da qual não 
                                          temos mais lembrança. Nessa época, 
                                  a mulher era mais liberada que hoje." |  
                                              |  |  
                                              | É 
                                          no correr desse período que são 
                                          erigidas as catedrais góticas, 
                                          em memória da elevação 
                                          do espírito, e que aparece igualmente 
                                        a busca de um ideal cavalheiresco que 
                                          alcançará sua perfeição 
                                        graças aos trovadores e o 
                                    Fin’Amor, 
                                          que colocará em evidência 
                                        a arte de crescer |  |  | 
                                            
                                              |  |  
                                              |  |  
                                              | Trovadores, porta-vozes do "Fin'amor"
 |  
                                              |  |  
                                              | www.ocmusic.org/ soc_oc/societ_p.htm
 |  |  | 
                                
                                  | no amor. | 
                                
                                  |  | 
                                
                                  | Para 
                                          corroborar tal ponto de vista, pode 
                                          ser lembrado que nesse mesmo 
                                          período  se desenvolvem os 
                                          primeiros romances iniciáticos 
                                          sobre os cavaleiros da Távola 
                                          Redonda, a lenda do Rei Artur e a Demanda 
                                  do Santo Graal. | 
                                
                                  |  | 
                                
                                  | Contemporâneo 
                                    dos primeiros romances, o Tarô poderia 
                                    ser considerado como um dos livros sem palavras 
                                    (comuns na alquimia) para a reflexão 
                                    e a meditação sobre a salvação 
                                    eterna e a busca de Si, mesmo para quem não 
                                    soubesse ler. Era uma porta aberta à 
                                    verdade, tal como as catedrais, que permitiam 
                                    aos pobres e aos ricos crescerem na comunhão 
                                  com Deus. | 
                                
                                  |  | 
                                
                                  | “O 
                                    Tarô” – afirma Kris 
                                    Hadar – “é uma catedral 
                                    na qual cada um pode orar para descobrir, 
                                    no labirinto de sua existência, o caminho 
                                  da Salvação”. | 
                                
                                  |  | 
                                
                                  | Paralelos do Tarô com outros jogos | 
                                
                                  |  | 
                                
                                  | Quando deixamos de lado as tentativas – algumas delas forçadas  – de encontrar para o tarô uma origem necessariamente fora da Europa,  em outras culturas e povos, abre-se um outro campo muito atraente para os estudos simbólicos. | 
                                
                                  |  | 
                                
                                  | Tal como foi mencionado mais acima, a propósito da similaridades entre o Tarô e o jogo indiano do Chaturanga, os estudos comparativos permitem reconhecer princípios básicos e universais que estão presentes em diferentes jogos criados em culturas diversas sem que houvesse um contato próximo entre elas, sem que uma expressão em dado contexto cultural tenha sido necessariamente copiado de outro. Podemos encontrar provas de que o conhecimento das leis primordias se revela por caminhos criativos e renovados. | 
	
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          | 
              
                | Mais estudos: origens das cartas e paralelos com outros jogos |  
                | 
                  
                    |  |  
                    | 
                        
                          |  | • | A escada mística do Tarô. Andrea Vitali oferece um belo e consistente texto que remonta às fontes medievais – cristãs e alquímicas – dos trunfos ou arcanos maiores. Uma referência segura para aqueles que buscam os fundamentos simbólicos das cartas, traduzida por Leonardo Chioda: História |  |  |  
                      |  |  
                      | 
                          
                            |  | • | Giancarlo Kind Schmid  mostra o múltiplas utilizações dos jogos de tabuleiro e estabelece um paralelo com as aplicações das cartas de jogar, o Tarô: O lúdico e o divino - origem oracular |  |  |  
                      |  |  
                      | 
                          
                            |  | • | Bete Torii oferece um belo exemplo de analogias entre os jogos de dados e do dominó com o conjunto das cartas do Tarô: Alea jacta est |  |  |  
                      |  |  
                      | 
                          
                            |  | • | Jean-Claude Flornoy, A simbólica dos arcanos: uma peregrinação da alma. Visão histórica do surgimento do Tarô e o modo como os arcanos traduzem as etapas de desenvolvimento do ser: Peregrinação |  |  |  
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            | 
                
                  | As lendas e o imaginário sobre o baralho |  
                  | 
                      
                        |  |  
                        | 
                            
                              |  | No espaço pluralista e inventivo em que o tarô se manifesta, hipóteses, lendas e fantasias têm surgido nos últimos dois séculos. As diferentes e muitas vezes antagônicas versões traduzem claramente o intuito de valorizar e de dar peso e transcendência ao jogo de cartas. |  |  |  
                        |  |  
                        | 
                            
                              |  | • | Lendas egípcias. Quatro séculos após o aparecimento do baralho ao mundo europeu, Court de Gébelin difunde a hipótese de uma origem egípcia das cartas. Essa idéia ganhou grande aceitação popular, embora até hoje não se tenha encontrado qualquer exemplar de baralhos ou jogos similares nas tumbas de faraós e dignatários do antigo Egito. Veja acima: Origem egípcia? |  |  |  
                        |  |  
                        | 
                            
                              |  | • | Origem atlântica. Uma lenda de caráter sacedotal sobre a origem do baralho na Atlântida é apresentada por Alcides de Paula Chagas Neto ('Cyddo de Ignis') em: A antiga Escola do Tarô |  |  |  
                        |  |  
                        | 
                            
                              |  | • | Tarô, o caminho do guerreiro! Em seus comentários sobre o propósito de estudo do tarô Alcides de Paula Chagas Neto aventa uma origem atlante para as cartas: Caminho iniciático |  |  |  
                        |  |  |  |  | 
         
           |  | 
         
           | Atualização: janeiro.13 | 
         
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